F1, GP da Austrália: Lando Norris vence corrida caótica

Por a 16 Março 2025 06:02

Os fãs da F1 tinham saudades de emoções fortes e o GP da Austrália serviu isso em doses abundantes. Numa corrida marcada pela chuva que complicou a vida dos pilotos, apenas 14 carros terminaram a prova. Lando Norris, numa exibição espetacular, venceu uma corrida emocionante, mas não escapou a um grande susto, perto do final, o mesmo susto que levou Oscar Piastri a cair na classificação quando era segundo. Max Verstappen, sem argumentos para o ritmo da McLaren, foi segundo, com George Russell a fazer uma corrida regular e constante, agarrando o terceiro lugar. Alex Albon conseguiu um espetacular quarto lugar para a Williams e Kimi Antonelli foi o melhor estreante (mesmo com uma penalização de cinco segundos), terminando na quinta posição. Uma corrida de cortar a respiração!

Os fãs não podiam ter uma corrida melhor para começar o ano! Emoção, drama, incerteza e um justo vencedor. Provavelmente a melhor vitória de Lando Norris da sua carreira, numa prestação soberba, gerindo todas as incertezas e decisões com uma calma impressionante.

O melhor Norris de sempre

A largada de Lando Norris não foi a melhor, mas foi agressivo fechar a porta a Max Verstappen e instalou-se na liderança da corrida. Foi pressionado por Verstappen, por Piastri, mas manteve a compostura. Nem a chuva parou Norris. Depois de Fernando Alonso provocar um Safety Car na volta 34, o pelotão parou para trocar de pneus (troca para slicks), mas a chuva estava perto e ia ser curta, mas intensa. Na volta 44, a chuva apanhou os líderes de surpresa. Norris e Oscar Piastri saíram de pista, mas Norris conseguiu aguentar melhor e entrou de imediato nas boxes. Piastri ficou preso na relva e demorou muito a regressar à pista. Era assim o fim das esperanças do australiano, que pressionou muito o seu colega de equipa. Max Verstappen aguentou-se melhor e ficou em pista, mas as condições de aderência exigiam intermédios. Norris, sendo o primeiro com os pneus marcados a verde, facilmente regressou à liderança da corrida. Nas últimas voltas, Max Verstappen tentou atacar Norris, mas o britânico controlou sempre o seu adversário e carimbou uma vitória brilhante, talvez a sua melhor, dadas as condições, os desafios que encontrou e a forma como respondeu a tudo de forma calma e inteligente.

Piastri azarado

Oscar Piastri recebe o prémio de azarado do dia. Fez uma boa corrida até que a chuva-lhe pregou uma partida de mau gosto. Ao contrário de Norris e Verstappen, foi parar à relva e por lá ficou durante longos segundos, caindo para o fundo do pelotão. De 14º, ainda recuperou até ao nono lugar, mas Piastri merecia mais. Uma corrida dura para o homem da casa que foi o único a conseguir igualar o ritmo de Norris.

Hoje Verstappen não foi o rei da chuva

Max Verstappen fez a corrida possível. Atacou Norris no arranque e quase era bem-sucedido. Agarrou o segundo lugar, mas na volta 17 cometeu um erro e abriu a porta a Piastri. A partir daí perdeu muito tempo e só os incidentes da corrida permitiram regressar à discussão. Hoje não foi Max o rei da chuva. Foi Norris! Verstappen cometeu um par de erros que não são habituais à chuva. A sua capacidade em condições difíceis é espetacular, mas Norris foi melhor hoje. Apesar de tudo, o segundo lugar é um excelente resultado para a Red Bull. Liam Lawson teve uma estreia para esquecer na Red Bull. Sem ritmo, com muitas dificuldades no seu monolugar, largou do pit lane, com uma alteração de última hora na asa traseira. Não resultou e Lawson perdeu muito tempo em pista. Para piorar, ficou com pneus slicks à chuva e não conseguiu aguentar-se em pista, terminando mais cedo. A maldição do colega de Verstappen parece que continua forte.

