F1 GP da Austrália: Max Verstappen vence corrida com final caótico
Uma corrida com um arranque elétrico e um final caótico. O GP da Austrália teve um pouco de tudo. Max Verstappen venceu uma corrida que terminou de forma pouco ortodoxa, depois de uma bandeira vermelha nas últimas voltas. Verstappen teve um arranque de corrida complicado, mas a mais-valia do seu Red Bull tratou do resto e o neerlandês fez mais uma corrida brilhantemente gerida. Lewis Hamilton foi segundo e teve sorte na sua corrida, beneficiando com o azar do seu colega de equipa. Fernando Alonso terminou em terceiro, mesmo depois de um toque que o atirou contra o muro. Houve alguma dificuldade em perceber qual seria a ordem final, o que certamente agradará a uns e irritará outros. Outra coisa que dará que falar é a decisão de fazer um recomeço de corrida a 2 voltas do fim.
Uma corrida com um começo louco, com um Safety Car logo na primeira volta, motivado pela saída de Charles Leclerc para a caixa de gravilha na curva 3 (depois de um toque de Lance Stroll) e bandeiras vermelhas depois de uma saída de pista de Alex Albon, algumas voltas depois – ambos ficaram fora de prova. Foi esta bandeira vermelha que mudou a face da corrida. George Russell, com uma largada sensacional, liderava a corrida e parecia ter ritmo para se manter por lá e foi dos primeiros a aproveitar o Safety Car provocado por Albon. Mas pouco depois foram mostradas bandeiras vermelhas (para limpeza de pista), e Russsell, em sétimo, ficou a perder, com Hamilton a assumir a liderança. A corrida parecia bem encaminhada para a Mercedes, mas Verstappen acabou por passar Hamilton com facilidade e Russell desistiu com um problema na sua unidade motriz. A partir daí a corrida passou a ser comandada pelo #1, que foi aumentando a vantagem para Hamilton, que por sua vez ia mantendo Alonso a uma distância de segurança, com o espanhol a jogar pelo seguro, sem pedir demasiado dos pneus até as últimas voltas. As lutas no meio do pelotão eram animadas, com Sergio Pérez (boa recuperação), Oscar Piastri, Carlos Sainz a darem-nos boas ultrapassagens.
A corrida parecia estar resolvida, mas a quatro voltas do fim, Kevin Magnussen perdeu a traseira do carro e bateu contra as proteções na pista, com um pneu e muitos detritos em pista. Primeiro o Safety Car entrou em pista, mas as bandeiras vermelhas foram mostradas e com isso, teríamos mais uma largada e três voltas de corrida onde tudo podia mudar. O arranque foi caótico e houve muitos contactos e incidentes. Os Alpine ficaram de fora, os Aston Martin cairam na ordem, Nyck de Vries e Logan Sargeant também ficaram de fora da corrida.
A confusão instalou-se, pois não se sabia qual a ordem que seria usada, a que existia antes do incidente (no terceiro recomeço) ou depois do incidente. Como os carros não cruzaram a linha do primeiro setor, foi preciso recorrer à ordem anterior e assim a ordem final era Max Verstappen, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Lance Stroll, Sergio Pérez, Lando Norris, Nico Hülkenberg, Oscar Piastri, Zhou Guanyu, Yuki Tsunoda e Valtteri Bottas. Mas como Carlos Sainz foi penalizado com cinco segundos, o piloto da Ferrari caiu do quarto lugar para o 12º posto.
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Acho que ninguém entende a classificação final…
Não sei como o pódio aguentou, com o peso de 11 títulos em cima 🙂 Pódio justo. Verstappen a fazer uma corrida inteligente, sabendo que tem, actualmente, o melhor carro. (“deixa-os ir, que já os apanho“). Hamilton a andar q.b. para deixar Alonso atrás. Este a tentar chegar, mas sem conseguir, no final, teve a sorte de poder continuar, após o toque de Sainz. Os restantes, beneficiaram do caos iniciado pelo toque de Sainz (bem penalizado)em Alonso De realçar a melhoria da McLaren. Russell a mostrar que a Mercedes também tem problemas de fiabilidade. Sobre a “caldeirada” da direcção de… Ler mais »
Volta Eduardo Freitas estás perdoado… 1 Bandeira vermelha por nada quando devia ser safety car, um retomar de corrida depois do caos sem necessidade (excluir os Alpines dos pontos) porque só dava para fazer uma volta não competitiva. Se juntarmos o que aconteceu na corrida anterior em VSC foi transformado em SC.
Concordo com o seu comentário no global e Posso estar enganado mas a Mercedes para além dos problemas de fiabilidade pode em breve vir a ter problemas entre os pilotos. Aliás o Hamilton hoje já fez queixas sobre a decisão de mandarem parar o Russel.
Não entendo a necessidade de cortar a meta atrás do safety car após a última bandeira vermelha, só serviu para desvirtuar o resultado desportivo e lixar os Alpines. Se a última partida da grelha não valeu de nada e foi mostrada outra bandeira vermelha antes de chegarem ao 1º sector, não percebo qual seria a atitude da FIA se tivessem ter ficado fora 15 carros em vez de 4, para retomar a corrida com uma volta não competitiva só para colocar aqueles que ficaram batidos com 1 volta de atraso.
Ao contrário de todos os outros onde para mim a direção de corrida e os comissários estiveram pior foi: na tomada de tempo para a decisão final (a classificação era óbvia que tinha de ser a anterior menos os carros removidos) e a não penalização de Hamilton logo na primeira volta (igual a Sainz, não está à frente no apex e não deixa espaço, a consequência não é tida em conta para a penalização segundo própria FIA).
O resto foi o que teria ser. Tenho pena dos Alpine mas só podem culpar o Gasly.
O Hamilton bateu em alguém? Não vi ninguém fazer pião por causa dele.
Oh Pity, não está a entender? É que dizem as “regras” que o Max pode colocar o Lewis fora da pista sem dar lhe dar espaço (conforme o fez sistematicamente ao logo de toda a temporada de 2021), mas o contrário é já não pode ser…
Como em Silverstone. O Max nem foi penalizado em Monza nem nada. Memória seletiva
Em Silverstone o Lewis foi penalizado. Memória seletiva…
Estava a perguntar o mesmo para mim mesmo, “mas porque estão a falar do Hamilton, ele bateu em alguém?” até fiquei a pensar que tinha visto uma corrida diferente, parece que vi a mesma que a Pity.
Se tirar as Palas já vê. Experimenta
Deves pensar que te estás a ver ao espelho meu grande equídeo, tu é que tens umas grandes palas, palas e arreios.
A consequência não interessa! Quem chega ao apex na frente pode escolher a trajetória. Nem o Hamilton nem o Sainz estavam na frente, e ambos não deixaram espaço.
A penalização é a mesma independentemente de haver toque ou não.
Ou como o Alonso fez pião são 5 segundos, se batesse nas barreiras e fosse pró hospital era desclassificado?
A penalização não depende da consequência mas da infração.
Eu não vi nada de errado. Penso que se refere à largada da corrida, primeira volta, onde os os comissários muito raramente penalizam, só em casos gritantes. Reafirmo que não vi nada fora de vulgar, até estranhei a reclamação do Verstappen. Considerei as queixas dele como fazendo parte da estratégia.
Vou rever a largada, se for o caso, virei aqui mudar a minha opinião sem qualquer problema.
Tem de fazer o tal desenho sff.
Chá de cidreira para as azias, as atuais e as latentes.
Não percebo porque se diz que há falta de competitividade na F1, quando os 12 primeiros acabam separados por 6,6s e os 2 primeiros por 179ms!!!… Isto é que é competição…
Comentário de quem não quis acordar de madrugada. Desculpe, mas não resisti. O seu comentário tem piada.
Eu sou daqueles que se levantou de madrugada e vi a corrida… é claro que era mesmo uma piada…😄
Eu também me levantei de madrugada, hoje e ontem para a qualificação. Eu percebi logo que você estava a brincar, por isso entrei na brincadeira.
As bandeiras vermelhas foram um bocado forçadas o Safety car era o indicado para as primeiras duas situações. Ao haver bandeira vermelha podiam fazer o restart a trás do safety car com partida lançada o que podia evitar novo acidente . E já agora eu sou do tempo em que quando já se tinha percorrido 75% da distancia do GP. não voltava a haver partida e a classificação era dada pela ordem da volta anterior á da interrupção da mesma.