F1, GP da Áustria: Max Verstappen fez a pole, Leclerc ficou a 0.048 seg.

Por a 30 Junho 2023 17:12

Max Verstappen conseguiu a quarta pole consecutiva na Áustria. O piloto da Red Bull teve uma sessão de qualificação tranquila em que o seu favoritismo não foi questionado. Mas Charles Leclerc tinha guardado para a última volta algo especial, que quase estragava a festa à Red Bull. Leclerc ficou com o segundo posto, a 0.048 seg. da pole. Carlos Sainz ficou com o terceiro lugar numa qualificação positiva para a Ferrari, tal como foi para a McLaren, que viu Lando Norris ficar em quarto. Lewis Hamilton completou o top 5.

Q1

Com algumas nuvens a cobrir o céu, os pilotos foram para a pista para a sessão de qualificação para o GP da Áustria. A temperatura da pista era de 43,5 °C e a temperatura do ar era de 27,8 °C, com 36% de humidade e com o vento a subir de intensidade.

Depois do primeiro e único treino do fim de semana, os pilotos tinham agora como missão conquistar o melhor lugar possível na qualificação dividida em três partes, numa pista rápida e pequena, o que antecipava problemas no tráfego para encontrar a melhor posição possível.

Max Verstappen foi o homem mais rápido no TL1 deixando os Ferrari a 0,2 seg. e era o grande favoritos para esta qualificação. Quem conseguiria fazer frente ao neerlandês? Essa era a grande dúvida.

A sessão começou com os Haas e os Alpha Tauri a irem para a pista assim que a luz verde surgiu no final da via das boxes. Mas a maioria dos carros saiu para a pista sem grandes demoras. Os Ferrari entraram com os pneus com pneus usados, tal como George Russell e Lewis Hamilton. 

Nico Hulkenberg viu a sua volta ser apagada por excesso dos limites de pista. Verstappen tratou de colocar o tempo de 1:05,190, deixando Oscar Piastri a 0,7 segundos, seguido de Pérez. Lando Norris e Carlos Sainz viram as suas voltas serem apagadas, algo que ameaçava ser um tema de conversa para esta qualificação. Valtteri Bottas fez um pião na saída da curva 1, ficando parado na beira da pista, o que motivou bandeiras vermelhas e a interrupção da qualificação. Bottas conseguiu regressar às boxes depois de muito tempo parado a tentar encontrar formas de ligar o seu monolugar. 

A qualificação recomeçou pouco depois, com ainda 11 minutos para o fim da sessão. Max Verstappen viu a sua volta ser apagada e Piastri era o líder da classificação nesta fase. Carlos Sainz passou para a frente das operações, seguido de Lando Norris e Fernando Alonso. Verstappen voltou ao topo da tabela, desta vez sem o tempo ser apagado. Charles Leclerc já era terceiro, seguido de Norris, Alonso, Hamilton, Piastri, Pérez. Valtteri Bottas e Zhou Gunayu fechavam o top 10.

Na zona de eliminação, com seis minutos para o fim da sessão, tínhamos Nyck de Vries, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Logan Sargeant e NIco Hulkenberg. 

Sergio Pérez passou para o segundo lugar, a 0,061 seg do seu colega de equipa, seguido de perto por Norris. Sainz e Leclerc completava o top 5.

A sessão chegou ao fim e Yuki Tsunoda, Zhou Gunayu, Logan Sargeant, Kevin Magnussen e Nyck de Vries ficavam de fora da Q2. Na frente, Verstappen ficou com o melhor tempo, seguido de Pérez, Sainz, Gasly e Leclerc num top5 que ficou definido nos segundos finais. Alonso era apenas sétimo, à frente de Hamilton, com Albon em nono e Piastri em décimo.

Q2

Os carros não se fizeram esperar em pista na Q2 com a Red Bull a entrar em primeiro para a pista. Mas foi Lando Norris que se instalou no topo da tabela de tempos, perto de entrar no segundo 04, seguido de Nico Hulkenberg e Fernando Alonso. Gasly passou para o segundo lugar. Os Red Bull começaram esta sessão com pneus macios usados. Mas a questão dos limites de pista começava a irritar Max Verstappen com algumas voltas já apagadas na Q1 e na Q2 para o piloto neerlandês. O #1 da Red Bull foi o primeiro a entrar no segundo 04, com Sainz a ficar muito próximo de Verstappen.

A meio da sessão, tínhamos Hamilton, Piastri, Leclerc, Bottas e Russell na zona de eliminação. Leclerc tratou de subir ao quinto posto, com Hamilton também a sair da zona de eliminação. Fernando Alonso viu a sua volta ser apagada, tal como Pérez, que caiu para o 15º posto, com Russell a ver o seu tempo apagado, caindo para 14º. A questão dos limites de pista começava a pesar.  

Pérez conseguiu subir ao segundo posto, enquanto Russell não conseguiu sair da zona de eliminação, mas a volta de Pérez foi apagada novamente ficando assim eliminado na Q2 pela quarta vez consecutiva. 

