F1, GP da Hungria: Lewis Hamilton fez a pole, top 3 separado por 0.085 seg.
Que grande qualificação em Hungaroring! Talvez tenha sido o novo formato, talvez tenha sido apenas a pista, mas a qualificação para o GP da Hungria foi uma das mais animadas do ano e Lewis Hamilton regressou ao topo, numa pista onde se dá muito bem. O piloto da Mercedes conseguiu a pole, ficando 0.003seg. a frente de Max Verstappen que se teve de contentar com o segundo posto, à frente de Lando Norris que ficou a 0.085 seg. do melhor tempo.
Com 45ºC de temperatura do asfalto e 26ºc de temperatura do ar e com a chuva a ser apenas uma recordação, os pilotos prepararam-se para uma qualificação diferente, em que teríamos apenas pneus duros na Q1, médios na Q2 e macios na Q3, numa proposta que visa diminuir o número de pneus usados por fim de semana de 13 para 11 conjuntos de quatro pneus.
Este novo formato e a chuva de ontem, com as equipas a pouparem pneus e a chuva a retirar aderência, não tínhamos uma ideia clara da ordem que poderíamos ter nesta qualificação. A Red Bull era favorita, mas Max Verstappen teve problemas de estabilidade do eixo traseiro no TL3. A McLaren e a Mercedes mostraram excelente ritmo, ao contrário da Ferrari que ficou abaixo do esperado e a Aston Martin esteve algo discreta, mas poderia surpreender, numa pista que, teoricamente, os favorece.
Outra das novidades era o regresso de Daniel Ricciardo, com a missão de fazer o melhor possível num Alpha Tauri que continua com muitos problemas.
Q1
Como seria de esperar, com as borrachas mais duras, os pilotos não demoraram a entrar em pista com as borrachas mais duras disponibilizadas pela Pirelli neste fim de semana. Valtteri Bottas surpreendeu com o primeiro tempo mais rápido, ficando à frente de Verstappen, Piastri, Pérez e Norris, com Zhou em sexto. George Russell e Lewis Hamilton conseguiram o terceiro e quarto lugar nas suas primeiras voltas lançadas. Na segunda volta, Pérez subiu ao segundo lugar, com Verstappen em terceiro, numa altura em que o tempo de Piastri tinha sido apagado por exceder os limites de pista, mas o australiano regressou ao quarto lugar na tentativa seguinte, com Norris a subir ao quarto posto pouco depois. Verstappen tirou 0.1 seg ao tempo de Bottas e assumiu a primeira posição, a meio da sessão.
Nesta fase tínhamos na zona de eliminação Lance Stroll, Nico Hulkenberg, Logan Sargeant, Esteban Ocon, Nico Hulkenberg, Kevin Magnussen, com a pista a ficar melhor a cada volta e com a zona de eliminação a ser ocupada por muitos pilotos, à medida que os tempos iam caindo. Esteban Ocon, com um novo conjunto de duros, encontrou quase um segundo, o que mostrava a evolução da pista.
Zhou Guanyu tratou de fazer o melhor tempo, seguido de Pérez e Leclerc, com Alonso e Verstappen no top 5, quando faltavam apenas três minutos para o fim, com os pilotos da Mercedes em risco. Lando Norris tinha melhorado o seu tempo, mas viu a volta ser apagada por exceder os limites de pista.
Eliminados na Q1 ficavam Alex Albon, Yuki Tsunoda, George Russell, Kevin Magnussen e Logan Sargeant. Zhou Guanyu ficou com o melhor tempo (1:18.143), seguido de Verstappen, Pérez, Sainz e Leclerc. A sessão iria dar que falar com vários pilotos incluindo Lando Norris e Pierre Gasly a desrespeitar o suposto “Acordo de Cavalheiros” muitas vezes referido nas situações em que há mais trânsito nas últimas curvas.
Q2
A Q2, apenas com pneus médios, começou de forma mais tranquila com apenas três carros na pista nos primeiros minutos da sessão (Pérez, Stroll e Ocon). Max Verstappen instalou-se no topo da tabela de tempos com o tempo de 1:17.296, um tempo que foi apagado por exceder os limites de pista, o que “ofereceu” o primeiro lugar a Lando Norris (1:17.328), seguido de Oscar Piastri e Sergio Pérez, com Alonso e Hamilton no top 5 nesta fase.