Mercedes com corrida discreta mas eficiente

George Russell terminou no terceiro lugar depois de uma corrida discreta mais inteligente. Evitou os problemas, tomou as decisões certas e viu vários adversários ficarem para trás. Daquelas corridas que não emocionam, mas que agradam muito às equipas. Russell mostrou maturidade para aguentar os momentos difíceis e não arriscou na estratégia como costuma fazer nestas condições. Uma boa prova de Russell. Kimi Antonelli merece nota muito positiva na sua primeira corrida na F1. Foi o melhor rookie e apenas cometeu um erro, que quase acabava com a sua corrida. A sorte esteve do seu lado, manteve-se em pista e conseguiu igualar o ritmo de Russell, em condições muito exigentes. Cruzou a linha de meta em quarto, mas uma penalização de cinco segundos por Unsafe Release, deixou-o em quinto, 11 posições melhor do que no arranque da corrida. Antonelli mostrou que é especial e numa corrida onde a falta de experiência se pagou caro, o jovem italiano mostrou muito talento.

Albon conquista o quarto lugar

Muito se falou do impacto de Carlos Sainz na Williams neste arranque de época. A nova estrela da Williams quase que ofuscava Alex Albon. Mas no primeiro fim de semana do ano, foi Albon a brilhar. Carlos Sainz ficou pelo caminho, logo nas primeiras voltas, sob Safety Car, ainda nem a largada da corrida tinha sido feita. Isack Hadjar perdeu o controlo do carro na volta de apresentação, ficando inconsolável.

Mas Sainz provou que as condições eram mesmo difíceis. Quando o pelotão regressava à grelha para um novo procedimento de arranque, Sainz perdeu a traseira do Williams e ficou de fora. Um pico de binário no carro atirou o espanhol para as barreiras. Uma estreia pouco positiva para Sainz. Mas Albon não desapontou. Largou de sexto, aguentou-se perto do top5, sustentou durante várias voltas os ataques de Lewis Hamilton e aproveitou o erro estratégico da Ferrari para subir na tabela. Ainda viu Kimi Antonelli passar por si nas últimas voltas, mas a penalização do piloto da Mercedes, permitiu a Albon festejar o quarto lugar, merecido, numa prestação que já não surpreende ninguém. Afinal a estrela da Williams ainda é Albon.

Surpresas no top 10

Lance Stroll e Nico Hulkenberg terminaram no top 10, aproveitando azares alheios para subir na classificação. Duas corridas similares. Sem grande ritmo, mantiveram-se longe dos problemas e capitalizaram essa abordagem com pontos importantes. Hulkenberg tem experiência e Stroll sempre se deu bem com a pista molhada. Não foram as estrelas do dia, mas terminar sem problemas vindo do meio do pelotão numa corrida que terminou com apenas 14 carros, merece pontos.

Fernando Alonso estava a fazer uma corrida sólida até a volta 34 em que cometeu um erro (algo raro) e ficou nas barreiras da pista. Alonso estava nos pontos e parecia bem encaminhado para marcar os primeiros pontos do ano. As armadilhas de Albert Park não permitiram. Gabriel Bortoleto era um dos melhores estreantes, mas não evitou a saída de pista, na mesma altura em que Liam Lawson também ficou pelo caminho. A corrida do brasileiro foi positiva, mas terminou da pior forma.

Ferrari voltou a errar na estratégia

A Ferrari não fez a corrida que desejaria. Charles Leclerc largou de sétimo, recuperou um par de posições na largada e manteve-se na luta do top 5 durante muitas voltas. Mas o ritmo da Ferrari nunca foi o melhor. Leclerc chegou a estar na luta com Tsunoda pelo quinto lugar, mas o japonês teve argumentos para segurar o #16. De forma semelhante, Hamilton ficou sempre umas décimas atrás do ritmo de Leclerc, claramente ainda pouco confortável no carro, à procura das definições certas. A fatídica volta 44 mudou o rumo da corrida. Quando a chuva caiu, a Ferrari resolveu ficar em pista. A Scuderia pensou que os pilotos poderiam aguentar as poucas voltas com chuva e ganhar vantagem em pista, mas a falta de aderência era gritante e a Ferrari pagou caro pela aposta arriscada. Ambos os carros caíram irremediavelmente para o fundo do top 10. Hamilton ainda viu Piastri fazer uma ultrapassagem espetacular pelo nono posto.

Corrida com várias vítimas

Yuki Tsunoda fez uma excelente corrida, mas teve azar quando a chuva caiu nas últimas voltas. Ficou fora dos pontos quando esteve muitas voltas na luta pelo quinto lugar. Os estreantes tiveram corridas difíceis. Bearman largou da via das boxes e não arriscou nada. Aguentou-se até ao fim, com a Haas a complicar a estratégia, mas não fez nada digno de registo, a não ser quase chocar com Verstappen numa saída das boxes. Isack Hadjar ficou pelo caminho na volta de apresentação, num erro motivado pela inexperiência e pelas condições. Também Jack Doohan ficou cedo fora de prova, logo nas primeiras voltas, apanhado de surpresa pela falta de aderência.

Uma corrida intensa, emocionante e com um vencedor justo. A F1 está de volta e de que maneira!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
autovia622025_gmail_com
autovia622025_gmail_com
14 horas atrás

Grande corrida, excelente vitoria do Norris a provar que este ano tem estofo e maturidade para ser campeao de pilotos e quebrar a hegemonia do max e da red bull, a demonstrar o quão bom este Mclaren é em todas as circunstâncias seja de temperatura ou de chuva e seco, carro mais rapido e duvido que alguem consiga ultrapassa-los esta epoca pelo menos até Barcelona onde entrará a nova diretiva das asas flexiveis no GP de Espanha, Max excelente corrida sem erros a red bull não está tão mal mas está longe dos niveis de hegemonia que teve nos ultimos… Ler mais »

necax007
necax007
14 horas atrás

Dia dificil para os inexperientes (e para os outros também). Começar a época com uma corrida nestas condições não é para todos.

jo22101626
jo22101626
14 horas atrás

Uma corrida atribulada para quase toda a gente. Norris a ganhar bem e a mostrar que a mclaren parte claramente à frente. Verstappen a fazer uma boa corrida com um pequeno erro. Piastri não pode começar logo a época a deitar assim pontos fora. É cá temos mais um exemplo de Vintage Ferrari, com chuva, a não fazer entrar os carros e a deixa Los uma volta a mais que hipotecou talvez uma presença no pódio. De resto corrida difícil para estreantes menos para Antonelli que recuperou muito bem de uma fraca qualificação.

canam
canam
11 horas atrás

Não tendo visto (ainda), a prova, parece ter sido uma corrida interessante e emotiva como sempre sucede com chuva pelo meio. Mas a hierarquia no geral manteve-se , embora neste tipo de condições seja difícil assegurar a real competitividade dos carros. A Ferrari parece ter falhado no carro. A Red Bull parece que vai continuar apenas com um carro. O Norris está mais maduro e parece ser o principal candidato, conseguiu resistir ao Max num estado de pista em que ele costuma ser fortíssimo. Veremos as próximas corridas.

Last edited 11 horas atrás by Canam
Pity
Pity
10 horas atrás

Há tanto para dizer… Corrida com chuva significa caos, e foi o que aconteceu. Foram poucos os que não cometeram erros, fossem rookies ou veteranos. A melhor corrida de Norris, apesar daquele erro, que podia ter deitado tudo a perder. Muito seguro tanto na largada, como nas relargadas. Max também teve o seu “momento”, o que é raro, e pelo que se viu na primeira parte da corrida, o RB21, em seco, deverá dar-lhe algumas dores de cabeça. Russell foi o primeiro dos que não erraram, a mostrar que a Mercedes está bem, obrigada. Antonelli fez uma bela recuperação, apesar… Ler mais »

Scb
Scb
8 horas atrás

Novo ano mas nota se alguma continuidade: o bom momento da McLaren e as estratégias absurdas da Ferrari. Conseguiram terminar atrás de Stroll e Hulkenberg entre outro.
Antonelli com pezinhos de lã foi levando o carro classificação acima. Já os outros rookies não se deram bem com o molhado mas nota se o potencial em 2 deles ambos espanhóis.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado