F1, GP da Austrália: McLaren explicou ordens de equipa

Por a 16 Março 2025 10:41

As regras “papaia” fizeram-se sentir na primeira corrida do ano. A certo ponto da corrida, Oscar Piastri recebeu ordens para manter a posição, o que pareceu estranho, uma vez que a McLaren deu luz verde para ambos os pilotos lutarem entre si.

Zak Brown explicou que a ordem para Oscar Piastri “manter posição” ao se aproximar de Lando Norris no GP da Austrália foi temporária, para garantir que ambos limpassem o tráfego antes de batalharem na pista. No entanto, Piastri perdeu terreno após um erro e terminou apenas em nono.

“Acho que não teve nada a ver com isso”, disse Brown. “Nós, Andrea e eu, no muro das boxes, libertámo-lo para a corrida e só queríamos ter a certeza de que não teríamos problemas com o tráfego”.

Durante a chuva, os dois pilotos saíram da pista, mas Norris conseguiu se recuperar, enquanto Piastri ficou preso na grama. Com a ajuda do Safety Car, ele conseguiu voltar e ultrapassar Hamilton para terminar em nono.

“Sinto-me muito mal pelo Oscar. Ele fez uma corrida brilhante e os dois sairam de pista na chuva ao mesmo tempo”, acrescentou Brown. “O Lando conseguiu recuperar. Para o Oscar, foi um pouco mais complicado e ele fez uma excelente corrida ao conseguir o nono lugar, mas foi um esforço de equipa fantástico numa corrida emocionante.”

McLaren celebrou a vitória, a sua primeira na abertura da temporada desde 2012, mas Brown manteve cautela sobre o real desempenho do carro, ressaltando que a vantagem vista pode não se repetir nas próximas corridas.

“Pareceu bom, mas, como sabemos, é uma pista, uma corrida. Vamos ver o que acontece na China”, explicou. “Definitivamente, estamos a começar a época de forma muito forte. Mas vimos que, no ano passado, Max venceu as primeiras seis, sete corridas e depois teve um período de seca. Por isso, acho que só temos de continuar a fazer o que estamos a fazer.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
14 horas atrás

A McLaren é a porta- estandarte dos nobres valores desportivos na F1, não é a Ferrari, ali não há ” team orders” e muito menos na 1a corrida.

P.S. Então agora que a pista falou, não há comentários no autosport ?

Pity
Pity
13 horas atrás

Aceita-se a justificação. As dobragens são sempre momentos de tensão, mas era um ponto que deveria ter sido previsto antes da corrida.

Thor
Thor
Reply to  Pity
11 horas atrás

Acho que um problema ainda maior era que ao tentar a ultrapassagem um deles ia sair da trajetória (mais seca) para outra zona húmida.

Pity
Pity
Reply to  Thor
9 horas atrás

Também.

garantia4
garantia4
Reply to  Thor
3 horas atrás

Ou seja, se houver uma corrida inteira sempre com a pista molhada a regra na McL (aquela equipa que faz a propaganda do #freetorace) é que os pilotos estão proibidos de competir entre eles. É assim, ou percebi mal ?

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1

Instale a APP AutoSport

aqui
×
Ativar notificações? Sim Não, obrigado