No final das primeiras tentativas tínhamos Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Lance Stroll e Max Verstappen na zona de eliminação, isto a meio da sessão em que os pilotos regressaram às boxes para colocar um novo conjunto de pneus marcados a amarelo.
Verstappen foi o primeiro a regressar à pista para tentar fazer um tempo antes da confusão voltar e fez a sua primeira volta sozinho, enquanto o resto das equipas preparavam ainda as últimas voltas. O neerlandês fez o segundo tempo, ficando Norris ainda com o melhor tempo. Lewis Hamilton destronou Verstappen e ficou com o segundo lugar, enquanto Bottas assinava o quarto melhor tempo.
Eliminados na Q2 ficavam Carlos Sainz, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Pierre Gasly (tempo apagado). Lando Norris ficou com o melhor tempo, seguido de Hamilton, Verstappen, Bottas e Piastri.
Q3
Sergio Pérez e Fernando Alonso foram os primeiros a ir para a pista, mas os pilotos foram gradualmente entrando em pista para a última sessão de qualificação. Lando Norris foi o primeiro a entrar no segundo 16, destronando Pérez que tinha colocado a primeira referência na tabela.Mas Max Verstappen tratou de tirar 0.3 seg. ao tempo de Norris, instalando-se no primeiro lugar, seguido de perto por Lewis Hamilton que assinou o segundo lugar. Assim, no final das primeiras tentativas, tínhamos Verstappen, Hamilton, Norris, Alonso e Pérez no top 5.
Nas derradeiras tentativas, Pérez estava no início da fila, com Hamilton em último. Verstappen não conseguiu melhorar o seu registo, mas Lando Norris conseguiu e subiu ao segundo lugar. Mas Hamilton guardou o melhor para o fim e conseguiu melhorar o tempo, apenas por 0.003 seg. uma margem curta que mostra a competitividade desta sessão.
Destaques
Foi uma excelente qualificação com Lewis Hamilton a destacar-se e a mostrar que a Mercedes tem potencial para mudar o cenário e tentar a vitória amanhã, com Max Verstappen muito perto e com o natural favoritismo. Hamilton brilhou, mas as diferenças são muito curtas, até para Lando Norris que voltou a mostrar toda a sua qualidade, tal como Oscar Piastri que ficou com o quarto lugar para a corrida de amanhã, a prova que a evolução da McLaren resultou em cheio.
Quem se destacou também foi Zhou, com um quinto lugar, à frente de Leclerc e Bottas, com a Alfa Romeo muito bem neste fim de semana e a Ferrari novamente a comprometer. Fernando Alonso foi apenas oitavo e Pérez, em clara crise de confiança, foi apenas nono, à frente de Nico Hulkenberg, que continua a brilhar na Haas.
Destaque negativo para Carlos Sainz e George Russell, com o espanhol a falhar a Q3 por 0.002 seg. e Russell a ver a sua vida dificultada com o trânsito do final da Q1. Lance Stroll voltou a ficar longe do colega de equipa e para a Alpine, mais uma qualificação para esquecer, com Ocon em 12º e Gasly em 15º. Kevin Magnussen também atravessa uma má fase, muito longe da velocidade do colega de equipa.
Por fim, Daniel Ricciardo, que na primeira qualificação com a Alpha Tauri, conseguiu ficar à frente do colega de equipa, o melhor que podia desejar neste regresso à competição. Hungaroring promete uma excelente prova e poderemos ter algumas surpresas. A corrida está agendada para as 14h.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O regresso! agora é que é! pensavam que eram favas contadas?
A AM está uma merda! Lol. É muito triste. Em contraponto com a McL que está fantástica. Tem sido interessante ver a evolução das equipas ao longo da época. A Ferrari a ser batida por um chinês num Alfa! Grande volta do Hamilton. Os Mercedes também estão pujantes. O Mag tem sido cilindrado pelo Hulk em qualificação! Hulk é muito melhor do que transparece às vezes. Seria interessante vê-lo numa equipa de topo. Alonso e Hulk na Aston daria um equilíbrio fenomenal à equipa. Stroll tem que bazar. E Ricciardo chegou, viu e venceu, numa pista bastante técnica, é de… Ler mais »
Qual o problema de ser um chinês?
Que eu saiba nenhum. Só usei o facto de tanto a Alfa como os produtos chineses terem fama de fraca durabilidade para fazer uma graça às custas da Ferrari.
Explicado.
Enquanto andavam perdidos na afinação do carro o Russel ainda tinha hipóteses… agora o carro está afinadíssimo ao jeito de Sir Lewis… ele é segundo piloto e tem de se adaptar
E parece que o carro até está a andar mais! Incrível.
Dez pilotos em pouco mais de meio segundo, outro que falhou o Q3 por dois milésimos… que queremos mais? Sim, a pista é curta, mas é bom ver uma grelha tão junta. Hamilton voltou às poles após longo jejum, travando a “marcha triunfal” de Verstappen, para já… A McLaren voltou a estar muito bem. Boa qualificação dos Alfa Romeo. Perez regressou ao Q3. Leclerc e Alonso um pouco mais atrás do que o esperado mas, para uns melhorarem, outros têm de não o fazer. Para Ricciardo, o primeiro objectivo foi cumprido: ficar á frente de Tsunoda (por uns “fantásticos” 13… Ler mais »
O dominio da Red Bull, entenda-se apenas do Vestappen, porque o Perez pouco passa do meio da tabela, tem-se vindo a esbater com o avançar da época, enquanto a AMG pelo contrário, tem vindo para cima.Ferrari e Aston continuam a andar meias perdidas.
Os updates da Red Bull apenas parecem ter tornado o carro pior, e melhor seria deitá-las fora (será que é, parafraseando um conhecido personagem, para “apimentar” o campeonato ?).
Amanhã poderá ser uma boa corrida entre o Lewis e o Max e talvez o Lando, pela vitória, aqui onde é dificil ultrapassar.
Tenha calma. Eu também gostava que a RB batesse baixo a bolinha, enfiasse a viola no saco e fosse cantar para outra freguesia mas as actualizações às vezes demoram a entrar nos eixos, por isso é melhor não deitar foguetes antes da festa pois a procissão ainda vai no adro.
Também concordo , tenham calma! porque na minha opinião as atualizações da RB vão ser eficazes em spa nas longas rectas,..
A mclaren tem de estar de parabéns. As atualizações que fizeram de facto funcionaram muito bem. Mesmo num traçado que diziam que não se adequava ao seu carro fizeram p3 e p4 na qualificação, vendo onde estavam no início da temporada é de facto fantástico.
A partida vai ser interessante…
separados por 0,0083s, incrível. excelente performance do Lewis, Max lá em cima como de costume e o Lando a mostrar porque é um potencial campeão do mundo e o Hulkenberg a dizer adeus ao Kmag de muito longe. Do outro lado do espelho, a Ferrari a ir paulatinamente em viagem para ver o Titanic tal o afundamento, a AM a pôr o Papá Stroll com a maior crise de identidade de sempre.
Claramente com as atualizações e sobretudo os novos pneus da pirelli de nova construção, os maiores prejudicados foram a Ferrari e a Aston Martin e até os Red Bulls, e os mais beneficiados a Mclaren e a Mercedes também! Outro dado, ver os Alfa Romeo a bater ambos os Ferraris nesta pista, não pode ser normal sinceramente, acho que o motor Ferrari continua a ser muito forte provavelmente o melhor do grid, mas parece-me que a Ferrari de à muitas corridas para cá provavelmente limitou a potencia do motor ferrari para durar mais corridas e evitar penalizações, secalhar por isso… Ler mais »
Vejo por aqui um certo êxtase, parece que abriram as portas do céu.
Acredito na vitoria do Lando, o Hamilton e o Verstappen vão se envolver na 1º ou 2º curva e o Lando inicia a fuga para a vitória.
E atenção que se ambos (Hamilton/Verstappen) saírem de pista até pode dar dobradinha para a McLaren, confesso que eu adorava.
Porque é que o Hamilton e o Verstappen se iriam envolver na primeira curva a ponto de um ou os dois saírem de pista? É óbvio que isso não vai acontecer.
99% das vezes que aconteceu pelo menos um deles beneficiava que isso acontecesse, e em 95% das vezes o Verstappen saia a ganhar se os dois saíssem de pista.
Neste momento nenhum dos dois teria vantagem clara que isso acontecesse e portanto não vai acontecer. Só se um deles cometer mesmo um erro verdadeiro. VERDADEIRO. Não daqueles erros que se viu em Monza…