F1, GP da China: Lewis Hamilton faz a pole para a corrida Sprint

Por a 21 Março 2025 08:24

Segundo fim de semana pela Ferrari, primeira pole (1:30.849) para Lewis Hamilton. O #44 da Ferrari assinou o tempo mais rápido da sessão e garantiu o melhor lugar da grelha para a corrida Sprint de amanhã. Max Verstappen ficou com o segundo lugar (+0.018) e Oscar Piastri fechou o top 3 (+0.062), numa qualificação de margens curtas.

A McLaren parecia a favorita e os tempos da SQ1 e SQ2 mostravam isso, mas na SQ3 Lando Norris cometeu dois erros nas duas voltas rápidas e ficou apenas com o sexto tempo, enquanto Oscar Piastri fez uma boa primeira volta, mas não conseguiu ir buscar os últimos décimos. Quem aproveitou foi Hamilton, com uma volta espetacular, para cravar a pole, com Verstappen a ficar muito perto.

Os Mercedes ficaram-se pelo meio da tabela, com George Russell em quinto e Kimi Antonelli em sexto. Destaque para Yuki Tsunoda, em oitavo, à frente de Alex Albon e Lance Stroll.

Destaques pela negativa para Liam Lawson que ficou arredado logo na SQ1, Carlos Sainz e Fernando Alonso, arredados na SQ2 e para a Alpine que também apenas fez a SQ1, sem ritmo para mais.

SQ1

Depois da caótica primeira corrida do ano, os pilotos encontraram condições muito diferentes e muito mais favoráveis à prática do desporto. Com 24,7 °C de temperatura do ar e 38,7 °C de temperatura do asfalto, os pilotos não enfrentavam ameaça de chuva para a primeira qualificação para uma prova sprint de 2025.

No TL1, Lando Norris foi o mais rápido, seguido (a larga distância) por Charles Leclerc, com Oscar Piastri em terceiro, o que mostrava que a luta Norris vs Leclerc seria uma das mais interessantes nesta qualificação. Com um treino muito discreto, Max Verstappen estava um pouco mais afastado do grupo de favoritos.

Muitos carros foram para a pista assim que a luz verde se acendeu no final da via das boxes, com a Mercedes a liderar este primeiro grupo nesta SQ1, com ambos os pilotos a fazerem mais uma volta para aquecerem os pneus médios, obrigatórios nesta sessão.

Gabriel Bortoletto colocou o primeiro tempo na tabela, mas a sua permanência no topo da tabela foi curto, com os tempos a caírem a um ritmo intenso. Max Verstappen assinou a primeira verdadeira referência da sessão, no segundo 32 (baixos), com Lewis Hamilton a retirar 0.1 seg. ao tempo do #1 pouco depois. Já Charles Leclerc ficou atrás de Hamilton na sua primeira tentativa. Lando Norris foi apenas terceiro. Oscar Piastri fez um tempo mais condizente com a valia do seu monolugar, tirando meio segundo ao tempo de Hamilton. A surpresa chegava pouco depois, com Fernando Alonso a fazer o segundo tempo.

No final das primeiras tentativas, a ordem era Piastri, Alonso, Hamilton, Leclerc, Norris, George Russell, Verstappen, Kimi Antonelli, Nico Hülkenberg e Liam Lawson. Na zona de eliminação estavam Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Oliver Bearman, Bortoleto e Esteban Ocon.

Os últimos segundos da sessão chegaram rapidamente e Sainz saiu da zona de eliminação, mas ainda na calha para ser eliminado. Tsunoda também tentava escapar dos últimos lugares, enquanto Bearman subia ao top 10 e Liam Lawson ficava eliminado. No fim da sessão, ficavam na zona de eliminação Jack Doohan, Pierre Gasly, Ocon, Hulkenberg e Liam Lawson.

O melhor tempo 1:31.212 foi de Hamilton, seguido de Norris, Leclerc, Piastri e Verstappen.

SQ2

A SQ2 começou com o mesmo ritmo da SQ1, com vários pilotos saírem logo para a pista, para aproveitarem todos os 10 minutos da sessão. Ferrari, McLaren, Mercedes e Verstappen foram para a pista com pneus médios novos.

Max Verstappen passou brevemente pelo primeiro lugar, mas Lando Norris começou esta sessão com um tempo no segundo 31, já muito perto do recorde da pista. Desta vez, Hamilton não conseguiu chegar ao primeiro lugar, com Kimi Antonelli a fazer o terceiro tempo, ficando à frente da primeira tentativa de Hamilton. Piastri fez o segundo tempo e os McLaren tinha já a passagem à SQ3 garantida, tal como Verstappen. George Russell queixava-se dos pneus, a um segundo da referência. Numa altura em que só tínhamos 8 tempos na tabela, com os restantes a esperar pelo fim da sessão.

Nos segundos finais, a luta pelo top 10 aqueceu. Tsunoda saltou para o quarto lugar, tal como Stroll, com os tempos a caírem vertiginosamente nesta fase. Hamilton saltou para o terceiro lugar, antes de Albon conseguir o quinto tempo. Mas ainda havia tempos por descobrir. Com os Mercedes a instalarem-se no top5, ficaram eliminados na SQ2 Fernando Alonso, Oliver Bearman, Carlos Sainz, Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar.

Norris ficou com o melhor tempo (1:31.174), seguido de Russell, Piastri, Hamilton, Antonelli, Verstappen, Leclerc, Stroll e Tsunoda.

SQ3

Faltavam apenas 8 minutos nesta qualificação para a corrida Sprint. Oito minutos para decidir o homem da pole para a corrida de amanhã. Já munidos de pneus macios, os dez mais rápidos da SQ2 iniciavam os trabalhos. McLaren era a clara favorita, mas Verstappen podia ainda tentar surpreender, com a Ferrari também com capacidade para chegar ao topo.

Nas primeiras voltas, Piastri levou a melhor sobre Norris, que foi quase meio segundo mais lento que o colega de equipa. Russell subiu ao segundo lugar. Na sua primeira tentativa, Hamilton saltou para o primeiro lugar. Oscar Piastri não conseguiu melhorar o seu tempo e Lando Norris abortou a sua volta. O favoritismo da McLaren caía por terra. Verstappen conseguiu o segundo lugar, o que garantia a pole para a corrida Sprint para o #44 da Ferrari.

Hamilton conquistou a pole e a volta mais rápida no circuito de Xangai, seguido de Max Verstappen (+0.018) e Oscar Piastri (+0.080). Seguiram-se Charles Leclerc, George Russell, Lando Norris, Kimi Antonelli, Yuki Tsunoda, Alex Albon e Lance Stroll.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
7 dias atrás

Grande Lewis

autovia622025_gmail_com
autovia622025_gmail_com
7 dias atrás

Primeiro quero dar os parabéns a FIA, conseguiram adulterar e estragar tudo com esta nova diretiva, mesmo sendo adepto da Ferrari odeio ganhar assim, claramente esta pista tinha tudo para a mclaren ganhar e dominar, nunca tiveram coragem de fazer isso quando a red bull e sobretudo a Mercedes dominava a f1, conseguiram enterrar a mclaren que fez um trabalho melhor que as outras e eu não sou fã da mclaren mas isto revolta-me a injustiça e parcialidade já sei que os fanáticos da Ferrari, Mercedes e do Max vão ficar todos contentes e gozar com a mclaren é uma… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  autovia622025_gmail_com
7 dias atrás

Calma. Foi apenas a segunda ( de 30) qualificação da época. Ainda ninguém ganhou ou perdeu o campeonato. Acho até mais emocionante que não sejam sempre os mesmos a vencerem, faz-me lembrar o passado, quando havia circuitos mais favoráveis a umas equipas do que a outras.

joaolima
joaolima
Reply to  Pity
6 dias atrás

Calma é um estado que o Gui, agora Autovia, nunca terá, tal como as certezas absolutas que ele apresenta, mudam, por vezes para os antípodas, de sessão para sessão…

Pity
Pity
Reply to  joaolima
6 dias atrás

É o Gui? Pelo tamanho do texto não me parece 😀 muito curto, mas se é, está a melhorar, o tratamento deve estar a fazer efeito 😀

Thor
Thor
Reply to  Pity
6 dias atrás

Engana muito bem, caso não seja.😁

Last edited 6 dias atrás by Thor
Lagaffe
Lagaffe
Reply to  joaolima
6 dias atrás

O Gui não era fan da Mclaren?!

joaolima
joaolima
Reply to  Lagaffe
6 dias atrás

Com ele, depende sempre do dia…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  autovia622025_gmail_com
6 dias atrás

que directiva?

Patucho10
Patucho10
Reply to  autovia622025_gmail_com
6 dias atrás

O erro que o Lando cometeu na penúltima curva tirou-lhe a pole, faz parte.

Cágado1
7 dias atrás

Cá no fundo Bortoleto de novo melhor que o Hulk; Doohan de novo ao nível do Gasly; Bearman a dar uma teca no Ocon. Bom sinal para estes 3 rookies. Lawson nem vale a pena dizer nada, pois não?…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Cágado1
6 dias atrás

Acho que vale a pena falar muito sobre o Lawson porque diz muito sobre a Red Bull.
Estarão apenas a queimar pilotos ou estarão propositadamente a ter pior performance nos Camp de Construtores para ter mais tempo de desenvolvimento no túnel de vento?
A respeito do Lawson posso estar enganado mas acho que até ao final do ano será substituído…

Honda Power
Honda Power
Reply to  Cágado1
6 dias atrás

Esqueceste-te do Stroll…

Kampux
Kampux
6 dias atrás

Surpresa até agora, Hamilton! Que grande volta e mostrar que quando o carro está equilibrado o piloto faz a diferença, principalmente em pistas que Hamilton gosta e tem aqui e ali aquelas decimas que só ele sabe onde estão e acaba por fazer a diferença. Parece que aquela afinação que o Leclerc referiu depois da qualificação da Austrália que tiveram que a fazer e sabiam que a mesma ia fazer perder velocidade, parece estar resolvida ou pelo menos nesta pista está. Segundo consta que tiveram que subir a altura do carro ao solo e consequentemente perda de performance sob pena… Ler mais »

Pity
Pity
6 dias atrás

A destacar:
Em seco, a Ferrari anda. Bortoleto “gosta” de ser 14º e de bater Hulkenberg. Lawson não se entende com o Red Bull. Verstappen continua a mostrar a sua apetência pelas Sprint. Norris cometeu um erro, mas não é grave, seria mais grave se fosse na qualificação para a corrida de domingo.
Ainda é cedo para fazer uma afirmação tão forte, mas parece-me que estamos a assistir à quebra de performance definitiva do Alonso. Andar “de braço dado” com Stroll não é normal.

josemj
josemj
6 dias atrás

Ainda que no resultado final Bortoleto ficou a frente do Hulk, esse resultado não mostra a realidade do treino. Nitidamente Hulk esteve sempre a frente e bem a frente. Algo parecido pode dizer do Norris, que também falhou na parte final da classificação, mas sempre esteve entre os dois mais rápidos. Sou brasileiro, mas não gosto de deturpar a realidade em relação ao que gostaria que fosse. Na Australia aconteceu algo parecido, mas na corrida a verdade prevaleceu e Hulk esteve sempre a frente do Bortoleto, terminando numa ótima posição. Será assim também amanhã e domingo em condições normais.

Cágado1
Reply to  josemj
6 dias atrás

Eu não sou brasileiro, mas vivi lá e tenho lá família. De qq forma, é bom sinal ver o Bortoleto a dar luta nas qualificações ao Hulk, que é um excelente qualifier. Claro que ainda tem muito que aprender e estou convencido que este será ainda vantagem do alemão (que é um piloto que aprecio), Vamos ver quanto tempo…

917/30
Reply to  josemj
6 dias atrás

A realidade é que que em qualificação o Bortoleto bateu Hulk duas vezes seguidas e teve problemas de travões no GP da Austrália.

VarioR
VarioR
6 dias atrás

Hoje é um bom dia para perguntar “O que é que ele vai fazer para a Ferrari com 40 anos?”

Pity
Pity
Reply to  VarioR
6 dias atrás

Vai (foi) fazer a pole da sprint da China 😀

Pity
Pity
Reply to  Pity
6 dias atrás

Olha…- duas pessoas sem sentido de humor…

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  VarioR
6 dias atrás

Quem? Aquele que estava acabado? O tal que o Fred Vasseur já se tinha arrependido de contratar?

Lagaffe
Lagaffe
6 dias atrás

A Mclaren e Norris a demonstrar que afinal ainda não chegaram à famosa maturidade, que venderam no final de Melbourne aqui no AS, ainda não é tão sólida…
Que bom! Que haja campeonato!!
O LH mostrou que ainda pode dar um arzinho da sua graça!
Max sempre incrível!
Checooooo! Dónde estás?

917/30
6 dias atrás

Parabéns a Hamilton,fez uma grande volta, anda muito bem nesta pista. Já no ano passado fez aqui uma das suas melhores qualificações (para a corrida Sprint), reparo no entanto que faz agora uma semana a malta nem falava do Hamilton, mas hoje, parece que já ganhou o campeonato…lol

Patucho10
Patucho10
6 dias atrás

Grande volta do Hamilton, que é bom velo de novo a partir de primeiro na Sprint.
Com o Max ao lado promete.
O Piastri tem de ficar atento pois pode aproveitar de uma luta antiga entre Hamilton vs Verstappen.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado