F1, GP da Austrália, O Destaque: Lando Norris

Por a 17 Março 2025 11:54

O destaque do primeiro GP de 2025 tem de ser Lando Norris. O piloto da McLaren venceu a prova com toda a justiça e, mais que isso, mostrou que o rótulo de candidato ao título lhe assenta bem.

Nunca ninguém duvidou da velocidade pura de Lando Norris, mas muitos desconfiam da sua capacidade mental em aguentar uma luta intensa, especialmente contra Max Verstappen. No ano passado claudicou e nunca foi uma verdadeira ameaça ao título do neerlandês, mas em 2025, os primeiros sinais parecem animadores.

Norris conquistou a pole no sábado, com uma diferença de menos de um décimo de segundo para o seu colega de equipa. É pouco e é talvez a diferença que existe entre os dois talentos da McLaren. No entanto, é o suficiente para fazer a diferença. Em corrida, Norris não teve um arranque muito bom, mas soube defender-se de Max Verstappen. Foi até agressivo na forma como “fechou a porta” ao piloto da Red Bull, o primeiro sinal positivo. Assumindo a liderança da corrida, soube gerir muito bem os tempos. Quando teve margem, baixou o andamento para poupar pneus, quando viu Verstappen ou Piastri atacar, subiu o ritmo para e manter sempre a salvo. A forma como falou com a equipa foi sempre calma e composta. Quase nem se notava que estava a fazer 300 km/h em estradas onde normalmente se anda a 30 km/h. Quando apanhou o susto da última chuvada que o atirou para a relva, soube resolver o problema e regressar à liderança em pouco tempo. No último ataque de Verstappen, segurou a vantagem e carimbou a primeira vitória do ano.

Sim, tem o melhor carro da atualidade. Mas no ano passado também tinha e desaproveitou. Em condições onde Max Verstappen é rei e senhor, vimos o #1 cometer um par de erros pequenos, mas comprometedores, enquanto que Lando Norris não cometeu um erro e foi o justo vencedor.

Este Lando Norris pode ser um forte candidato. Sereno, focado, mais agressivo e menos propenso ao erro. Mais do que uma vitória, uma primeira afirmação do britânico da McLaren.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
16 horas atrás

Vou arranjar muitos inimigos mas o contraditório tem que ser feito. Não é verdade que o Norris “não cometeu um erro “. E pudera, com as condições de pista ontem… Com o Verstappen a menos de 2 segundos, foi à gravilha na curva 6 ( e foi bem pior que o kimi, a quem vocês apontaram logo que foi erro ) a 2 voltas do fim, por acaso teve sorte e safou-se, não mostraram na tv mas aconteceu mesmo. No mesmo sítio e no mesmo momento em que o Piastri errou, ele também errou , por acaso calhou safar-se. Quando… Ler mais »

Last edited 16 horas atrás by jo baue
Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
13 horas atrás

Há uma grande distância entre Damon e Lando mas sim é alguém que deixa muitas dúvidas no ar.
E também tens razão que o artigo é demasiado bonito quando o próprio afirmou que cometeu vários erros.
Destacam-se dois pontos essenciais. Não perdeu a liderança na primeira volta, o seu grande ponto débil, e aguentou a pressão final do Max. O resto foi muito bom mas pode-se dizer o mesmo de outros pilotos.
P.S. – Não vi as ordens de equipa, acho que nesse momento bati uma soneca. 😐 Em que volta foi?

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
11 horas atrás

Revê o momento em que o Piastri encosta ao Lando. A comunicação do muro” hold the position” ouve-se na transmissão mais tarde mas foi feita nesse momento, ‘ I am faster but Ok’, responde o Piastri, antes de errar. A questão nem é o piloto A ou B, ou se as ordens de equipa se justificam ( por acaso aqui até acho que não) , mas a postura sempre arrogante da McL a querer dar lições a todos como se fossem moralmente superiores, com proclamações tipo ” they are free to race” e alimentando as críticas a’ Ferrari nesse particular.… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
3 horas atrás

Desculpa mas não me lembro nem chuva de pedras nem essa decisão da Ferrari por isso não comentarei. Não quero ter de morder a língua. 😀 Tu és ferrarista ferrenho, quiçá sintas as coisas de outra forma e respeito, mas eu não identifico essa “moralidade”. Admito sim que tenham mudado um pouco de discurso quando começam a ter algumas coisas a perder. Acho que este ano vão ter de dar muitas ordens para conseguir um campeonato. As ordens de equipa na Ferrari estão muito coladas aos dois momentos célebres Schumi/Rubens e Alonso/Massa que foram amplamente explorados por todos. Particularmente a… Ler mais »

Patucho10
Patucho10
13 horas atrás

Foi um GP difícil para todos. Esta vitória para o Lando é ainda mais importante por vários motivos, primeiro porque na parte final foi contra o Max, mas desta vez a defender em vez de atacar. Segundo porque começou o ano da melhor forma e a confirmar que pode lutar pelo titulo mundial de pilotos. Terceiro consegue abrir do seu colega de equipa, foi o momento da chuva que retirou uma dobradinha certa da McLaren, e aqui o Piastri teve infelicidade de ficar preso na relva e o Lando teve sorte em não perder muito tempo e entrar nas boxes… Ler mais »

Ativar notificações? Sim Não, obrigado