F1, GP da Austrália: Siga a corrida AQUI

Por a 16 Março 2025 03:55

Volta 57 – Lando Norris vence o GP da Austrália, com Max Verstappen e George Russell no pódio. Que corrida !

Volta 56 – Max Verstappen ataca Norris com tudo, mas o britânico segura o campeão com mestria. Verstappen tem DRS, mas Norris tem resposta para tudo. Kimi Antonelli tem uma penalização de cinco segundo por Unsafe Release.

Volta 53 – Leclerc tentou passar Gasly pelo oitavo posto, sem sucesso.

Volta 52 – Safety Car regressa às boxes. Lando Norris tem um bom recomeço e mantém a liderança, com Verstappen na pressão. Um pequeno erro de Verstappen deixou o #1 à mercê de Russell. Enfrentando Leclerc passou Hamilton pelo nono lugar. Norris conseguiu uma vantagem de 1 segundo para Verstappen.

Volta 48 – Ferrari chama os seus pilotos. A aposta da Ferrari falhou e os pilotos estão agora no fundo do top 10. A ordem é agora Norris, Verstappen, Russell, Albon, Antonelli, Stroll, Hulkenberg, Gasly, Hamilton e Leclerc.

Volta 47 – Verstappen entra nas boxes para colocar pneus intermédios. Hamilton lidera, seguido de Norris e Leclerc. Norris poderá regressar à liderança em breve. Bortoleto e Lawson saíram de pista na mesma altura e o Safety Car regressa à pista. Norris conseguiu regressar à liderança com a dupla da Ferrari atrás de si.

Volta 46 – Max Verstappen lidera e tem 8 segundos de vantagem para Hamilton e Gasly está em terceiro. Segue-se Tsunoda, Leclerc, Norris, Lawson, Russell, Albon e Stroll.

Volta 44 – Ambos os McLaren saem de pista já no terceiro setor. Piastri foi para à relva. Verstappen conseguiu passar para a liderança. A chuva chegou e apanhou os líderes. Norris caiu para sétimo, mas é o primeiro com intermédios. A corrida de Piastri está arruinada.

Volta 43 – Momentos de tensão. A chuva aproxima-se e promete ser intensa. Tsunoda defende-se de Leclerc na luta pelo top 5. Norris tem 2.5 segundos de vantagem para Piastri.

Volta 42 – A corrida recomeça. Norris tem um bom recomeço e ganha alguma vantagem para Piastri, que está sob ataque de Verstappen. A chuva deverá chegar em três voltas e espera-se chuva intensa. Norris tem já 1 segundo de vantagem para Piastri, que conseguiu sacudir a pressão de Verstappen.

Volta 41 – Haas arrepende-se e coloca pneus slicks nos seus monolugares. A previsão meteorológica é dificil de ler nesta fase.

Volta 38 – A ordem atual é Norris, Piastri, Verstappen, Russell, Leclerc, Tsunoda, Albon, Hamilton, Gasly, Antonelli. A única equipa que não colocou pneus slicks foi a Haas, a tentar uma jogada estratégica diferente.

Volta 37 – Aproxima-se chuva severa para perto do fim da corrida, o que pode afetar o desfecho da corrida. Espera-se chuva “classe 2 ou 3” o que significa chuva com alguma intensidade. A McLaren está a planear a melhor forma de lidar com essa possibilidade.

Volta 34 – Fernando Alonso comete um erro, perde o carro e o Safety Car é acionado. As equipas vão agora colocar pneus slicks. Lando Norris lidera, seguido de Oscar Piastri e Max Verstappen. Todos os pilotos estão a entrar para as boxes para trocar de pneus, pois todos estavam ainda com os intermédios com que começaram a corrida. McLaren e a maioria das equipas escolheu os pneus duros. Red Bull, Williams e Sauber escolheram os médios.

Volta 32 – Foi pedido a Oscar Piastri para segurar o lugar, mas agora a equipa dá luz verde para Piastri atacar Norris. A dupla da McLaren aproxima-se de Lawson. Verstappen está a 17 segundos da liderança. Piastri tem um pequeno erro, mas e a vantagem de Norris dilatou-se para os 2.5 segundos.

Volta 29 – Os McLaren começam a apanhar os primeiros retardatários. Piastri está no DRS de Norris e a luta entre os colegas de equipa aquece. Piastri tem novamente a melhor volta da corrida.

Volta 25 – Apenas dois carros rodam no segundo 29: os dois McLarens na frente da corrida. Piastri tinha a volta mais rápida, mas Norris respondeu ao desafio do colega de equipa e parece com vontade de se afastar de Piastri. Hamilton continua a atacar Albon, mas o piloto da Williams defende-se brilhantemente. Verstappen está a 14 segundos da liderança e agora está fora das contas pela vitória.

