F1, GP da Itália, Qualificação: Carlos Sainz faz a pole em Monza

Por a 2 Setembro 2023 16:07

Os Tifosi fazem a festa. Carlos Sainz fez a pole para o GP da Itália. O piloto espanhol levou a melhor e ficou 0.013 seg. à frente de Max Verstappen. A Ferrari estava sob investigação por não cumprir o tempo máximo estabelecido na Q1 (para evitar acumulação de tráfego), mas os comissários decidiram que não era necessária penalização e Sainz pode fazer a festa. Verstappen ficou em segundo lugar e Charles Leclerc ficou com o terceiro posto.

Com 28,4ºC de temperatura do ar e 40ºC de temperatura de pista, os pilotos tinham pela frente uma hora de ação em pista, para a qualificação que seria feita com piso seco, pois os céus de Monza eram azuis e não havia ameaça de chuva, ao contrário das corridas a que assistimos desde o Mónaco, em que a chuva foi companhia persistente.

Nesta qualificação, novo formato a ser testado, com pneus duros a serem usados na Q1, pneus médios na Q2 e pneus macios para a Q3, a primeira vez que este formato seria testado com pista completamente seca e sem ameaça de chuva.

Q1

Com os pneus duros instalados em todos os carros, os pilotos não demoraram muito tempo a entrar em pista para acumular voltas nesta primeira parte da qualificação para o GP de Itália.

A primeira volta de Max Verstappen foi apagada, com Alex Albon a assumir a liderança da tabela classificativa, seguido de George Russell (+0.025 seg.) e Sergio Pérez (+0.103 seg.). Lando Norris apanhou um susto com Esteban Ocon no final da volta lançada do britânico, com Ocon colocar-se no caminho do McLaren #4. Na volta lançada seguinte, o francês teve uma ligeira saída de pista, que danificou o fundo do carro, comprometendo o resto da sessão.

Nas contas dos tempos, Verstappen entrou no segundo 21, seguido de Pérez, Albon, George Russell, Carlos Sainz, Logan Sargeant, Zhou Gunayu, Lando Norris e Charles Leclerc. Na zona de eliminação tínhamos Pierre Gasly, Oscar Piastri, Nico Hulkenberg, Esteban Ocon e Lanco Stroll, quando faltavam cinco minutos para o fim da sessão, numa fase em que a maioria dos pilotos regressou às boxes para colocar pneus novos.

As últimas voltas foram complicadas com muito tráfego a acumular-se em pista, menos os Red Bull que já tinham o bilhete para a Q2 assegurado. No final da Q1, Zhou Gunayu, Gasly, Ocon, Magnussen e Stroll ficavam eliminados. Max Verstappen ficou com o tempo de e 1:21.573. seguido de Albon, Leclerc, Tsunoda, Pérez, Sargeant, Sainz, Hamilton, Norris e Alonso.

Q2

A Ferrari começava a Q2 em apuros, com ambos os carros a serem investigados por não respeitarem o tempo máximo para fazer uma volta (colocado nas notas do diretor para hoje. O tempo é de 1:40 minutos para evitar congestionamento e manter a segurança de todos). A investigação seria feita no final da qualificação.

Os carros entraram em pista com os pneus médios “calçados” para mais 15 minutos de ação em pista. Verstappen começou a Q2 com Verstappen na frente, mas Sainz tratou de tirar 0.044 seg. ao tempo de Verstappen (primeiro a entrar no segundo vinte), que tinha atrás de si Leclerc, Albon, Pérez, Alonso, Norris, Piastri, Tsunoda e Hulkenberg. Só a meio da sessão os Mercedes entraram em pista para fazer as voltas lançadas, com Lando Norris e Oscar Piastr a fazerem a segunda tentativa com o mesmo conjunto de pneus, sem conseguirem melhorar. Hamilton ficou em 12º enquanto Russell conseguiu o sexto posto.

As últimas voltas foram quentes, mas de fora da Q2 ficavam Tsunoda (por 0,013) Lawson, Hulkenberg, Bottas e Sargeant. Verstappen (1:20.937) fez o melhor tempo, à frente de Lecelrc, Sainz, Pérez, Albon, Hamilton, Russell, Piastri, Alonso e Norris.

Q3

Na derradeira parte da qualificação, os Red Bull saíram em primeiro, seguidos por Lando Norris e Fernando Alonso. Seguiam-se os dois Ferrari, Piastri, Albon e os dois Mercedes.

Verstappen cometeu um pequeno erro no segundo setor da volta, com uma ligeira saída de pista. Mesmo assim, conseguiu ficar à frente de Pérez, Norris e Alonso. Mas Lecelrc, tratou de tirar 0.067 segundo ao tempo de Verstappen, e Sainz melhorou ainda mais a sua volta, tirando 0.032 ao tempo do colega de equipa. Russell e Albon conseguiram ainda uma vaga no top5 nesta fase da qualificação. O top 3 cabia em menos de 0.1 seg. e o top 5 em menos de 0.35 seg. Seguiam-se Pérez, Norris, Piastri, Hamilton e Alonso.

Faltavam as derradeiras volta, que iria decidir a pole. Com a Ferrari e Max Verstappen como os principais favoritos. Alonso saiu em primeiro lugar para as últimas voltas, seguido de Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Piastri, Pérez, Albon e os dois Mercedes.

Leclerc ainda passou pela pole provisória, tal como Verstappen, mas foi Carlos Sainz, com o tempo de 1:20.294 a conseguir a pole, 0.013 seg à frente de Verstappen e 0.067 seg. à frente de Leclerc. George Russell foi quarto, seguido de Sergio Pérez, Alex Albon, Oscar Piastri, Lewis Hamilton, Lando Norris e Fernando Alonso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Thor
Thor
1 ano atrás

O “patinho feio” foi melhor do que as “bombas”…

kkk
kkk
1 ano atrás

Sem dúvida que é a época mais disputada de todas tal como disse o Villeneuve, 9 carros em 7 décimos e não obstante ainda há pessoas que dizem que não há competição…

Thor
Thor
Reply to  kkk
1 ano atrás

Larga as…

Thor
Thor
Reply to  Thor
1 ano atrás

Villeneuve😆

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

ITS POLE POSITIONNNNNNNN, LETS GO!!!!!!!!!!!! Ferrari está de volta às poles na f1, e logo no GP de casa, Carlos Sainz a conseguir um feito inedito e um milagre com um carro de miseria da ferrari de 2023, amanhã vão precisar de um verdadeiro milagre para travar o Max e a Red Bull e acabar com a sequencia de vitorias dos 2 que ameaça bater todos os recordes na f1! Em Monza mandamos nós Ferrari, derrotar a Red Bull e a Mercedes sabe sempre bem, e esta foi na garra, foi no suor, nas lágrimas, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!… Ler mais »

Pity
Pity
1 ano atrás

E hoje tivemos algo de diferente: Max ensanduichado entre os Ferrari. Não havia local melhor para a Ferrari “acordar”. Ambos os pilotos fizeram excelentes qualificações.
Boa qualificação de Russell e de Albon. Esperava um pouco mais da McLaren. Fraca qualificação de Hamilton e Alonso.. Lawson muito perto de Tsunoda e péssima qualificação dos Alpine. Stroll ficar em último não me surpreendeu, já que só teve um treino livre.
A corrida promete, assim não haja erros por parte da Ferrari, pilotos incluídos.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 ano atrás

Nota-se que é fã do Lando ​😝​ 🙂

Pity
Pity
Reply to  garantia4
1 ano atrás

E de mais uns quatro 🙂 fora as (apenas) simpatias.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
1 ano atrás

Admita. Foi paga por Lawrence das Arábias para escrever o que escreveu!
Stroll ficou em último porque é um chavelho! Todos os cientistas o dizem e há teses a comprová-lo.
Se Stroll estiver na AM para o ano eu corto os testículos à minha galinha e faço peru recheado!

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Bellissime qualifiche Ferrari. BRAVI!
Amanhã já sabemos como será, mas, para já, nada mau para 2 empregados da McDonald`s.

garantia4
garantia4
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Um Happy Meal para o Norris. Grazie. 😂​

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Não costumo ver a qualificação, mas hoje tive pena. Só posso imaginar a festa que foi, para os tifosi, ver um Ferrari a fazer a pole. Bravo, Carlos!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Foi muito lindo. Até o Ted se comoveu e chorou muito. Foi um dia em que os homens se tornaram meninos e do céu esplendoroso uma luz desceu, iluminando as bancadas e ouviam-se cornetas angélicas amaciando o mais empedernido dos corações. Até os esquilos se esqueceram de assegurar as guarnições invernosas e aplaudiram o maravilhoso feito da Ferrari.

garantia4
garantia4
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

Cornetas que tocavam ” Carlitos, Besame Mucho”.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Há relatos contraditórios.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

Não eram cornetas angélicas. Era a Banda Marcial da Foz do Douro.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Talvez.

nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
1 ano atrás

Força Ferrari!

jacinto-18
1 ano atrás

Até Carlos “El Matador” está mais estável que Lecrerc, este a precisar de uma cura psicológica, pois nesse aspecto é muito frágil.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado