F1, GP da China: Lando Norris foi o mais rápido no TL1

Lando Norris foi o mais rápido da primeira e única sessão de treinos livres do GP da China, num fim de semana de corrida Sprint. Com um tempo de 1:31.504, ficou quatro décimos à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, e seis décimos à frente do companheiro de equipa da McLaren, Oscar Piastri.
O novo asfalto do Circuito Internacional de Xangai ofereceu muita aderência, permitindo que os tempos por volta melhorassem constantemente. No início da sessão, Lewis Hamilton ocupou brevemente a primeira posição, antes de George Russell assumir o controlo com um registo de 1:32.377, meio segundo mais rápido do que Leclerc nessa fase. No entanto, à medida que as condições da pista evoluíam, os pilotos da McLaren encontravam mais velocidade, com Norris a estabelecer o tempo de referência.
Frustration for Jack Doohan in FP1 😖
Catch up with all the key moments from our only practice session of the weekend ⤵️#F1 #ChineseGP
— Formula 1 (@F1) March 21, 2025
Registaram-se vários incidentes ao longo da sessão. Liam Lawson e Alex Albon tiveram saídas de pista nos minutos iniciais, com Albon a relatar um problema com um componente solto perto dos pedais. Charles Leclerc sofreu um pião na Curva 3, enquanto Hamilton teve uma ligeira saída de pista ao entrar nas boxes, um momento que faz lembrar o seu famoso acidente nas boxes em 2007. A sessão foi brevemente interrompida quando Jack Doohan parou na pista devido a um problema de direção assistida no seu Alpine, provocando uma bandeira vermelha. Assim que a sessão foi retomada, quando faltavam apenas sete minutos para o final, os pilotos passaram a usar pneus macios numa tentativa de estabelecer os seus melhores tempos por volta.
Lewis said hello to a familiar run-off area during first practice#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/qgsyVYv35J
— Formula 1 (@F1) March 21, 2025
Na classificação final, Norris terminou em primeiro, seguido por Leclerc e Piastri. Hamilton assegurou o quarto lugar à frente de Russell, enquanto Nico Hülkenberg impressionou ao ficar em sexto para a Kick Sauber. Albon foi sétimo, à frente de Fernando Alonso, da Aston Martin, em oitavo, com Kimi Antonelli, da Mercedes, e Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, a completarem os dez primeiros. Max Verstappen teve uma sessão difícil, terminando em 16º depois de abortar a sua volta com pneus macios e não conseguir estabelecer um tempo representativo.
Com apenas uma sessão de treinos antes da qualificação para o Sprint, as equipas têm agora pouco tempo para analisar os seus dados e fazer alterações na configuração. O forte desempenho da McLaren sugere que poderá ser a equipa a bater em Xangai, mas a Ferrari e a Mercedes continuam logo atrás. A maior questão que se coloca a caminho da Qualificação Sprint é se a Red Bull conseguirá recuperar depois de uma exibição pouco animadora nos treinos.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI