F1, GP da Áustria: Poderemos ter mudanças nos resultados finais

Por a 2 Julho 2023 19:18

A Aston Martin colocou um protesto afirmando que não foram sancionados todos os pilotos que excederam os limites de pista no GP da Áustria. Os limites de pista foram tema de conversa central durante a corrida com mais de 100 voltas a serem apagadas.

Segundo um porta-voz da FIA, citado pelo Motorsport.com, “durante o Grande Prémio, o Race Control foi encarregado de analisar mais de 1200 casos em que um carro foi assinalado como podendo sair da pista.”

Agora, depois de rever algumas provas, os comissários desportivos admitiram que houve saídas de pista que não foram sancionadas:

“O protesto foi apresentado contra a exatidão da Classificação Provisória. Os Comissários Desportivos começaram por verificar se o protesto era admissível. Os Comissários Desportivos determinaram que, uma vez que foi apresentado atempadamente e cumpriu os requisitos do Capítulo 13 do Código Desportivo Internacional da FIA, era um protesto admissível.

Uma análise da lista de tempos de volta eliminados fornecida aos Comissários Desportivos pelo Race Control revelou que um número de infrações aos limites da pista não tinha sido previamente referido aos Comissários Desportivos para potencial penalização. Foi determinado que algumas destas infrações justificavam uma penalização que não tinha sido previamente aplicada quando a Classificação Provisória foi publicada. Provisória. Estas penalizações serão refletidas na Classificação Final”.

Segundo o motorsport.com, as equipas “ficaram frustradas com o atraso no controlo dos limites da pista durante a corrida, o que pode ter contribuído para que não pudessem avisar os pilotos, quando lhes era mostrada uma bandeira preta e branca”. Alguns pilotos terão exagerado nos limites, quando já estavam “à bica” para receber uma penalização.

A FIA já tinha pedido aos promotores do Circuito para instalarem caixas de gravilha nas curvas 9 e 10 (as mais problemáticas), mas, por receber corridas de MotoGP, o Red Bull Ring tem evitado essa mudança.

Poderemos mudanças na classificação final, mas dificilmente veremos mudança no vencedor, pois Max Verstappen e Charles Leclerc foram dos pilotos que menos exageraram nos limites de pista. Mas o meio da tabela poderá ter muitas alterações.

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Pity
Pity
1 ano atrás

Onde é a curva 11? Durante todo o fim de semana ouvi que o circuito tinha apenas 10 curvas…

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 ano atrás

Só o Gui é que nos poderá elucidar.

leandro.marques
1 ano atrás

As curvas problematicas sao a 9 e 10.

leandro.marques
Reply to  leandro.marques
1 ano atrás

Obrigado por terem alterado o texto para que leitores mais distraídos não caíssem no engano e achassem mesmo que as curvas mais problematicas eram a 10 e 11, conforme escreveram inicialmente.

Cágado1
1 ano atrás

Repetindo o comentário de outro post: 1200 anotações, sendo que no seu conjunto os carros passaram 1214 vezes nas curvas 9/10 (excluindo SC, VSC e Box), dá um incidente por cada passagem de cada piloto. É óbvio que não pode haver uma regra que seja impossível fiscalizar – muito menos ao vivo. São cerca de 20 revisões por minuto (tb retirando SC e VSC), ou 1 revisão a cada 3 segundos!!! Estatisticamente é certo que várias decisões foram erradas, ou omissas. Rever esta situações ‘a posteriori’ vai abrir um precedente brutal. Acho que a AM fez muito bem em protestar,… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Cágado1
Cágado1
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Bom, parce que não reviram passagem das linhas. Limitaram-se a rever se as voltas deletadas estavam em consonância com as penalizações e corrigiram as divergências. Vamos ver se fica por aqui. Andar a rever todas as 1200 passagens das linhas seria muito complicado e abriria mesmo um enorme precedente.

leandro.marques
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Decerto irá haver mais protestos das equipas. Não sei se ainda será a tempo a entrada do processo. Mas quiseram abrir uma caixa de Pandora eu se fosse chefe de equipa faria o protesto – mesmo que fosse fora de horas – só para ficar registado. Querem rever o que não foram competentes durante a prova então que revejam tudo.

2020
2020
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Não não vai haver precedentes pq os alvos são sempre os mesmos… Esquece

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Sainz, Ham, Albon, Gadly, Dargent 10 segundos
Ocon 30
De Vries 15
Tsunoda 5

2020
2020
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Uma palhaçada esta F1 actual… Não compreendo co mm o Há equipas que centram nesta bagunça de regras… Uma pena e triste

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Com as penalizações Sainz sai prejudicado Lando é premiado com um 4 lugar e Hamilton passa para trás do colega. Será que o Toto hoje vai falar?

Last edited 1 ano atrás by Luis Filipe
garantia4
garantia4
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

A mulher do Ocon é que está neste momento a fazer- lhe um interrogatório cerrado, quer saber por onde é que ele andou, em vez de estar a correr. Casamento em risco…

2020
2020
1 ano atrás

Uma, das regras que deviam rever á seria é a lentidão que se faz mas qualificacoes para ganhar-se tempo prejudicando quem vem embalado em tempo de qualificação e na pre-largada o mesmo ficando os primeiros mt tempo parados… Quem beneficia é o último da grelha.
Limitem mínimo de 80km para não haver mais broncas. ..
Tanta coisa que podia, ser alterada para melhor, mas curiosamente (ou não), piora.

Last edited 1 ano atrás by simiao jms
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