F1, GP da Hungria: Lewis Hamilton fez a pole, top 3 separado por 0.085 seg.

Por a 22 Julho 2023 16:09

Que grande qualificação em Hungaroring! Talvez tenha sido o novo formato, talvez tenha sido apenas a pista, mas a qualificação para o GP da Hungria foi uma das mais animadas do ano e Lewis Hamilton regressou ao topo, numa pista onde se dá muito bem. O piloto da Mercedes conseguiu a pole, ficando 0.003seg. a frente de Max Verstappen que se teve de contentar com o segundo posto, à frente de Lando Norris que ficou a 0.085 seg. do melhor tempo.

Com 45ºC de temperatura do asfalto e 26ºc de temperatura do ar e com a chuva a ser apenas uma recordação, os pilotos prepararam-se para uma qualificação diferente, em que teríamos apenas pneus duros na Q1, médios na Q2 e macios na Q3, numa proposta que visa diminuir o número de pneus usados por fim de semana de 13 para 11 conjuntos de quatro pneus. 

Este novo formato e a chuva de ontem, com as equipas a pouparem pneus e a chuva a retirar aderência, não tínhamos uma ideia clara da ordem que poderíamos ter nesta qualificação. A Red Bull era favorita, mas Max Verstappen teve problemas de estabilidade do eixo traseiro no TL3. A McLaren e a Mercedes mostraram excelente ritmo, ao contrário da Ferrari que ficou abaixo do esperado e a Aston Martin esteve algo discreta, mas poderia surpreender, numa pista que, teoricamente, os favorece. 

Outra das novidades era o regresso de Daniel Ricciardo, com a missão de fazer o melhor possível num Alpha Tauri que continua com muitos problemas.

Q1

Como seria de esperar, com as borrachas mais duras, os pilotos não demoraram a entrar em pista com as borrachas mais duras disponibilizadas pela Pirelli neste fim de semana. Valtteri Bottas surpreendeu com o primeiro tempo mais rápido, ficando à frente de Verstappen, Piastri, Pérez e Norris, com Zhou em sexto. George Russell e Lewis Hamilton conseguiram o terceiro e quarto lugar nas suas primeiras voltas lançadas.  Na segunda volta, Pérez subiu ao segundo lugar, com Verstappen em terceiro, numa altura em que o tempo de Piastri tinha sido apagado por exceder os limites de pista, mas o australiano regressou ao quarto lugar na tentativa seguinte, com Norris a subir ao quarto posto pouco depois. Verstappen tirou 0.1 seg ao tempo de Bottas e assumiu a primeira posição, a meio da sessão.

Nesta fase tínhamos na zona de eliminação Lance Stroll, Nico Hulkenberg, Logan Sargeant, Esteban Ocon, Nico Hulkenberg, Kevin Magnussen, com a pista a ficar melhor a cada volta e com a zona de eliminação a ser ocupada por muitos pilotos, à medida que os tempos iam caindo. Esteban Ocon, com um novo conjunto de duros, encontrou quase um segundo, o que mostrava a evolução da pista. 

Zhou Guanyu tratou de fazer o melhor tempo, seguido de Pérez e Leclerc, com Alonso e Verstappen no top 5, quando faltavam apenas três minutos para o fim, com os pilotos da Mercedes em risco. Lando Norris tinha melhorado o seu tempo, mas viu a volta  ser apagada por exceder os limites de pista. 

Eliminados na Q1 ficavam Alex Albon, Yuki Tsunoda, George Russell, Kevin Magnussen e Logan Sargeant. Zhou Guanyu ficou com o melhor tempo (1:18.143), seguido de Verstappen, Pérez, Sainz e Leclerc. A sessão iria dar que falar com vários pilotos incluindo Lando Norris e Pierre Gasly a desrespeitar o suposto “Acordo de Cavalheiros” muitas vezes referido nas situações em que há mais trânsito nas últimas curvas. 

Q2

A Q2, apenas com pneus médios, começou de forma mais tranquila com apenas três carros na pista nos primeiros minutos da sessão (Pérez, Stroll e Ocon). Max Verstappen instalou-se no topo da tabela de tempos com o tempo de 1:17.296, um tempo que foi apagado por exceder os limites de pista, o que “ofereceu” o primeiro lugar a Lando Norris (1:17.328), seguido de Oscar Piastri e Sergio Pérez, com Alonso e Hamilton no top 5 nesta fase. 

No final das primeiras tentativas tínhamos Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Lance Stroll e Max Verstappen na zona de eliminação, isto a meio da sessão em que os pilotos regressaram às boxes para colocar um novo conjunto de pneus marcados a amarelo.

Verstappen foi o primeiro a regressar à pista para tentar fazer um tempo antes da confusão voltar e fez a sua primeira volta sozinho, enquanto o resto das equipas preparavam ainda as últimas voltas. O neerlandês fez o segundo tempo, ficando Norris ainda com o melhor tempo. Lewis Hamilton destronou Verstappen e ficou com o segundo lugar, enquanto Bottas assinava o quarto melhor tempo.

Eliminados na Q2 ficavam Carlos Sainz, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Pierre Gasly (tempo apagado). Lando Norris ficou com o melhor tempo, seguido de Hamilton, Verstappen, Bottas e Piastri.

Q3

Sergio Pérez e Fernando Alonso foram os primeiros a ir para a pista, mas os pilotos foram gradualmente entrando em pista para a última sessão de qualificação. Lando Norris foi o primeiro a entrar no segundo 16, destronando Pérez que tinha colocado a primeira referência na tabela.Mas Max Verstappen tratou de tirar 0.3 seg. ao tempo de Norris, instalando-se no primeiro lugar, seguido de perto por Lewis Hamilton que assinou o segundo lugar. Assim, no final das primeiras tentativas, tínhamos Verstappen, Hamilton, Norris, Alonso e Pérez no top 5.

Nas derradeiras tentativas, Pérez estava no início da fila, com Hamilton em último. Verstappen não conseguiu melhorar o seu registo, mas Lando Norris conseguiu e subiu ao segundo lugar. Mas Hamilton guardou o melhor para o fim e conseguiu melhorar o tempo, apenas por 0.003 seg. uma margem curta que mostra a competitividade desta sessão.

Destaques

Foi uma excelente qualificação com Lewis Hamilton a destacar-se e a mostrar que a Mercedes tem potencial para mudar o cenário e tentar a vitória amanhã, com Max Verstappen muito perto e com o natural favoritismo. Hamilton brilhou, mas as diferenças são muito curtas, até para Lando Norris que voltou a mostrar toda a sua qualidade, tal como Oscar Piastri que ficou com o quarto lugar para a corrida de amanhã, a prova que a evolução da McLaren resultou em cheio.

Quem se destacou também foi Zhou, com um quinto lugar, à frente de Leclerc e Bottas, com a Alfa Romeo muito bem neste fim de semana e a Ferrari novamente a comprometer. Fernando Alonso foi apenas oitavo e Pérez, em clara crise de confiança, foi apenas nono, à frente de Nico Hulkenberg, que continua a brilhar na Haas.

Destaque negativo para Carlos Sainz e George Russell, com o espanhol a falhar a Q3 por 0.002 seg. e Russell a ver a sua vida dificultada com o trânsito do final da Q1. Lance Stroll voltou a ficar longe do colega de equipa e para a Alpine, mais uma qualificação para esquecer, com Ocon em 12º e Gasly em 15º. Kevin Magnussen também atravessa uma má fase, muito longe da velocidade do colega de equipa.

Por fim, Daniel Ricciardo, que na primeira qualificação com a Alpha Tauri, conseguiu ficar à frente do colega de equipa, o melhor que podia desejar neste regresso à competição. Hungaroring promete uma excelente prova e poderemos ter algumas surpresas. A corrida está agendada para as 14h.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
peudreot106rallye
1 ano atrás

O regresso! agora é que é! pensavam que eram favas contadas?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

A AM está uma merda! Lol. É muito triste. Em contraponto com a McL que está fantástica. Tem sido interessante ver a evolução das equipas ao longo da época. A Ferrari a ser batida por um chinês num Alfa! Grande volta do Hamilton. Os Mercedes também estão pujantes. O Mag tem sido cilindrado pelo Hulk em qualificação! Hulk é muito melhor do que transparece às vezes. Seria interessante vê-lo numa equipa de topo. Alonso e Hulk na Aston daria um equilíbrio fenomenal à equipa. Stroll tem que bazar. E Ricciardo chegou, viu e venceu, numa pista bastante técnica, é de… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

Qual o problema de ser um chinês?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
1 ano atrás

Que eu saiba nenhum. Só usei o facto de tanto a Alfa como os produtos chineses terem fama de fraca durabilidade para fazer uma graça às custas da Ferrari.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

Explicado.

jose-sousa-dias
jose-sousa-dias
1 ano atrás

Enquanto andavam perdidos na afinação do carro o Russel ainda tinha hipóteses… agora o carro está afinadíssimo ao jeito de Sir Lewis… ele é segundo piloto e tem de se adaptar

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jose-sousa-dias
1 ano atrás

E parece que o carro até está a andar mais! Incrível.

Pity
Pity
1 ano atrás

Dez pilotos em pouco mais de meio segundo, outro que falhou o Q3 por dois milésimos… que queremos mais? Sim, a pista é curta, mas é bom ver uma grelha tão junta. Hamilton voltou às poles após longo jejum, travando a “marcha triunfal” de Verstappen, para já… A McLaren voltou a estar muito bem. Boa qualificação dos Alfa Romeo. Perez regressou ao Q3. Leclerc e Alonso um pouco mais atrás do que o esperado mas, para uns melhorarem, outros têm de não o fazer. Para Ricciardo, o primeiro objectivo foi cumprido: ficar á frente de Tsunoda (por uns “fantásticos” 13… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Pity
canam
canam
1 ano atrás

O dominio da Red Bull, entenda-se apenas do Vestappen, porque o Perez pouco passa do meio da tabela, tem-se vindo a esbater com o avançar da época, enquanto a AMG pelo contrário, tem vindo para cima.Ferrari e Aston continuam a andar meias perdidas.
Os updates da Red Bull apenas parecem ter tornado o carro pior, e melhor seria deitá-las fora (será que é, parafraseando um conhecido personagem, para “apimentar” o campeonato ?).
Amanhã poderá ser uma boa corrida entre o Lewis e o Max e talvez o Lando, pela vitória, aqui onde é dificil ultrapassar.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  canam
1 ano atrás

Tenha calma. Eu também gostava que a RB batesse baixo a bolinha, enfiasse a viola no saco e fosse cantar para outra freguesia mas as actualizações às vezes demoram a entrar nos eixos, por isso é melhor não deitar foguetes antes da festa pois a procissão ainda vai no adro.

Patucho10
Patucho10
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

Também concordo , tenham calma! porque na minha opinião as atualizações da RB vão ser eficazes em spa nas longas rectas,..

leandro.marques
1 ano atrás

A mclaren tem de estar de parabéns. As atualizações que fizeram de facto funcionaram muito bem. Mesmo num traçado que diziam que não se adequava ao seu carro fizeram p3 e p4 na qualificação, vendo onde estavam no início da temporada é de facto fantástico.

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

A partida vai ser interessante…
separados por 0,0083s, incrível. excelente performance do Lewis, Max lá em cima como de costume e o Lando a mostrar porque é um potencial campeão do mundo e o Hulkenberg a dizer adeus ao Kmag de muito longe. Do outro lado do espelho, a Ferrari a ir paulatinamente em viagem para ver o Titanic tal o afundamento, a AM a pôr o Papá Stroll com a maior crise de identidade de sempre.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Claramente com as atualizações e sobretudo os novos pneus da pirelli de nova construção, os maiores prejudicados foram a Ferrari e a Aston Martin e até os Red Bulls, e os mais beneficiados a Mclaren e a Mercedes também! Outro dado, ver os Alfa Romeo a bater ambos os Ferraris nesta pista, não pode ser normal sinceramente, acho que o motor Ferrari continua a ser muito forte provavelmente o melhor do grid, mas parece-me que a Ferrari de à muitas corridas para cá provavelmente limitou a potencia do motor ferrari para durar mais corridas e evitar penalizações, secalhar por isso… Ler mais »

jacinto-18
1 ano atrás

Vejo por aqui um certo êxtase, parece que abriram as portas do céu.

Patucho10
Patucho10
1 ano atrás

Acredito na vitoria do Lando, o Hamilton e o Verstappen vão se envolver na 1º ou 2º curva e o Lando inicia a fuga para a vitória.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Patucho10
1 ano atrás

E atenção que se ambos (Hamilton/Verstappen) saírem de pista até pode dar dobradinha para a McLaren, confesso que eu adorava.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Patucho10
1 ano atrás

Porque é que o Hamilton e o Verstappen se iriam envolver na primeira curva a ponto de um ou os dois saírem de pista? É óbvio que isso não vai acontecer.
99% das vezes que aconteceu pelo menos um deles beneficiava que isso acontecesse, e em 95% das vezes o Verstappen saia a ganhar se os dois saíssem de pista.
Neste momento nenhum dos dois teria vantagem clara que isso acontecesse e portanto não vai acontecer. Só se um deles cometer mesmo um erro verdadeiro. VERDADEIRO. Não daqueles erros que se viu em Monza…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado