F1 GP da Arábia Saudita: Fernando Alonso afinal fica com o terceiro lugar
Se a situação já era polémica, agora ganha contornos ainda mais caricatos. A penalização de Fernando Alonso foi revertida e o piloto espanhol fica com o terceiro lugar.
Fernando Alonso terminou a corrida na terceira posição, mas foi-lhe aplicada uma penalização de 10 segundos. Segundo os comissários, quando o piloto cumpriu a penalização de cinco segundos na paragem para troca de pneus (por posição incorreta na grelha de partida), o macaco traseiro teria tocado no monolugar da Aston Martin, o que motivou nova penalização. A situação aconteceu na volta 18, e a decisão foi tomada apenas no final de uma corrida de 50 voltas, com a cerimónia do pódio a decorrer. Horas depois, a decisão foi anulada.
A Aston Martin apresentou sete precedentes em que houve contacto com o carro sem que nenhuma penalização fosse imposta. Neste caso, referiam-se aos macacos da frente que tocaram no carro aquando da chegada dos carros à box, sem que isso fosse considerado um contacto que motive penalização. Segundo o The Race, foi estabelecido em reuniões anteriores do comité consultivo desportivo que o macaco da frente pode tocar no carro em tais circunstâncias porque é utilizado para guiar o posicionamento do carro na caixa da box. Assim, os comissários aceitaram que era preciso usar o mesmo critério com o macaco traseiro.
Alonso mantém assim o seu terceiro lugar em Jidá e o seu 100º lugar no pódio da carreira de F1.
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Incompreensível esta gestão…infelizmente parece que a competição não gera dinheiro suficiente para se contratar gente competente, é pena!
Tiveram mais de 30 voltas para decidir penalização, não o fizeram. Fazem-no depois dele subir ao podio e anunciam antes da contestação…portanto sabiam que a decisão ainda podia ser revertida. Nao consigo perceber o processo de tomada de decisão desta gente…
Quanto à corrida e como se temia, este ano não ha luta pelo 1o, vai ser passeio para a RB. Vale pela competição entre os que vêm atrás
Mais uma vez a FIA não fica bem na fotografia. No entanto, penso que os sucessivos problemas de interpretação das regras pelos comissários se devem ao facto destes serem diferentes em cada prova e tenho sérias dúvidas que todos eles saibam exatamente todas as regras aplicáveis. Caso se mantivessem os mesmos comissários ao longo da temporada, então decerto haveria maior coerência nas decisões tomadas em cada prova.
Vou deitar achas para a fogueira com a seguinte questão: se um stop & go não pode ser cumprido durante um safety car, (e muito bem), porque é que uma penalização de cinco segundos pode?
Sim, 5 segundos é uma penalização mais leve, tanto que pode ser cumprida aproveitando uma paragem para troca de pneus, mas, em caso de safety car, o infractor acaba não sendo tão penalizado como seria em condições normais.
PS: nada a ver com Alonso.
Será que pode ou é mais uma inconsistência das regras da FIA? A F1 não tem regras à prova de advogados.
E se um piloto não puder trocar de pneus durante um safety car apenas porque tem uma penalização para cumprir?
Não ficará assim também ainda mais prejudicado em relação aos outros que podem trocar de pneus durante esse safety car?
Fica duplamente prejudicado?
Também podemos analisar assim a questão…
Cumprimentos
Também é um ponto de vista válido mas, nesse caso, em vez de cumprir a penalização na troca de pneus, esse tempo deveria ser acrescentado ao tempo final da corrida, como acontece quando a penalização é dada nas últimas voltas da corrida. .Na minha opinião, todas as penalizações em tempo, excepto o stop & go, deveriam ser aplicadas somando ao tempo final da prova. Se assim fosse, não teria existido esta polémica com o Alonso, nem o Ocon teria levado aquele calendário de penalizações no Bahrein.
Completamente ridícula a penalização. Só deixa uma imagem desvirtuada disto que já anda como se sabe…com tanta lei e regra, para confundir. Vá lá que emendaram a mão. E vai haver disto e mais, ao longo do ano…como é habitual !
Se calhar com mudança de regras lá para SPA….
É justo que tenham retirado a penalização ao Alonso. Ninguém trabalhou no carro naqueles cinco segundos, logo, não houve beneficio.
Mas foi engraçado ler as opiniões de alguns “juristas” aqui do burgo…o Alonso incomoda muita gente!
Cumprimentos
Pergunto: qual o problema de ter havido contacto com o carro?… Desde que não estejam trabalhar nele!… Solução simples:
Coloquem 4 mecânicos apenas para trabalharem na mudança de pneus como na Indy, e coloquem hidráulicos nos mesmos pois são menos 2 mecânicos de volta do carro… No total seriam menos 6, ao contrário dos 15, ou 17 que circundam o monolugar e tudo seri mais simples e visível… E mais barato…
A F1 está de rastos. Tudo descaracterizado.