F1, GP da Austrália: Siga a corrida em direto aqui
Volta 58: Termina a (longa) corrida do Grande Prémio da Austrália atrás do Safety Car, com vitória de Max Verstappen e Lewis Hamilton e Fernando Alonso a completarem o pódio, preenchido apenas Campeões do Mundo de F1.
Estreia de Oscar Piastri a pontuar, logo na corrida de ‘casa’, enquanto Sainz caiu para 12º e fora dos pontos.
Volta 57: Carlos Sainz penalizado em 5 segundos pelo toque em Fernando Alonso. Vai cair bastante na classificação, visto que terminará atrás de Safety Car.
Volta 57: Corrida recomeça às 8h33 atrás do Safety Car, sem possibilidades de ultrapassar até completar a volta que falta.
Volta 57: Informação da FIA: “Reinício da corrida atrás do Safety Car na ordem da partida anterior menos os carros fora de prova. Haverá uma partida lançada e como só restará uma volta, a bandeira axadrezada sairá à medida que voltarem a passar a linha de meta”.
A ordem dos pilotos no reinício é:
1º Max Verstappen,
2ºLewis Hamilton,
3º Fernando Alonso,
4º Carlos Sainz,
5º Lance Stroll,
6º Sergio Pérez,
7º Lando Norris,
8º Nico Hülkenberg,
9º Oscar Piastri,
10º Zhou Guanyu,
11º Yuki Tsunoda,
12º Valtteri Bottas
Volta 57: Que confusão!
Verstappen e Hamilton passaram pela curva 1 sem qualquer problema, mas atrás deles foi caos. Quatro pilotos estão fora de corrida: Ocon, Gasly, Nyck de Vries e Logan Sargeant. Os dois pilotos da Alpine bateram um contra um outro, levando a pista a ficar cheia de detritos.
Ainda antes da primeira curva, Sargeant bateu na traseira do AlphaTauri de Nyck de Vries, resultando na saída de pista de ambos os pilotos.
Os comissários estão a investigar a terceira partida da corrida do GP da Austrália, mas para além disso as informações são escassas.
🚩 RED FLAG 🚩
MULTIPLE CARS ARE OUT!!! #AusGP #F1 pic.twitter.com/zycwEEjlWs
— Formula 1 (@F1) April 2, 2023
Volta 57: Colisão entre Carlos Sainz e Fernando Alonso, assim como os dois Alpine, Nyck de Vries e Logan Sargeant. Bandeira Vermelha de novo!
Volta 57: Duas voltas para o final da corrida com os pilotos a arrancarem de novo da grelha de partida. Todos arrancam para o sprint final com pneus macios montados nos monolugares.
Volta 56: A FIA confirma que “detritos da jantes sobre uma vasta área [da pista] é a causa desta bandeira vermelha”. Corrida retoma às 7h56.
Volta 56: Bandeira vermelha!
Corrida interrompida a 2 voltas das 58 programadas. Todos os 16 carros ainda em corrida estão parados na via das boxes com as equipas a trocarem de pneus rapidamente.
LAP 55/58 🚩 RED FLAG 🚩
The race has been red-flagged!
Sit down and buckle up folks, this is gonna be mental 😆#AusGP #F1 pic.twitter.com/4ef86k417R
— Formula 1 (@F1) April 2, 2023
Volta 54: Safety Car!
Kevin Magnussen perdeu o pneu traseiro direito e ficou parado na escapatória do traçado australiano. Houve um contacto do Haas nos muros de proteção, que resultou na jante partida. O pneu ficou em pista e a direção de corrida decidiu levar o Safety Car para a pista.
LAP 54/58
⚠️ SAFETY CAR ⚠️
K-Mag is stopped and looks to be missing a right rear tyre#AusGP #F1 pic.twitter.com/voBWDd69sJ
— Formula 1 (@F1) April 2, 2023
Volta 51: Nova investida de Norris sobre Hülkenberg, que cometeu um pequeno erro e perdeu a posição para o piloto da McLaren, que alcançou o 8º posto.
Volta 50: Norris tentou ultrapassar Hülkenberg, mas o piloto alemão defendeu-se bem da manobra.
Volta 47: Max Verstappen saiu mais largo na penúltima curva depois de bloquear a travagem e foi à relva. Passou a estar a 7.6s de vantagem de Hamilton depois de ter estado a mais de 11 segundos do britânico.
Volta 45: Pérez deixou para trás Hülkenberg, que ficou prontamente pressionado por Norris. O piloto mexicano tem 4.4s de desvantagem para Lance Stroll, o piloto que ocupa o sexto posto da classificação.
Volta 44: Sergio Pérez ultrapassou Norris, que tem agora Hülkenberg na mira.
A corrida tem estado numa fase de expetativa e gestão. Com a grande maioria das equipas a quererem manter os pneus duros que colocaram por altura da bandeira vermelha, os pilotos gerem o andamento. Verstapen está na frente e não parece que vá ser incomodado, mas a luta entre Hamilton e Alonso poderá animar a prova nas voltas finais. Carlos Sainz está em quarto, pressionado por Pierre Gasly e Sergio Pérez passou finalmente Lando Norris, pelo oitavo lugar.
Volta 43: Sergio Pérez teve algumas dificuldades para entrar em terreno de DRS na discussão pelo oitavo posto com Lando Norris, mas está agora mais próximo, depois de ter registado a volta mais rápida.
Volta 42: Max Verstappen lidera confortavelmente e alcançou o tempo mais rápida na volta anterior. Entretanto, Pierre Gasly aproximou-se de Carlos Sainz, estando com DRS disponível na luta com o espanhol da Ferrari pelo quarto posto da classificação
Volta 40: A corrida entra nas últimas 18 voltas, com Hamilton novamente com o registo de volta mais rápida alcançado na volta anterior. São 9.7s que separam o britânico de Verstappen, enquanto Alonso está a 1.7s.
Volta 37: Lewis Hamilton completou a volta mais rápida até este momento da corrida. A resposta foi dada por Verstappen na volta seguinte.
Volta 36: Logan Sargeant parou para tirar os pneus médios e montar pneus duros até final da corrida, possivelmente.
Volta 35: A luta pelo oitavo posto pode para breve, com Pérez a conseguir reduzir a diferença para apenas 1.5s para Norris e pode ter DRS nas próximas voltas.
Volta 33: Fernando Alonso está cada vez mais perto de Hamilton. O piloto espanhol aumentou o ritmo e está a 1.4s do seu adversário.
Volta 29: Lewis Hamilton tem 7.3s de desvantagem para Max Verstappen, que lidera confortavelmente, enquanto o britânico pode ficar novamente sob pressão de Alonso. Oscar Piastri deixou Tsunoda para trás, subindo ao 11º lugar, passando a ter Ocon na sua frente.
Depois do Virtual Safety Car provocado por George Russell, Verstappen conseguiu uma vantagem de 4 segundos em poucas voltas. Atrás, Hamilton estava a tentar gerir a corrida, mantendo Alonso à distância. Atrás, Sergio Pérez estava endiabrado e já era nono, com uma coleção de grandes ultrapassagens. Também Sainz estava com bom ritmo e passou Gasly com uma grande ultrapassagem. As melhores lutas estavam a meio a tabela com Piastri, Tsunoda e Ocon a darem um bom espetáculo. Mas na frente da corrida, estávamos numa fase de gestão em que as equipas tentavam entender se os pneus iriam aguentar até ao final da prova.
Max Verstappen lidera com sete segundos de vantagem, seguido de Hamilton e Alonso.
Volta 26: Esteban Ocon ultrapassou Oscar Piastri entre a curva 9 e 10, ficando com yuki Tsunoda à sua frente.
Volta 25: Boa ultrapassagem de Sainz a Pierre Gasly. O único piloto da Ferrari em pista alcançou o quarto lugar.
Volta 24: Como está a classificação neste momento:
LAP 24/58
How things stand going into Lap 24! #AusGP #F1 pic.twitter.com/tLFMEnVMO1
— Formula 1 (@F1) April 2, 2023
Volta 23: O piloto mexicano da Red Bull embalou! Deixou desta vez Yuki Tsunoda para trás. Na frente, um pequeno comboio de DRS envolve Pierre Gasly, Carlos Sainz e Lance Stroll, com Nico Hülkenberg a tentar juntar-se, mas segue a 2.1s mais atrás.
Volta 22: Pérez alcança o décimo posto, tirando Piastri dos pontos.
Volta 21: Lewis Hamilton conseguiu alguma vantagem sobre Fernando Alonso, passando a ter 1.9s de vantagem para o espanhol. Sergio Pérez ultrapassou Esteban Ocon, tendo Oscar Piastri à sua frente para alcançar as posições pontuáveis.
Volta 19: Bandeira verde.
Volta 18: Abandono de George Russell! O motor incendiou-se e provoca Virtual Safety Car e o pitlane está fechado, porque o W14 se encontra parado no saída das vias das boxes.
Antes deste incidente, Alonso estava cada vez mais perto de Hamilton na procura pela ultrapassagem ao adversário britânico.
É o terceiro abandono do GP da Austrália.
LAP 18/58
It goes from bad to worse for George Russell…
He is forced to retire as fire and smoke emerges from his car #AusGP #F1 pic.twitter.com/umJP1NDrqY
— Formula 1 (@F1) April 2, 2023
Volta 15: Lance Stroll foi ultrapassado por Sainz, que ascendeu à sexta posição. Na frente, Verstappen tem 3.2s de vantagem sobre Hamilton, que tem cerca de 1.3s de diferença para o terceiro classificado, Fernando Alonso.
Sergio Pérez continua a recuperação, sendo 14º classificado.
Volta 13: George Russell ultrapassou Pierre Gasly e Carlos Sainz deixou para trás Yuki Tsunoda.
Volta 12: Verstappen ultrapassou Hamilton com ajuda do DRS antes da curva 9, que nada pôde fazer com a diferença enorme de velocidade entre os dois monolugares.
Volta 10: Lewis Hamilton arrancou melhor do que Max Verstappen e mantém a liderança, enquanto George Russell recuperou uma duas posições e passou para quinto. Pareceu haver um toque entre Nyck de Vries e Esteban Ocon na curva 3.
Volta 9: Nova largada parada na grelha de partida.
Todos os carros com pneus duros montados, excetuando Nyck de Vries e Logan Sargeant com pneus médios.
Grande confusão na volta de aquecimento, com carros a terem de passar pela escapatória de gravilha, com a FIA a investigar o procedimento de partida.
Volta 9: Informação da FIA: “A bandeira vermelha deve-se à quantidade de gravilha e detritos em pista que precisa de ser limpa”.
Corrida será retomada às 6h33
Eis a classificação neste momento:
Volta 8: BANDEIRA VERMELHA
LAP 9/58
🚩 RED FLAG 🚩
The race has been red-flagged due to the gravel on the track from Albon's incident #AusGP #F1 pic.twitter.com/yWOaJBcYn2
— Formula 1 (@F1) April 2, 2023
Volta 7: Alexander Albon despistou-se! Entra de novo o Safety Car.
Pára George Russell, que regressa à pista no 7º lugar com pneus duros montados no W14. Quem lidera atrás do SC é Lewis Hamilton, seguido de Max Verstappen. Ambos ainda não pararam.
No recomeço da prova após a saída do Safety Car, George Russell tratou de colocar alguma distância entre ele e Lewis Hamilton, com Max Verstappen a pressionar Hamilton. Este trio afastava-se de Carlos Sainz e Fernando Alonso, com Alex Albon em sexto.
Dos pilotos que largaram com macios, apenas Gasly manteve os pneus durante o Safety Car, com os restantes a trocar para duros.
Alex Albon estava a ter uma excelente corrida, mas uma saída de pista na curva 7, com a traseira do carro a soltar-se e a provocar um pião e o choque contra as barreiras.
Russell entrou para trocar de pneus, tal como Carlos Sainz, ainda com Safety Car em pista. Pouco depois as bandeiras vermelhas foram mostradas e Russell ficava a perder, em sétimo. Lewis Hamilton ficou com o primeiro lugar e pode trocar de pneus ficando a ganhar, com uma troca de pneus sem perder tempo.
Volta 6: DRS disponível
Volta 5: Volta mais rápida para Max Verstappen. DRS ainda não está disponível
Volta 3: Safety Car sai de pista
Os dois Mercedes mantêm as duas primeiras posições da classificação, com Verstappen em 3º e Sainz em 4º. Fernando Alonso acabou por cair para quinto, enquanto Alexander Albon ultrapassou Lance Stroll.
Volta 2: SAFETY CAR
Vários pilotos pararam nas boxes durante logo no final da volta 1.
Volta 1: Bom arranque dos dois primeiros da grelha de partida, mas George Russell foi bastante pressionante e passou para a liderança após a primeira curva, enquanto Lewis Hamilton defendeu bastante bem a sua posição e conseguiu, na curva 2, ultrapassar Max Verstappen.
Charles Leclerc saiu de pista depois de um toque e ficou parado na caixa de gravilha, obrigando à entrada do Safety Car
Escolhas de pneus: Pierre Gasly, Esteban Ocon, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas Bottas arrancam de pneus macios. Nyck de Vries, Logan Sargeant e Sergio Pérez de duros e todos os restantes de pneus médios, o que incluem os 8 primeiros da grelha.
Sergio Pérez e Valtteri Bottas largam da via das boxes
Sergio Pérez e Valtteri Bottas não vão largar da grelha de partida. Pérez fez mudanças nos travões e suspensões e Bottas fez alterações à afinação do carro o que motivou a quebra do parque fechado e, por conseguinte, obrigam estes dois pilotos a largar da via das boxes.
Os pilotos enfrentam condições como nunca enfrentaram no fim de semana. Céu limpo, calor, pista seca e mais quente. A degradação dos pneus será uma incógnita nesta corrida.
Temperatura ambiente 18ºc
Temperatura da pista 25ºc
Humidade 51%
Vento de Sudoeste 1 Km/h
Risco de chuva: 0%
Passaram por Albert Park 450 mil pessoas no fim de semana
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI