F1, GP da Áustria: Max Verstappen conquistou a pole para a corrida Sprint
Max Verstappen continua imparável. O piloto da Red Bull conquistou mais uma pole, desta vez na qualificação para a corrida sprint de mais logo. À imagem de ontem, Verstappen controlou os acontecimentos e o primeiro lugar acabou por surgir com naturalidade. Terá a companhia de Sergio Pérez na primeira linha da grelha, com Lando Norris a conseguir o terceiro lugar, numa grande exibição do piloto da McLaren.
SQ1
Depois da chuva que caiu na pista durante a noite e a manhã, os pilotos enfrentaram um traçado a secar, com a temperatura de pista a ficar-se pelos 21,7 °C e a temperatura do ar apenas nos 16,6 °C. O risco de chuva era de 40% para a Sprint Shootout, que decidia a grelha para a Corrida sprint de mais logo. O asfalto parecia seco no arranque da sessão, mas os níveis de aderência estariam longe do ideal.
Apenas os Williams e Oscar Piastri entraram com pneus intermédios, com o resto das equipas a apostarem nos pneus slicks para estas primeiras voltas. Max Verstappen entrou com pneus médios novos, tal como Kevin Magnussen. O resto das equipas usaram macios usados nos primeiros minutos.
Carlos Sainz queixava-se de problemas nos travões do seu Ferrari, numa altura em que os primeiros tempos começavam a surgir, ainda muito longe das referências de ontem. Sainz regressou às boxes e a sua sessão ficava comprometida.
Max Verstappen tirou Fernando Alonso do topo da tabela, com o tempo de 1:10.201, mas a pista evoluía a cada volta e os últimos pilotos teriam a vantagem. Lewis Hamilton tirou mais de um segundo ao tempo de Verstappen (que acabou por ser apagado por limites de pista). Mas o neerlandês tratou de regressar ao topo da tabela, por pouco tempo, pois os tempos iam caindo a um ritmo vertiginoso.
A meio da sessão, Lando Norris liderava e na zona de eliminação estavam, Valteri Bottas, Pierre Gasly, Zhou Gunayu, Logan Sargeatn e Carlos Sainz.
A evolução da pista era evidente a cada volta e já rodávamos no segundo 7 a três minutos do fim, com Sergio Pérez e Max Verstappen no topo da tabela. Lewis Hamilton tratou de entrar no segundo seis (a volta acabou por ser apagada por limites de pista), no momento em que Sainz regressou à pista para tentar fazer um tempo para sair da zona de eliminação. Quem não conseguia sair da zona de eliminação era Charles Leclerc. Todos os pilotos melhoravam os seus registos, mas no final foi Carlos Sainz que conseguiu o melhor tempo na sua única volta lançada, num excelente esforço do espanhol.
Eliminados na SQ1 ficaram Zhou Gunayu, Piastri, Hamilton, Bottas e Logan Sargeant. A eliminação de Hamilton foi uma surpresa, sendo mais uma “vítima” do policiamento rigoroso dos limites de pista.
SQ2
A segunda parte da qualificação começu com Verstappen a sair com pneus macios usados e a entrar pela primeira vez no segundo 05, seguido de Lando Norris e Esteban Ocon, com Fernando Alonso a instalar-se no segundo posto, pouco depois. Sainz mostrava que estava em forma e conseguia o segundo tempo, enquanto Charles Leclerc continuava com pouco ritmo. Do lado da Mercedes, o cenário era mais negro que os seus carros, com Hamilton eliminado e George Russell com problemas hidráulicos no seu monolugar, ficando de fora da qualificação.
Os tempos continuavam a cair e Esteban Ocon (macios novos) instalou-se na frente do pelotão, tirando 0.020 seg. ao tempo de Verstappen (macios usados), com Kevin Magnussen (macios novos) em terceiro. Pérez (macios novos) e Alonso (macios novos) completavam o top 5. Na zona de eliminação estavam Leclerc, Tsunoda, Gasly, de Vries e Russell. Leclerc tratou de sair da zona de eliminação e colocou-se no quarto lugar, à frente de Norris, com Magnussen a cair para sexto. Verstappen regressou ao primeiro lugar, roubando o lugar que foi de Sainz por pouco tempo.
No final da sessão ficavam de fora Alex Albon, Gasly, Tsunoda, de Vries e Russell. Mais surpresas com Albon (destaque da qualificação de ontem), Gasly e Russell a ficarem eliminados. Verstappen, com o tempo de 1:05.371 ficou com o melhor registo.
SQ3
Max Verstappen saiu para a pista em primeiro da fila e com pneus macios novos, colocando-o em excelente posição para conseguir a pole. Carlos Sainz foi para a pista com pneus médios novos. Apenas Verstappen e Lando Norris começaram esta sessão com pneus macios novos, com os restantes a optarem por pneus macios usados ou médios novos (Sainz e Hulkenberg).
Vestappen mostrou que não estava para brincadeiras e colocou o tempo de 1:04.613, muito perto do tempo da pole de ontem. Lando Norris tratou de se aproximar de Verstappen, com Pérez a ficar no terceiro lugar e Sainz no quarto posto e Nico Hulkenberg em quinto. Charles Leclerc foi para a pista a cinco minutos do fim, com um conjunto de macios novos, fazendo apenas o quinto tempo, pior que Sainz com pneus médios.
Na segunda tentativa de Verstappen, novamente com pneus novos, o neerlandês voltou a ser o mais rápido e confirmou a pole para a corrida Sprint. Sergio Pérez fez o segundo tempo com Lando Norris a ficar com o terceiro registo. Nico Hulkenberg ficou com o quarto lugar, à frente de Carlos Sainz e Charles Leclerc. Fernando Alonso, Lance Stroll, Esteban Ocon e Kevin Magnussen completaram o top 10.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mais uma vez fantástico a bater Bottas. Algo habitual ao longo da última década.
Loool. Hamiltonetes a despejar votos negativos
Como eu costumo dizer há gente muito mal humorada por estas bandas.
Como está a ser irónico vou seguir a mesma linha. Como ontem alguns diziam que Pérez não merecia o lugar fruto da qualificação que fez é caso para dizer o que está a Mercedes à espera para substituir o piloto? Ou será que o problema é que construí um carro ao nível do Williams do Sargeant 🤪
Foram precisas cinco sessões para os pilotos perceberem os limites de pista! (mas à sexta conseguiram 🙂 ) Qualificação interessante, em que Norris confirma o bom momento da “nova” McLaren. Perez a, finalmente, fazer uma qualificação decente. Susto para Sainz e “drama” para Russell, com uma falha pouco habitual na Mercedes. A Aston Martin, tal como ontem, a ficar abaixo do esperado, será que o “boom” já passou? De resto, realce para os dois Alpha Tauri na Q2 e os dois Haas na Q3. Com os Mercedes fora de ordem, espero uma corrida animada. Já me esquecia (esqueço-me sempre dele),… Ler mais »
Flying Deutsch
Errado. Se escreve “flying”, tem de escrever “dutch” 🙂
lol Não vamos transformar isto num consultório, mas permita : e não será “foi preciso” em vez de ” foram precisas” ?
Acho que não, mas o melhor é perguntar à Dra. Edite Estrela 🙂
Agora a sério, fiz a concordância com o número de voltas, que sendo mais do que uma, levaram a um plural, mas eu não sou professora de português, tento escrever sempre sem erros, mas não sou infalível.
Mas o homem voou ou não ao passar por cima do pneu? 😅
Voar, voar, não voou, tentou levantar voo… 😀
Errado – flying German
Ela penso que quis dizer que se era voador teria de ser o holandês e o não o germânico. Penso que foi essa pequena brincadeira.