Volta 23 – Hamilton aproxima-se de Albon, ao mesmo tempo que Kimi Antonelli a passar Lance Stroll. O jovem italiano está com um excelente ritmo. Norris lidera, com 1.8 segundos de vantagem para Piastri, com Verstappen a 9 segundos da dupla da McLaren. Russell está a 9 segundos de Verstappen e Leclerc está a 4 segundos de Russell.

Volta 20 – Verstappen está em apuros. Norris está já a 8 segundos e Piastri está a 5, o que mostra o quanto o #1 está a perder nesta fase para os homens da McLaren.

Volta 18 – Verstappen queixa-se que os pneus estão “mortos”. Quatro pilotos têm a atenção dos comissários por infração no procedimento de Safety Car (Alonso, Tsunoda, Hamilton e Albon).

Volta 17 – Verstappen comete um erro e abre a porta a Piastri. Norris tem 2.6 segundos de vantagem para Piastri, agora segundo, com Verstappen a menos de 2 segundos do australiano.

Volta 16 – Kimi Antonelli não evitou um pequeno erro. Um pneu na relva provocou um pião, sem consequências, numa corrida dura para os estreantes. A ordem é Norris, Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc, Tsunoda, Albon, Hamilton, Gasly e Alonso.

Volta 15 – Kimi Antonelli passa Hulkenberg pelo 12º posto, na única luta interessante atrás dos três da frente. Alguma chuva está a aproximar-se e é por isso fundamental preservar os pneus, tarefa cada vez mais complicada.

Volta 12 – o DRS foi ativado, numa altura em que Verstappen está a 1.2 segundos de Norris. Já Piastri aproxima-se de Verstappen e pode aproveitar o DRS. Russell está a 5 segundos de Piastri e os três da frente está cada vez mais longe do resto da concorrência.

Volta 10 – Norris tem Verstappen a 0.7, com o piloto da Red Bull a recuperar posições. Piastri está já a 13 de Verstappen, o que não ajuda Norris. Russell está a quase 2 segundos de Russell. Os pneus intermédios começam a dar sinais de sobreaquecimento, com a pista a secar rapidamente.

Volta 8 – O Safety Car regressa às boxes e a corrida recomeça. Norris mantém a liderança, sobe a pressão de Verstappen, que tem de se manter atento a Piastri. Fernando Alonso está a ser investigado por uma infração no procedimento de Safety Car.

Volta 5 – Algumas equipas (Haas e Red Bull) aproveitaram uma passagem pelas via das boxes para trocar de pneus intermédios para um conjunto de pneus mais quentes. Mas com a pista a secar e sem chuva prevista para os próximos 30 minutos, o ritmo da corrida pode aumentar nas primeiras voltas, sem safety car.

Volta 4 – Nico Hulkenberg foi o piloto que mais posições recuperou (5), com Esteban Ocon a recuperar quatro posições e Antonelli 3. Claro que estes números são ajudados pelas 3 desistências. Piastri, Tsunoda e Albon foram os pilotos que perderam posições.

Volta 1 – Lando Norris com um arranque cauteloso consegue segurar Max Verstppen. Mas Oscar Piastri não conseguiu segurar Verstappen e perdeu um lugar. Charles Leclerc ganhou duas posições. Jack Doohan com um violento acidente está fora da corrida e o Safety Car foi chamado. Carlos Sainz também não conseguiu evitar um erro já sob Safety Car e foi parar contra as proteções da pista. Mais um piloto fora.

A ordem, com três voltas feitas, é Norris, Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc, Tsunoda, Albon, Hamilton, Gasly e Alonso.

Lance Stroll, o único piloto a começar com pneus de chuva, vai trocar e colocar intermédios.

Novo procedimento de largada deverá começar às 3:15. Enquanto isso, Hadjar regressa às boxes completamente destroçado. Anthony Hamilton foi consolar o jovem piloto, num bonito gesto por parte do pai de Lewis Hamilton.

Isack Hadjar com um arranque para esquecer. O jovem francês perdeu o controlo do carro na volta de lançamento e tem a asa traseira danificada. Deverá significar o fim da participação do piloto nesta corrida. A largada foi abortada e por isso ainda vamos ter de esperar pelo arranque da corrida.

Apesar das condições, não vamos ter largada com Safety Car

As escolhas de pneus para a largada:

– Oliver Bearman e Liam Lawson largam da via das boxes. A Haas alterou a afinação do monolugar de Bearman e a Red Bull mudou a configuração da asa traseira. Com a saída de parque fechado, ambos começam da via das boxes.

  • Temperatura da pista: 18.3ºC
  • Temperatura do ar:  15.2°C
  • Humidade: 87%
  • Probabilidade de chuva para esta corrida: 40%

A grelha para a corrida

Pneus e estratégia

Dados da Pista:

Primeiro Grande Prémio – 1996

Número de voltas – 58

Comprimento do circuito – 5.278 km

Distância da corrida – 306,124 km

Recorde de Volta -1:19.813Charles Leclerc (2024)

Foto: Getty Images / Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado