F1, GP da Itália: Albon sublinha a evolução da Williams

Por a 4 Setembro 2023 18:22

A Williams voltou a estar em plano de evidência e foi a mais forte do Segundo Pelotão, tendo inclusivamente batido a McLaren e a Aston Martin no Grande Prémio de Itália.

A formação de Grove tem vindo a evoluir gradualmente ao longo do ano, não tanto na evolução do FW44 através de novos componentes técnicos, mas antes na forma como a equipa encara as corridas, o que lhe tem vindo a dar frutos, e os dois últimos eventos são prova disso.

Dadas as características do carro inglês ninguém esperaria que a Williams pudesse ser competitiva em Zandvoort. No entanto, Alex Albon assegurou o quarto posto na grelha de partida e, depois de uma corrida caótica, assegurou o oitavo lugar no Grande Prémio dos Países Baixos.

No Grande Prémio de Itália, num circuito que assentava como uma luva ao Williams FW44, o piloto tailandês garantiu o sétimo lugar, depois de ter arrancado de sexto. Os resultados são parecidos, mas nascem de abordagens distintas, de acordo com as características de cada um dos circuitos e de modo a potenciar as possibilidades da equipa.

Em Zandvoort, numa pista em que as ultrapassagens não são fáceis, os técnicos da Williams centraram o seu foco na qualificação, sabendo que seria muito difícil para os seus adversários suplantar os seus carros, que têm uma velocidade de ponta elevada.

Já em Monza, num traçado em que as ultrapassagens não são complicadas e onde o FW44 estaria como um peixe na água, a Williams concentrou-se na afinação de corrida, beneficiando das qualidades intrínsecas do seu monolugar para realizar uma boa qualificação.

Claro que a equipa Grove sabia que teria de se haver com as debilidades do seu carro, maior consumo de pneus que os dos seus adversários, mas sabia também que, se jogasse bem estrategicamente, poderia alcançar um bom resultado.

O arranque não correu bem a Albon e viu-se suplantado por Oscar Piastri, que batera Lando Norris na qualificação, mas logo na segunda volta o piloto da Williams recuperou a posição ao australiano, mantendo o sexto posto, que iria perder mais tarde para Lewis Hamilton, que se tinha qualificado mal, mas era claramente mais rápido que o tailandês e os pilotos da McLaren.

A batalha de Albon era com o duo da equipa de Woking e com Fernando Alonso, que se debatia com a falta de velocidade de ponta do Aston Martin, lutando por estar entre os dez primeiros.

Para a Williams, com uma superior velocidade de ponta, era determinante ter posição em pista e, por isso, chamou Albon à boxes para a sua única paragem nas boxes – trocando médios usados por duros novos – quando estavam decorridas quinze voltas, bastante mais cedo que os pilotos à sua volta.

Desta forma, a equipa defendia o seu recruta de qualquer ‘undercut’, mas colocava-o na situação difícil de ter pneus mais usados que os seus adversários na ponta final da corrida.

Lando Norris, que parou na vigésima segunda volta, saiu das boxes a três segundos de Albon e em cinco voltas colou-se ao Williams, mostrando que estava mais que o seu adversário, no entanto, ultrapassá-lo seria uma tarefa completamente diferente.

Ao longo de vinte e quatro voltas, o inglês tudo tentou para desfeitear o tailandês, mas este conseguiu defender-se sempre, escudando-se na superior velocidade de ponta do seu monolugar, enquanto tratava dos pneus traseiros, cuidando-os para que pudesse estar em condições de não ser apanhado pelo seu perseguidor.

Albon cruzou a linha de meta com Norris e Alonso no seu encalço, mas uma vez mais fica evidente a sua capacidade em se conseguir defender e de colocar em prática da melhor forma uma estratégia enquanto tira partido do potencial do monolugar que tem à sua disposição.

A Williams tem ainda um carro longe daquilo que se espera de uma equipa com o seu historial, mas a forma como opera está já a um nível muito elevado, tendo evoluído tremendamente e a chegada de James Vowles não será estranha a esta subida de forma.

Foto: Martin Trenkler

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado