F1, GP da Austrália: McLaren explicou ordens de equipa

As regras “papaia” fizeram-se sentir na primeira corrida do ano. A certo ponto da corrida, Oscar Piastri recebeu ordens para manter a posição, o que pareceu estranho, uma vez que a McLaren deu luz verde para ambos os pilotos lutarem entre si.
Zak Brown explicou que a ordem para Oscar Piastri “manter posição” ao se aproximar de Lando Norris no GP da Austrália foi temporária, para garantir que ambos limpassem o tráfego antes de batalharem na pista. No entanto, Piastri perdeu terreno após um erro e terminou apenas em nono.
“Acho que não teve nada a ver com isso”, disse Brown. “Nós, Andrea e eu, no muro das boxes, libertámo-lo para a corrida e só queríamos ter a certeza de que não teríamos problemas com o tráfego”.
Durante a chuva, os dois pilotos saíram da pista, mas Norris conseguiu se recuperar, enquanto Piastri ficou preso na grama. Com a ajuda do Safety Car, ele conseguiu voltar e ultrapassar Hamilton para terminar em nono.
“Sinto-me muito mal pelo Oscar. Ele fez uma corrida brilhante e os dois sairam de pista na chuva ao mesmo tempo”, acrescentou Brown. “O Lando conseguiu recuperar. Para o Oscar, foi um pouco mais complicado e ele fez uma excelente corrida ao conseguir o nono lugar, mas foi um esforço de equipa fantástico numa corrida emocionante.”
McLaren celebrou a vitória, a sua primeira na abertura da temporada desde 2012, mas Brown manteve cautela sobre o real desempenho do carro, ressaltando que a vantagem vista pode não se repetir nas próximas corridas.
“Pareceu bom, mas, como sabemos, é uma pista, uma corrida. Vamos ver o que acontece na China”, explicou. “Definitivamente, estamos a começar a época de forma muito forte. Mas vimos que, no ano passado, Max venceu as primeiras seis, sete corridas e depois teve um período de seca. Por isso, acho que só temos de continuar a fazer o que estamos a fazer.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A McLaren é a porta- estandarte dos nobres valores desportivos na F1, não é a Ferrari, ali não há ” team orders” e muito menos na 1a corrida.
P.S. Então agora que a pista falou, não há comentários no autosport ?
Aceita-se a justificação. As dobragens são sempre momentos de tensão, mas era um ponto que deveria ter sido previsto antes da corrida.
Acho que um problema ainda maior era que ao tentar a ultrapassagem um deles ia sair da trajetória (mais seca) para outra zona húmida.
Também.
Ou seja, se houver uma corrida inteira sempre com a pista molhada a regra na McL (aquela equipa que faz a propaganda do #freetorace) é que os pilotos estão proibidos de competir entre eles. É assim, ou percebi mal ?