F1, GP de Abu Dhabi: Lando Norris vence e dá o título de construtores à McLaren
Uma corrida de nervos para os responsáveis da McLaren, mas gerida com mestria por Lando Norris, que conquistou a sua quarta vitória da carreira, carimbando o título de construtores da McLaren, um troféu que escapava desde 1998. Uma corrida brilhante, que lhe rendeu o vice-campeonato, apesar da pressão de Carlos Sainz que tentou tudo para alcançar o seu antigo colega de equipa, sem sucesso. Norris liderou de fio a pavio, e mesmo na única paragem da sua corrida, ficando algo vulnerável ao ataque do espanhol, não fraquejou e manteve uma frieza nórdica. A Ferrari teve alguma sorte do seu lado, com Charles Leclerc a recuperar 16 posições, aproveitando o caos da volta 1. O piloto monegasco fez uma grande recuperação e fez tudo ao seu alcance para dar o título à Ferrari, que se contentou com o segundo lugar na tabela dos construtores.
They've done it 🧡 Papaya rules #F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/haeXU6qflC
— Formula 1 (@F1) December 8, 2024
Para a Mercedes, foi a corrida de despedida de Lewis Hamilton, que recuperou 12 posições, graças à confusão das primeiras curvas e a uma estratégia diferente do resto da concorrência. Hamilton terminou em quarto, à frente de George Russell. Não foi a despedida de sonho, mas foi uma corrida bem conseguida do piloto que se muda para a Scuderia.
Verstappen foi protagonista na curva 1, com um toque que foi penalizado. Depois desse incidente, foi uma corrida discreta do #1, com a Red Bull a carimbar o terceiro lugar nos construtores. Pierre Gasly voltou a fazer uma enorme corrida e permitiu à Alpine festejar o sexto lugar na tabela de construtores, um resultado inesperado, mas saboroso para a equipa. Também Nico Hulkenberg, com mais uma grande prestação, acabou em oitavo, numa das melhores épocas do alemão na F1. Fernando Alonso deu os últimos pontos do ano para a Aston Martin, em mais uma clara mostra de talento e determinação e Oscar Piastri ainda contribuiu com um ponto, apesar do azar e da penalização por um toque em Franco Colapinto.
McLAREN CLINCH THEIR FIRST CONSTRUCTORS' CHAMPIONSHIP OF THE 21ST CENTURY! 🏆
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O filme da corrida
Foi uma corrida de despedidas para muitos pilotos. Carlos Sainz despedia-se da Ferrari, Lewis Hamilton despedia-se da Mercedes, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen despediam-se da Haas (e no caso de Magnussen da F1), tal como Valtteri Bottas e Zhou Guanyu. Também Franco Colapinto fez a sua última corrida pela Williams, esperando por novidades para o seu futuro. Era também a primeira corrida de Jack Doohan. Uma grelha que mudará muito, mas que em 2024 nos deu excelente corridas. Uma despedida que não está confirmada, mas que pode acontecer é a de Sergio Pérez, sendo esta potencialmente a sua última prova pela Red Bull e, quem sabe, na F1.
A corrida começou bem para a McLaren com uma boa largada de Lando Norris, mas a tarde piorou numa fração de segundo, com Max Verstappen com uma manobra demasiado ambiciosa a tocar em Oscar Piastri. Verstappen conseguiu evitar a queda para o fim do pelotão, mas a corrida de Piastri ficou comprometida. Pouco depois. Valtteri Bottas não evitou um toque em Sergio Pérez. Os danos obrigaram à desistência do mexicano.
Na frente, Norris ia gerindo a vantagem para Sainz, que tentava pressionar o McLaren. Oscar Piastri acabou por receber uma penalização de dez segundo por um toque em Colapinto, a mesma penalização que Verstappen recebeu pelo toque em Piastri.
A corrida foi-se desenvolvendo com Norris na frente, Sainz a tentar chegar-se à frente, enquanto Charles Leclerc, com uma espetacular recuperação, se foi aproximando da frente, entrando nas contas do pódio. Também Hamilton, com uma estratégia alternativa (arranque com pneus duros) conseguiu subir o suficiente para ameaçar entrar nas contas do pódio no, mesmo que à distância.
A corrida ainda viu mais um incidente entre Magnussen e Bottas, que motivou a desistência de Bottas.
Chegamos a dez voltas do fim com Norris a controlar a corrida, com cinco segundos de vantagem para Sainz, com Leclerc a 21 segundos do seu colega de equipa. Russell estava em quarto, a 5 segundos de Leclerc, com Hamilton atrás, a 7 segundos do seu colega de equipa. Verstappen estava em sexto, à frente de Gasly, Hulkenberg Albon e Alonso, com Piastri às portas dos pontos.
Norris foi aumentando a sua vantagem e começou a sua última volta com sete segundos de vantagem, com os pneus de Sainz a claudicarem nas últimas voltas. A luta mais animada era entre Russell e Hamilton, pelo quarto lugar, numa altura em que Liam Lawson terminou a sua participação prematuramente com problemas no seu monolugar.
A última bandeirada de xadrez foi dada, Lando Norris venceu a corrida e deu o título de construtores à McLaren. Sainz terminou a corrida em segundo e Leclerc fechou o top 3. Seguiram-se Hamilton, Russell, Verstappen, Gasly, Hulkenberg, Alonso e Piastri.
Foto: Philippe Nanchino /MPSA
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Campeonato a merecer pela segunda parte. Ferrari, Mercedes e McLaren deram cor e alegria a um campeonato mais uma vez “manchado” por decisões “tendenciosas” nalguns conceitos…. 2a parte onde RB ” desapareceu”, Mercedes o possível, McLaren não fosse a história da asa traseira em Baku e a decisão do “pisar a linha” no treino de ontem para Piastri e a Ferrari não fosse o retirar do 1o lugar nos EUA e a decisão no tal “pisar de linha” ontem vs Piastri… Teríamos resultados bem diferentes… Mesmo assim e contra as espectativas dos “entendidos” na matéria aqui e na sportv, ia… Ler mais »
Essa do piloto ter mais ou menos adeptos, conforme a equipa onde corre, faz-me rir.
A sério?
Sim. Não é por um piloto mudar de equipa que passa a ser melhor ou pior piloto.
Que melão!
Onde?… Não seja oarvo.
Onde?… Não seja parvo.
Parabéns à Mclaren pelo título de construtores, que já deveria ter ganha há algumas corridas. Quanto à corrida, abrimos com uma boa dose de Vintage Verstappen, que poderia ter criado interesse ao campeonato não fosse uma corrida sem erros de Norris. Destaque ainda para as fabulosas corridas da futura dupla da Ferrari com duas grandes recuperações, e que mostra que se tiverem carro para o ano estarão na luta. Que o próximo ano tenha tanto interesse quanto este é que estejam mais pilotos e equipas na luta.
O vintage Verstapen devia era levar no focinho, isso sim.
Ainda não foi desta mas está para breve
Lá para 2040….
Parabéns à Maclaren, ao Zack Brawn, pessoa que desconfiava e muito no inicio, pois apesar de ser um apaixonado, não parecia ser um team manager de alto nível. O Lando e o Piastri e a equipa podiam ter feito muito melhor, em termos do campeonato de pilotos, mas foi um excelente ano.
Campeões. Não chega?
Levados ao colo, claro que não oh “mestre” da esperteza…
Uma equipa que nem sequer estava no lote das favoritas no inicio do ano, e que até começa mal , com muitas
vozes a clamarem ser
outro projeto falhado. Depois vieram por aí acima e foi o que se viu.Houve suspeitas de ilegalidades no carro em vários componentes ao longo do ano, mas a FIA nada encontrou.
Será o regresso da velha Mclaren dominadora? Ou apenas um fruto das circunstancias especificas deste ano, em que a Red Bull levou muita tareia de fora e de dentro e veio abaixo?
Veremos para o ano.
Algumas notas de rodapé: O desgradçado do Hulkenberg consegue sempre perder qq coisa. Desta perde o último do Top 10, na última corrida, num grande campeonato – tb o Gasly tem que ser elogiado por isso, fez uma bela 2ª parte do campeonato. O Bottas vai sair sem deixar suadades, em baixa, com um chorrilho de disparates, depois de uma carreira interessante. Uma pequena análise ao desempenho do Lawson vs Ricciardo: os dois fizeram exactamente a mesma média de pontos por corrida 0,66667, mas o Lawson é considerado um grande piloto e o Ricciardo um falhado. Mesmo com a diferença… Ler mais »
Pode ser que ainda seja desclassificado com desgaste do patim…. :))))
Como premio pelo grande desenvolvimento no carro a Mclaren acaba por merecer o titulo de construtores , com a grande ajuda da nulidade Perez … se a Ferrari ganhasse também não seria um escândalo mas faltou algo em algumas provas…acaba por esta vitoria ser o premio de consolação , dado que o primeiro foi muito bem entregue ao de longe melhor piloto do grid , para o ano há mais…
Parabéns à McLaren, 26 anos de seca é muito tempo. Hoje todos os pilotos vão merecer uma palavrinha. Corrida perfeita de Norris, bem secundado por Sainz. Grande recuperação de Leclerc e de Hamilton. Russell também esteve bem, mas nada pôde, nem terá querido, fazer contra o ritmo diabólico de Hamilton com os médios. Verstappen: não havia necessidade. Gasly a ser um osso duro para quem o queria ultrapassar. Boas corridas de Hulkenberg e Alonso. Piastri a ser vítima e carrasco. Achei graça ao “good” ao saber da penalização do Verstappen. O que terá dito ao saber que também ia ser… Ler mais »
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Não percebi a sua resposta, importa-se de traduzir? 🙂
Campeonato merecido para a McLaren. E prémio ‘Equipa Mais Cool’. Zak é um Principal boa onda. Pena não terem concebido que podiam ter posto os dois Títulos (Construtor e Pilotos) no bolso.Perceberam tarde o que tinham e deviam fazer. Título inssoço para o MV, que com as fanfarronices até fez com que hoje toda a gente tivesse deixado de lado esse resultado. Saídas em alta para o futuro de C. Sainz e L. Hamilton. O último numa onda de emoção e simbolismo, que lhe deu o grande protagonismo do dia, da semana. Mereceu! A temporada 2024 está liquidada. Agora venha… Ler mais »
Um grande fim de semana para a Mclaren, em particular para o Lando Norris. Conquistar o título de constructores tantos anos depois, é um feito fabuloso, é também a prova de como a Mclaren está a fazer as coisas bem. O Norris não deu hipótese a ninguém, começou por fazer um bom trabalho em qualificação, deu seguimento na corrida ao ser perfeito em todos os aspectos. Este campeonato já devia estar decidido há mais tempo, e o Norris devia ter “apertado” de outra forma porque teve condições para o fazer, e esta é a sensação que vou levar deste campeonato.… Ler mais »