F1 GP Azerbaijão: Siga a corrida aqui
Volta 51 – Vitória de Sergio Pérez em Baku, mais um triunfo em traçados citadinos. Verstappen ficou em segundo e Leclerc fechou o top 3. Alonso e Sainz completaram o top 5, seguidos de Hamilton, Stroll, Russell, Norris e Tsunoda. Ocon entrou na via das boxes na última volta, numa altura em que a via das boxes estava repleta de gente, numa situação que podia ser perigosa. Russell ficou com o ponto da melhor volta.
OH MY GOD ABSOLUTE MADNESS IN THE PITS 🤯🤯🤯 #AzerbaijanGP #f1 #f1jp #Verstappen #ChecoPerez #lewis #BakuGP #FernandoAlonso pic.twitter.com/6oj0UHoEBI
— Jason butler (@Jbu1992) April 30, 2023
Volta 50 – George Russell entra para calçar os macios e tentar a volta mais rápida.
Volta 46 – Lando Norris passa Hulkenberg e consegue uma vaga no top 10.
Volta 41 – Lewis Hamilton está a mais próximo de Sainz, Alonso tenta chegar a Leclerc, mas o monegasco conseguiu afastar-se do espanhol.
Volta 37 – Zhou Guanyu desiste da corrida, com problemas no seu Alfa Romeo.
Volta 35 – Sergio Pérez toca ligeiramente no muro da curva 15, sem consequência. As lutas para já estão em lume brando. Valtteri Bottas entra para trocar de pneus pela terceira vez.
Volta 31 – Pérez consegue afastar-se de Verstappen que se queixa de problemas no seu motor. Alonso começa a pressionar Leclerc, Hamilton começa a aproximar-se de Sainz, Stroll e Russell mantêm as distâncias, Ocon e Hulkenberg ainda não pararam e, por isso, Norris e Tsunoda aguardam por esse momento, sem arriscar.
Volta 25 – Top 10 constituído por Pérez, Verstappen, Lecelrc, Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Ocon e Hulkenberg. Sainz tenta pressionar Alonso, que por sua vez faz gestão de pneus para tentar o pódio. Hamilton segue atrás de Sainz, com Stroll a ser pressionado por Russell. Lando Norris tenta entrar no top 10 e pressiona Hulkenberg, com Tsunoda por perto.
Volta 20 – Lewis Hamilton aproveita o erro de Stroll e passa o canadiano, assumindo o sexto lugar.
Volta 16 – Lance Stroll toca nos muros de proteção, mas o carro não sofreu qualquer dano significativo.
Volta 15 – Pérez, Verstappen, Leclerc, Alonso, Sainz, Stroll, Hamilton, Russell, Ocon e Hulkenberg são o top 10 nesta fase da corrida. Direcção de corrida investiga possível “unsafe release” de Pérez. Incidente sem problema, não será aplicada penalização.
Volta 14 – Safety Car entra nas boxes. No recomeço, Pérez mantém-se na frente, Verstappen passa Leclerc e Alonso passa Sainz, numa espetacular ultrapassagem.
Volta 12 – Sergio Pérez entra para trocar de pneus (duros) tal como os dois Ferrari. Fernando Alonso também entra tal como Lance Stroll e George Russell. O top 10 é agora Pérez, Leclerc, Verstappen, Sainz, Alonso, Russell, Stroll, Ocon, Hulkenberg e Hamilton. Todos os carros têm agora pneus duros “calçados”.
Volta 10 – Lewis Hamilton entras nas boxes para colocar pneus duros, tal como Lando Norris. Na frente, Pérez vai pressionando Verstappen. Nyck de Vries aparece parado em pista. Contacto com o muro e direção partida.
Volta 9 – Yuki Tsunoda, Oscar Pisatri e Logan Sargeant entram para trocar de pneus e colocam duros. Os médios deverão ser despachados depressa pela maioria das equipas.
Volta 8 – Alex Albon entra nas boxes para trocar de pneus, saindo com um conjunto de duros
Volta 7 – Valtteri Bottas foi o segundo piloto a parar, com Pierre Gasly a ser o primeiro a colocar pneus duros, tal como Bottas. Os pneus médios talvez não durem tanto quanto o esperado.
Volta 6 – Sergio Pérez passa por Charles Leclerc sem dificuldade com a ajuda do DRS e assume o segundo lugar da corrida. Top 3 era agora Verstappen, Pérez, Leclerc. Lance Stroll diz na rádio “Fernando, não vou atacar”.
Volta 4 – Max Vertappen passa para a frente da corrida com a ajuda do DRS. Top três era agra Verstappen, Leclerc, Perez, com Sainz e Hamilton a completar o top 4.
Volta 1 – Largada sem problemas para os homens da frente, com Charles Leclerc a segurar o primeiro lugar, seguido de Max Verstappen e Sergio Pérez. Kevin Magnussen foi o piloto que mais lugares conseguiu no arranque (3), Valtteri Bottas perdeu 5.
Pneus escolhidos para o arranque
Grelha de partida
Temperaturas:
Pista: 44.8ºC
Ar: 24.3ºC
Humidade – 48%
Probabilidade de chuva – 20%
Pneus disponíveis e possíveis estratégias
Grelha de partida
50% de hipótese de Safety Car
Num circuito citadino, a probabilidade de acidentes é ainda maior e em Baku. 50% de probabilidade, segundo os registos históricos.
Dados da pista
Primeira corrida – 2016
Comprimento da pista – 6.003 km
Distância de corrida – 306.049 km
Nº de voltas – 51
Volta recorde – 1:43.009 Charles Leclerc (2019)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI