F1, GP da Áustria: Max Verstappen vence corrida sprint animada
Foi mais uma corrida sprint animada, com muitas lutas e muita incerteza motivada pelas condições da pista. Mas a incerteza sobre o vencedor depressa se dissipou. Max Verstappen venceu a corrida confortavelmente, depois de uma luta acesa com Sergio Pérez na primeira volta. Verstappen ainda colocou duas rodas na relva e depois falhou a travagem na curva 3, o que atrapalhou Pérez. Esta luta, quase azedou e animou a primeira volta, mas depois Verstappen foi cavando o fosso, mantendo-se na liderança até ao fim da corrida.
Sergio Pérez foi segundo, mas teve de passar um afoito Nico Hulkenberg que andou pela segunda posição até perto do meio da corrida. Não aguentou a pressão de Pérez, nem de Carlos Sainz, que fez uma corrida discreta mais eficiente, conquistando o pódio da corrida sprint.
Lance Stroll terminou a corrida em quarto lugar, mas ainda teve de suar para manter a posição. Depois de uma excelente largada, ficou à frente do seu colega de equipa que manteve uma toada de gestão até as voltas finais. Aí, Alonso tratou de atacar Stroll, mas sem exageros. O jovem canadiano manteve o lugar, mas o espanhol queria o ponto extra.
Nico Hulkenberg foi um dos destaques da corrida, largou de quarto, aproveitou a confusão na curva 3 (em que o duelo Verstappen vs Pérez atrasou Norris) e saltou para o segundo lugar, onde se manteve por algum tempo. Não teve argumentos para aguentar a concorrência, mas a equipa jogou bem nas boxe e chamou o alemão na altura certa para colocar pneus slicks. Acabou no sexto lugar, pontos importantes para a equipa.
Esteban Ocon terminou na sétima posição, ficando 0.009 segundos à frente de George Russell, que ficou com o último ponto da corrida. Russell largou de 15º, mas apostou no momento certo nos pneus macios e galgou posições até ao fim. Ocon, que se defendeu de Leclerc e Norris, não facilitou e manteve o sétimo posto.
Lewis Hamilton teve uma corrida algo discreta e Norris pagou pelo erro de Verstappen. Apanhado no sítio errado no momento errado. Ficou bloqueado na curva 3 por Verstappen e Pérez e a concorrência passou por ele, caindo para 10º, numa corrida que podia ter dado pontos importantes. Valeram as boas lutas com Leclerc. Hamilton foi décimo e Norris 9º (não trocou de pneus e ficou sem argumentos para defender-se de Norris e Hulkenberg).
Leclerc tentou lutar por melhores posições, mas não teve nem ritmo, nem engenho para passar Ocon e com a troca de pneus acabou por perder terreno, sem recuperar. Alex Albon andou nos pontos, mas com a troca de pneus para macios, caiu para 13º e nunca mais recuperou. Último destaque para Bottas, que foi o único a começar com pneus slicks, mas que depressa se arrependeu e trocou para intermédios, que aguentou até ao fim. Terminou em último.
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Está provado cientificamente que Hulkenberg é o melhor piloto do mundo.
Stroll foi clonado!
A chuva deixa a pista húmida.
Largada quentinha para os lados da Red Bull, mas tudo acabou em bem.
Corrida muito animada, muitas lutas. Gostei, mas há coisas que não percebo. Uma delas é o que se passa com o Alonso que, quando está atrás de Stroll, parece que se encolhe. Hoje ainda tentou passar, mas só na última volta. Porque não tentou antes?
Se ainda fosse luta pelo pódio, ou vitória ou para garantir um lugar pontuável (P10) ainda entenderia porque ele atacaria. Agora, como tem sido, por um mísero ponto não há necessidade de forçar e arriscar a dois carros da mesma equipa saírem da prova. Penso que ele está a fazer o correto.
O forista leandro.marques vê o que qualquer um que veja F1 com bom senso vê.
E que veja F1 sem ver a corrida sempre contra o Alonso…
Cumprimentos
Não é a primeira vez, assim de cabeça, parece-me que já são três. A diferença que existe entre Alonso e Stroll, justifica o meu comentário. Ao contrário do que pensa o RPMS, o meu comentário não é contra o Alonso, pelo contrário, temo que ter o filho do dono como colega de equipa, prejudique o Alonso. É verdade que o Stroll não é nenhum tosco em condições de chuva, mas Alonso é muito melhor piloto e muito mais experiente. Tendo saído imediatamente atrás de Stroll, portanto sem necessidade de recuperar posições, pelo menos quando a pista ficou em melhores condições,… Ler mais »
Três? Quais foram? Só estou a recordar esta como a segunda. E com pontos garantidos não me parece haver necessidade de arriscar tudo por um mísero ponto.
Creio que é a visão correta, se fosse a luta por um lugar no pódio não acredito que ele não forçasse a ultrapassagem. Quanto a corrida vi a mesma a espaços, mas pareceu que existiram algumas lutas interessantes.
Tente recuperar as comunicações com o ‘ muro’ e verá que o Júnior diz qualquer coisa como ” Não vou lutar pela posição com o Nando. Se tem mais ritmo, que passe para frente”.
Ora, sucede que isso nunca sucedeu… Porém, e como diz, e bem , houve aquela última volta. Por uma razão especial: vinha lá o Hulk a voar ( como o Homem- Aranha) a encurtar vertiginosamente a distância. Veja quantos segundos não ganhou na última volta, e ficou a 1.
Outra coisa que eu também não percebi, e que me esqueci de referir no primeiro comentário, foi o facto de sete pilotos, entre os quais os dois Aston Martin, não terem trocado de pneus. Hulkenberg e Russell pontuaram por isso mesmo, e foi por isso que o Hulkenberg se aproximou tanto do Alonso. Sim, eu ouvi essa comunicação, mas começa a ser estranho (eu queria escrever outra palavra, mas fico com esta) a conversa dos pilotos no rádio. Ora é o 14 que diz que não vai atacar, ora é o 18 que diz que não vai defender… não se… Ler mais »
Os 7 pilotos das frente tinha conseguido uma vantagem que julgavam confortável e por outro lado havia dúvidas se conseguiriam em tão pouco tempo recuperar o tempo perdido. Russell e outros por estarem fora, Hulkenberg por estar nas lonas não perdiam nada. Quando as equipas perceberam que talvez devessem ter trocado (Alpine, Aston Martin) já era tarde porque aí é que não recuperavam mesmo.
Agora o que não percebo é meterem pneus médios para 6 voltas. É para poupar macios para amanhã?
Segundo ouvi na transmissão da qualificação de hoje, a maioria dos pilotos já não tinha pneus macios novos, ao contrário dos médios, que tinham guardado para as duas primeiras fases da qualificação e não foram utilizados. Como utilizaram os macios, já usados, na qualificação, provavelmente já não tinham nenhuns em condições
Para quem defende que Lecrerc é um dos melhores, hoje ficou provado aquilo que venho afirmando á algum tempo, com a pista molhada ou com condições pouco estáveis os números não enganam. Com a pista nas mesmas condições amanhã espero não vê-lo a andar para trás.
lol
Com chuva o Hulk andou muitíssimo bem. Já o Norris andou para trás (não percebi se sofreu toque mas não parece porque com piso mais seco andou melhor). A prestação do Piastri acaba por ser melhor dos 2 papaias (belas ultrapassagens).
O Norris foi atrapalhado pela luta dos Red Bull e também sofreu um anti- stall. Não ter trocado de pneus, foi a machadada final.
Partilho da mesma opinião aquele chega para lá desnecessário do Verstappen ao Pérez prejudicou a corrida do Norris que não bateu no Verstappen por pouco
Vou rever de novo o arranque desta prova porque em direto fiquei com a ideia que não foi um “chega para lá desnecessário “ mas sim uma travagem, que devido à condição da pista molhada, saiu longa demais. Mas que o Lando acabou por sofrer os danos colaterais sem dúvida.
Ninguém bate no Verstappen, o Verstappen é que bate nos outros
#StillWeCry
Nos ou os? Se for os você está correto.
Só lembrar que já teve de ir ao hospital por uma (mais uma) ação de outro piloto que sempre que se vê a ser ultrapassado no carro dominador que tinha encarnava o espírito de Schumacher em cima do Hill. Mania que alguns têm de ver F1 com óculos de Penafiel.
Acho que a única forma de tornar estás mini corridas em algo interessante é mesmo ser obrigatório regar a pista antes das provas. E, a exemplo, da prova a sério ser obrigatória a mudança de pneus.
Aprecio o Hulk por duas razões. É um piloto consistente e que sabe o que está a fazer (principalmente quando não está a discutir a vertigem do pódio) e pela sua tenacidade. Já esteve de cama feita várias vezes e soube sempre dar a volta. É está última razão que me faz também apreciar pilotos como Checo, Gasly e Albon. Andar lá em cima qualquer um pode andar – mais ou menos tempo – mas quando as coisas falham nem todos têm a estaleca de se levantarem. Não é o caso destes pilotos que souberam dar a volta a situações… Ler mais »