F1 GP da Áustria: “Isto tem de acabar, caso contrário iremos intervir por eles”
Apesar de se encontrar desapontado com o incidente que envolveu os seus dois pilotos na última volta do GP da Áustria, Toto Wolff afirmou que o toque entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg não irá afetar as negociações que neste momento estão a decorrer sobre a assinatura de um novo vínculo com o piloto alemão.
Antes de Rosberg ter sido penalizado por ter ’empurrado’ Lewis Hamilton para fora da pista, em mais um episódio controverso entre os dois pilotos que impediu a Mercedes de somar a pontuação máxima, Toto Wolff tinha admitido que em cima da mesa estava um novo contrato plurianual para além de 2017.
E embora tenha salientado que a colisão entre ambos foi “desrespeitosa para os mais de 1000 funcionários que constroem os carros da Mercedes”, e que a situação “precisa de acabar”, uma vez que as conversas “não estão a surtir efeito”, Wolff veio depois dizer que o que aconteceu no domingo “não tem influência nos planos a longo-prazo com o Nico. Todas as boas relações têm momentos difíceis e este é um deles”, afirmou, admitindo, ainda assim que é preciso clarificar o ar:
“Precisamos de arrefecer a cabeça e resolver a situação antes de Silverstone, mas se não souberem se comportar em pista, então teremos de intervir e decidir por eles”.
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“Por eles” ? …. Eu sei que o Hamilton também é durinho a lutar pelas posições mas qual é o piloto campeão de F1 que não o é? Mas há uma diferença entre ser duro e aquilo que o Rosberg fez. Além disso recordando que já não é a 1a vez que o alemão usa estas táticas ( Spa 2014; Mónaco 2014 e Barcelona 2016) se calhar tá na hora é de “intervir” no Nico.
De acordo. Pena que os comissários não tenham tido t*mates para o fazer agora, e deixaram mais uma passar em branco.
As primeiras “actuações” de Rosberg, que me lembre, foram no GP do Bahrein 2012, quando empurrou Hamilton, que o tentava ultrapassar. Hamilton ultrapassou mesmo, por fora da pista, e não foi penalizado, porque não tinha já hipótese de abortar a ultrapassagem. Algumas voltas depois, Rosberg repetiu a graça com Alonso, que conseguiu travar a tempo e não ultrapassar. Portanto, não é o facto de estar a lutar pelo título que leva a estas atitudes, é mesmo a natureza dele, pelo que concordo consigo quanto a “intervenções”.
Já não me recordava dessa corrida. Tem toda a razão.
Foi nesse incidente que o Alonso disse o célebre ” You have to leave the space all the time”
Tá aqui o link desse momento: https://www.youtube.com/watch?v=k_sMZG0MLcc
Cá para mim, já ontem intervieram bastante a nível tático, em favor de um dos pilotos.
Arrisco me a dizer também que nas paragens nas boxes também o fizeram.
Não nos pitstop em si, mas nos momentos em que pede ao pilotos para entrar. Começaram por marcar os Ferrari com a extensão do turno do Hamilton, mas a certa altura e com os Ferrari já controlados, parece-me que mudaram o foco para o Rosberg. O Alemão por esta altura já estava numa tática de duas paragens e a tática para o Lewis já pendia mais para uma paragem. Como é óbvio, não convinha que o Rosberg ficasse imediatamente atrás do carro 44, que iria fazer um turno mais longo e teria de baixar o ritmo para poupar pneus. O… Ler mais »
Boa análise
sim, é preferível à analise de que a Mercedes prejudica o carro do Hamilton, e os problemas aparecem sempre ao Hamilton e nunca ao Rosberg. Todavia é apenas isso uma teoria mais elaborada. O Hamilton nunca beneficiou com as tácticas da Mercedes?
Com certeza que o Hamilton já foi beneficiado em outras situações e o Rosberg também. Não é isso que está em causa.
O que está em causa é que ontem a Mercedes fez o inverso do que foi convencionado ao longo dos últimos anos pela própria Mercedes. Em consequência disso um piloto foi claramente beneficiado.
Sim a ideia é essa. O Hamilton foi prejudicado? sim. Foi feito com o propósito de beneficiar o Rosberg? Acho rebuscado e exagerado. A Mercedes parece-me este ano mais preocupada com o andamento dos Ferrari e dos RedBull do que nos anos anteriores.
Atenção que eu não refiro em lado algum que foi feito deliberadamente para prejudicar o Hamilton.
ok, então o teu post não serve como concordância aos outros dois que estão por cima do teu.
Não há lugar a mais discussão visto concordarmos
Claro que o Toto se pudesse decidia por eles todos os GP: O Rosberg 1º e o Hamilton 2º, mas como o Hamilton não é nenhum Barrichello de serviço não aceita esse tipo de palhaçadas.