George Russell, Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Oscar Piastri e Sergio Pérez ficavam assim de fora da Q3. Verstappen foi o mais rápido (1:04,951) seguido de Sainz, Norris, Gasly e Leclerc. 

Q3

Alex Albon foi o primeiro a ir para a pista na Q3, com Verstappen a entrar pouco tempo depois, seguido de Sainz, Norris Leclerc, Stroll com a pista a ficar preenchida. Albon foi o primeiro a colocar um tempo na tabela da Q3, mas com pneus usados. Verstappen, com pneus novos, fez o tempo de 1:04.503. Leclerc, Sainz, Norris e Alonso seguiam-se na tabela de tempos após as primeiras tentativas. A volta de Lance Stroll foi apagada, sendo que tinha conseguido apenas o oitavo posto. A primeira volta de Hamilton deu para o quinto lugar. Verstappen parecia ter a pole no bolso, mas o resto do top 3 parecia estar em aberto, com os Ferrari e Lando Norris na luta. A Mercedes e a Aston Martin não pareciam ter argumentos para chegar aos primeiros lugares.

A segunda volta de Albon, que dava para o sexto lugar, foi apagada e o tailandês ficava sem uma excelente volta. Na segunda tentativa de Verstappen deu para tirar pouco mais de um décimo da sua referência inicial. Sainz conseguiu o segundo lugar. Mas Leclerc conseguiu uma volta fenomenal e ficou a 0.048 segundos do tempo de Verstappen. Assim, tínhamos Verstappen, Leclerc, Sainz, Norris e Hamilton no top 5. Lance Stroll ficou com o sexto tempo,à frente de Alonso. Seguiram-se Hulkenberg, Gasly e Albon.  

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Boa qualificação, excelente volta mais uma do Mad Max a colocar o red bull no topo! Ferrari finalmente de volta muito perto da pole, parecia 2022 all over again, Norris no update mclaren excelente 4º, mercedes em baixo hamilton a salvar a casa russell mais uma vez perdido e pessima quali, aston e alonso muito mal nesta pista! Perez não é piloto para a red bull nem para nenhuma equipa de topo, muito inconsistente, pessimo em quali!

galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Concordo com praticamente tudo, excepto com o Perez. A Red Bull e até Max devem muito ao Sergio. É um excelente segundo piloto que luta pelas vitórias, mas não é um campeão nato. Lembra o Berger, Alesi, Massa, Patrese, Webber, etc. Excelentes pilotos vencedores de corridas.

Cágado1
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

As voltas do Pérez foram todas extraordinariamente próximas do Verstappen. Este teve a calma para fazer a última tentativa do Q2 valer, o Pérez teve as 3 eliminadas. Isto faz dele um péssimo piloto em qualificação?… Nah!!!

Cágado1
1 ano atrás

Porque raio não põem um exterior dos correctores, que faça perder tempo, em vez desta palhaçada a que assistimos? O próprio pole disse o difícil que era julgar limites tão estritos em curvas tão rápidas. Será que não houve voltas que foram eliminadas por excesso de zelo? Será que foram eliminadas todas as voltas que deviam ter sido?… Não acredito, é impossível o olho humano ser infalível a julgar estas situações. Foi muito mau assistir a está qualificação (e à da F2)

Cágado1
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Já há o dado que foram eliminadas 47 voltas. Sendo que numa qualificação normal há 90 tentativas de voltas rápidas (40 na Q1 + 30 na Q2 + 20 na Q3), isto quer dizer que foram eliminadas mais de 50% das tentativas. Acho que isto diz tudo sobre a estupidez da situação, não diz?!

Pity
Pity
1 ano atrás

No “campeonato” dos limites de pista, a pole deveria ter ido para o Leclerc, já que foi o único a não ter voltas anuladas. Aliás, o resultado final da qualificação foi bastante influenciado pelos excessos dos pilotos. Russell e Perez, entre as principais equipas, foram bons exemplos disso. Mas falando em qualificação… Max “as usual”, boas prestações de Leclerc e Sainz, Norris muito bem, parece que a McLaren deu um salto em frente, (retiro o que escrevi noutro lado) Hamilton no lugar em que mais vezes tem estado este ano, Stroll, o tal que só lá está por causa do… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Pity
1 ano atrás

Não é só a pista ser curta que ajuda à proximidade, é tb todas as curvas menos 1 serem médias ou rápidas. Acho o A1 Ring, ou o que lhe queiram chamar, um aborto nesta F1, tão ou mais deslocado que alguns citadinos.
Já agora, quanto ao desempenho dos pilotos na quali: Hulk mais uma vez na Q3 e KMag fora na Q1. Começa a ser um padrão. Era giro era se o Haas não derretesse os pneus em 5 voltas.

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Os limites de pista existem é para cumprir, mas isso não invalida que os possamos considerar uma anedota face ao que sucedeu. De resto Verstappen a somar a Ferrari bem e uma palavra para a McLaren e Pará Albon com o Williams

Rhodas
Rhodas
1 ano atrás

Volta gravilha, estás perdoada!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado