F1 GP da Austrália: Max Verstappen vence corrida com final caótico
Uma corrida com um arranque elétrico e um final caótico. O GP da Austrália teve um pouco de tudo. Max Verstappen venceu uma corrida que terminou de forma pouco ortodoxa, depois de uma bandeira vermelha nas últimas voltas. Verstappen teve um arranque de corrida complicado, mas a mais-valia do seu Red Bull tratou do resto e o neerlandês fez mais uma corrida brilhantemente gerida. Lewis Hamilton foi segundo e teve sorte na sua corrida, beneficiando com o azar do seu colega de equipa. Fernando Alonso terminou em terceiro, mesmo depois de um toque que o atirou contra o muro. Houve alguma dificuldade em perceber qual seria a ordem final, o que certamente agradará a uns e irritará outros. Outra coisa que dará que falar é a decisão de fazer um recomeço de corrida a 2 voltas do fim.
Uma corrida com um começo louco, com um Safety Car logo na primeira volta, motivado pela saída de Charles Leclerc para a caixa de gravilha na curva 3 (depois de um toque de Lance Stroll) e bandeiras vermelhas depois de uma saída de pista de Alex Albon, algumas voltas depois – ambos ficaram fora de prova. Foi esta bandeira vermelha que mudou a face da corrida. George Russell, com uma largada sensacional, liderava a corrida e parecia ter ritmo para se manter por lá e foi dos primeiros a aproveitar o Safety Car provocado por Albon. Mas pouco depois foram mostradas bandeiras vermelhas (para limpeza de pista), e Russsell, em sétimo, ficou a perder, com Hamilton a assumir a liderança. A corrida parecia bem encaminhada para a Mercedes, mas Verstappen acabou por passar Hamilton com facilidade e Russell desistiu com um problema na sua unidade motriz. A partir daí a corrida passou a ser comandada pelo #1, que foi aumentando a vantagem para Hamilton, que por sua vez ia mantendo Alonso a uma distância de segurança, com o espanhol a jogar pelo seguro, sem pedir demasiado dos pneus até as últimas voltas. As lutas no meio do pelotão eram animadas, com Sergio Pérez (boa recuperação), Oscar Piastri, Carlos Sainz a darem-nos boas ultrapassagens.
A corrida parecia estar resolvida, mas a quatro voltas do fim, Kevin Magnussen perdeu a traseira do carro e bateu contra as proteções na pista, com um pneu e muitos detritos em pista. Primeiro o Safety Car entrou em pista, mas as bandeiras vermelhas foram mostradas e com isso, teríamos mais uma largada e três voltas de corrida onde tudo podia mudar. O arranque foi caótico e houve muitos contactos e incidentes. Os Alpine ficaram de fora, os Aston Martin cairam na ordem, Nyck de Vries e Logan Sargeant também ficaram de fora da corrida.
A confusão instalou-se, pois não se sabia qual a ordem que seria usada, a que existia antes do incidente (no terceiro recomeço) ou depois do incidente. Como os carros não cruzaram a linha do primeiro setor, foi preciso recorrer à ordem anterior e assim a ordem final era Max Verstappen, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Lance Stroll, Sergio Pérez, Lando Norris, Nico Hülkenberg, Oscar Piastri, Zhou Guanyu, Yuki Tsunoda e Valtteri Bottas. Mas como Carlos Sainz foi penalizado com cinco segundos, o piloto da Ferrari caiu do quarto lugar para o 12º posto.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não há nada que me faça perceber esta classificação. Se os carros nem sequer passaram o 1.º sector, os Alpine deviam estar na classificação.
Isso era se a corrida tivesse parado. Para serem classificados teriam de ter cortado a meta.
Foram classificados com 1 volta de atraso, uma volta de treta atrás do safety car.
Pior ainda é a penalizacao de Carlos Sainz. É por conduzir carro vermelho? É que o preto na primeira volta faz o mesmo e foi apenas incidente de corrida. A única diferença foi Max não fazer pião ao contrário de Alonso. De resto o Apex era deles e foram albaroados. Ou há penalizacao para ambos os carros (preto e vermelho) ou não haveria nenhuma.
A Ferrari é sempre comida de cebolada pelos ingleses da FIA, desde 2004 com o Michael Schumacher perderam tudo! Basta lembrar que perderam quando tinham razão para a red bull na austria 2019 versttapen merecia ser penalizado por bater no leclerc, e contra a mercedes no canada 2019 contra o hamilton, onde o vettel não merecia ser penalizado, mas a FIA ignorou os apelos e recursos da ferrari! A FIA só protege os interesses da red bull, mercedes e aston martin, as 3 equipas inglesas que coincidencia!
A RB é Austriaca e a MB é Alemã
Certo em relação à RB. Mas a outra é inglesa. Assim como a maclaren e an Aston. Sao as três inglesas do grid.
São? Na fórmula 1 só existem duas equipas Italianas (Alpha Tauri e Ferrari), 1 Suíça (Sauber) as restantes na prática são inglesas. A equipa favorita da comunicação social inglesa é a Mercedes.
Em bom português que grande cagada que a Direção de prova fez com aquela partida a 2 voltas do final.
Uma boa corrida se não fosse estas decisões da FIA sem sentido, então o sainz é penalizado mas conta a partida anterior não faz sentido, apesar de ele merecer a penalização porque trabou demasiado tarde e levou com ele o Aston! Excelente corrida de Max só lhe falta vencer em singapura, Qatar e Las Vegas salvo erro, primeira vitória da Red Bull desde 2011 aqui na Austrália, o carro é um fogute em reta parecia que o mercedes estava parado como em Jeddah, hamilton e alonso grande duelo rodaram quase toda a corrida de duros a uma distância de 2… Ler mais »
Mais um dia mau para os anti-Hamilton nomeadamente para os simpatizantes do Alfonso Cabeza de Vaca Marques de Portago…
O seu comentário diz tudo enquanto pessoa. A má educação deveria ser sancionado neste fórum.
Vá quem era o avô de quem estou a falar e depois pode fazer os julgamentos que queira. A sua ignorância diz tudo…
Quando escrever português que se entenda talvez seja possível iniciar conversa, até la a sua ignorância é mesmo explícita.
Consigo não há conversa nem agora nem depois! A ignorância no seu melhor!
Após a paragem de corrida. Voltei para a cama e lá, fiz uma corrida bem melhor que esta. Já não tenho paciência para esta F1.
A equipa das latinhas continua numa classe a parte, depois em relação às outras equipas muito equilíbrio. Grande corrida do Hamilton sempre controlando as tentativas do Alfonso Cabeza de Vaca Marques de Portago em chegar ao segundo lugar para decepção dos cebolinhas cá do burgo!
Estes restarts são completamente ridiculos e perigosos..Ainda pior que o Baku há 2 anos.
Tudo fazer para que determinado piloto ganhe.É assim que estamos.
And the prophecy comes to be. Gasly e Ocon bateram! Tudo está bem nesta linha temporal. Alonso é incrível. A forma como lê a corrida de todos os ângulos, mesmo a nível de regulamentação, é fantástica. E como consegue safar o carro de incidentes e acidentes é prodigioso! Que pódio hoje foi… para quem gosta de F1. Ver aqueles 3 a banharem-se em champagne foi memorável. Que venham mais lutas. Oh… Ferrari, Ferrari! Tudo corre mal para aqueles lados. Se não é a equipa são os pilotos e hoje foram os pilotos. Erros pequenos mas, com a sorte da Ferrari,… Ler mais »
É caso para perguntar o que se passa com Bottas. Nunca foi nada de especial e qualquer piloto minimamente decente com carro minimamente semelhante o batia. Mas também não é tão fraco para tão más prestações que tem tido.
Uma palhaçada, isto de desporto não tem nada.
Direcção de corrida ridícula ! A Ferrari não devia ter voltado a partir assim q soube da penalização do Sainz. Retiravam o carro e não davam a satisfação de o sancionar, e ao mesmo tempo davam um sinal de apoio ao piloto. Faz lembrar os episódios com o Vettel quando lutava ou podia pelo campeonato…
Eu acho que a penalizacao até é justa porque o Alonso estava no Apex e Sainz causou a colisão. O que causa estranheza é o antecedente para uma situação semelhante no início da mesma corrida. É que desta vez nem se pode falar de interpretação de diferentes comissários. Tudo aconteceu na mesma prova com os mesmos comissários por isso não se entende critérios diferentes para situações iguais!!! Seria da cor?
Não se discute que tenha responsabilidade. Agora, lendo o comunicado, dá a ideia que foi punido não por algo perigoso ou voluntário, mas por não ter evitado a colisão… Mas onde existia espaço para a evitar? O Sainz entrou perfeitamente na corda ao contrário do Alonso que foi largo; a culpa do Sainz a existir é a de não ter conseguido fechar totalmente a curva. Mais. Considerando o impacto que os 5 seg teria na classificação da corrida naquela volta final, podiam perfeitamente ter sancionado diferentemente, com uma penalização na próxima corrida, por exemplo. Mas para a Ferrari há sempre… Ler mais »
“For avoidance of doubt, we took into account the fact that this collision took place at the first lap of the restart, when, by convention, the Stewards would typically take a more lenient view of incidents.
However, in this particular case, notwithstanding the fact that it was the equivalent of a first lap incident, we considered that there was sufficient gap for Car 55 to take steps to avoid the collision and failed to do so.”
Não é desporto é drive to survive.
Uma corrida interessante com um final justo. Verstappen a ser o piloto mais rápido durante todo o fim de semana. Nada a apontar a esta vitória. Mercedes a ser a segunda melhor equipa em ritmo de qualificação e de corrida. Russell foi o grande azarado na corrida, primeiro com a paragem no safety-car e depois a calhar a ele o problema no motor. Alonso mais uma corrida sólida sempre a acompanhar o Mercedes que ia á sua frente. Seria injusto que aquela burrice do Sainz lhe tirasse este merecido pódio. Stroll a conseguir um bom resultado para a equipa mas… Ler mais »