Pois, não me admirava que o Rosberg se sentisse tão à-vontade para fazer isto (e agora já é mais que uma vez e sem penalização de maior), por sentir que no seio da Mercedes pode ter preferência. Então aqui vai lenha que se isto der para o torto tenho duas vantagens: sou alemão e isso seria bom para a Mercedes, ter um campeão alemão num carro alemão. E a outra vantagem é estar na frente do campeonato, logo tem todo o direito de pedir primazia na luta pelo título, e a Mercedes teria uma desculpa para dizer ao Hamilton que… Ler mais »
https://www.youtube.com/watch?v=D7Cc7W1T2zQ
qual a diferença?
A diferença é que O HAMILTON NÃO BATEU NO ROSBERG, e essa é uma grande diferença, por muito que custe aos anti Hamilton, que há muitos por aqui.
ok… se é essa a tua análise… já disse noutro lado, culpo o Rosberg pela austria 2016. Mas, não façam do outro um anjinho, isso é que é chato quando o tricampeão é tudo menos anjinho!
Na minha opinião a diferença entre um e outro é que o Rosberg em Austin 2015 foi anjinho!!! Esta a deixar de o ser, mas tem que medir melhor o que faz!
Uma enorme diferença. A primeira grande diferença, é uma largada. Segunda grande diferença, quando o Hamilton fecha a porta o Rosberg está atrás. Se quer comparar essa situação com outras, deverá comparar com as largadas de Montreal 2014 e 2016, ou Melbourne 2016. Nessas situações, que são largadas, ora Rosberg, ora Hamilton, apertam para fora da pista porque têm a linha de trajetória e o adversário está ligeiramente atrás. Agora questione-se lá porque razão nessas situações não existiram queixas, investigações ou penalizações. Nos acontecimentos de ontem, Rosberg está atrás e por dentro. A linha de trajetória é do Hamilton. O… Ler mais »
Claro que há diferença!!!! e nesta
https://www.youtube.com/watch?v=8DubbiKoW3Y
nunca vão ser iguais. pois não !!!!
mas são semelhantes e sabemos que não houve investigação em austin porque não houve acidente propriamente dito. Queixas houve e bastantes pelo menos do Rosberg.
Já agora também acreditas no ” massive understeer” no canada este ano?
O Rosberg não tem defesa neste grande prémio, mas percebes que há uma história comum sendo o mais recente o Rosberg facilitar a ultrapassagem ao Hamilton no Monaco para depois acontecer o “massive understeer” no canada!
Na situação do sei link, em caso de colisão, a culpa seria inteiramente do Hamilton, mas acho que isso é clarissímo para toda a gente.
O “massive understeer” também já aconteceu no Canadá em 2014 em favor do Rosberg.
Obviamente que apenas acredito parcialmente. Se na largada com pneus frios pode acontecer, isso não explica tudo. Não vamos ser anjinhos ao ponto de acharmos que em todas as situações que referi anteriormente, os pilotos não podiam ter dado mais espaço ao adversário. Mas em todas estas situações são defesas musculadas e legais. Ontem o Rosberg exagerou, foi mesmo à descarada.
Concordado!!! Apenas te digo que defendo uma atitude mais musculada do Rosberg, mas não o que ele fez ontem. E, acho que podemos concordar que do final dos anos 80 para cá, começou-se a praticar mais frequentemente a tactica da ultrapassagem que empurra o ultrapassado para fora da pista, tactica da qual o Juan Pablo Montoya foi talvez o expoente máximo, e que não foi a primeira vez que o condutor do carro que se apresenta no interior deliberadamente alarga ( o rosberg nem começou a fazer a curva ) a trajetoria de forma a não haver espaço para o… Ler mais »
Há uma diferença entre fechar a porta, devagar, que dá mais que tempo para Rosberg travar e não ir por fora, e o que o Rosberg já fez mais que uma vez: fechar de maneira agressiva que só dá opção para o companheiro de ir pela relva ou ir em frente para evitar um toque, e como se não bastasse, rosberg na manobra seguinte impede o companheiro de voltar à pista. Porque o Hamilton foi agressivo nessa manobra? Foi, mas não ao ponto de o companheiro não ter opções e deixar o companheiro fora da corrida como o Rosberg já… Ler mais »
ok… não vou debater os acidentes em causa ( embora haja matéria para isso ).
Responde-me só a esta pergunta:
Se o Versapten ( Kimi, Vettel, alonso, massa – qualquer um ) estivesse no lugar do Rosberg e tivesse feito a mesma manobra errada, achas que haveria colisão entre o piloto em questão ( qualquer um deles ) e o Hamilton?
E repara que a tua resposta, mesmo que negativa, em minha opinião, não culpabiliza o Hamilton pelo acidente.
Agora que eu acho que muitas vezes as penalizações responsabilizam o piloto pela consequência e não pela atitude, lá isso acho!