F1, George Russell: “Max Verstappen sente que está acima da lei”
George Russell respondeu às críticas de Max Verstappen e acusou o neerlandês de usar táticas de intimidação e fazer comentários desrespeitosos após uma altercação durante o fim de semana do Grande Prémio do Qatar.
Russell revelou que Verstappen ameaçou “pôr-me a cabeça na parede” após uma disputa sobre uma penalização por impedimento. Mais tarde, Verstappen redobrou as suas críticas, acusando Russell de comportamento inadequado na audiência dos comissários de pista.
Russell condenou os comentários de Verstappen, chamando-os de “desrespeitosos e desnecessários”, e destacou um padrão de Verstappen, atacando sob adversidade, citando incidentes de temporadas passadas. Russell elogiou Lewis Hamilton como um modelo a seguir para lidar com situações difíceis com respeito e criticou Verstappen por ter ultrapassado os limites ao ameaçar acidentes intencionais.
Russell afirmou que as ações e os comentários de Verstappen refletem a crença de que ele está “acima da lei” e apelou a uma maior responsabilização em tais situações. Sublinhou que as corridas agressivas fazem parte da F1, mas que colocar intencionalmente os outros em perigo é inaceitável.
“Questionar a integridade de alguém como pessoa, ao mesmo tempo que faz comentários como esses no dia anterior, é muito irónico e não vou ficar aqui sentado a aceitar isso. As pessoas têm sido intimidadas pelo Max há anos e não se pode questionar as suas capacidades de condução. Mas ele não consegue lidar com a adversidade sempre que algo lhe corre mal. Jeddah 2021, Brasil 2021, ele ataca. Em Budapeste, este ano, logo na primeira corrida, o carro não era dominante, bateu no Lewis, criticando a sua equipa. Como eu disse, para mim, aqueles comentários no sábado à noite e no domingo foram totalmente desrespeitosos e desnecessários, porque o que acontece na pista, nós lutamos muito. Faz parte das corridas. O que é que acontece na sala do comissário de pista? Lutamos muito, mas nunca é pessoal. Mas ele está a levar as coisas longe demais.”
“Não sei porque é que os outros pilotos, quando estiveram nesta batalha com ele, facilitaram as coisas e deixaram-nas estar”, acrescentou Russell. “O Lewis é um campeão do mundo e aspiro a ser como ele. Acho que ele é um modelo a seguir que os miúdos mais novos deviam admirar. E a forma como Lewis lidou com o combate pelo campeonato foi dura, agressiva, sempre respeitosa e nunca ultrapassou os limites. Pode-se ultrapassar os limites quando se faz um pequeno erro de avaliação, mas ultrapassar os limites e dizer que se vai bater propositadamente em alguém e bater-lhe na cabeça é ultrapassar os limites.”
Quando lhe perguntaram por que razão tinha decidido falar agora, Russell disse: “Porque ele apareceu nos media. Sinto que ele me desrespeitou como piloto. Conheço-o há 12 anos. Sempre nos respeitámos mutuamente. Nunca tivemos qualquer colisão… mas temos um tipo que está no topo deste desporto e que sente que está acima da lei. Não acho que isso seja correto. Admiro as suas batalhas em pista, e quando ele é duro e agressivo. Mas o que vimos no final da época de 2021, ou o que vimos no México com o Lando [Norris], não foram manobras duras e agressivas. Eram do tipo fazer ou morrer’. O que eu não acho que seja a maneira como devemos fazer corridas”.
Foto: Getty Images / Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Por detrás do ar mansinho, acho que o Max se está a meter com o piloto errado. Se os 2 tiverem bons carros, acho que o ano que vem vai dar faisca.
Também acho que nasceu uma nova rivalidade. E aposto que, aqui pelo burgo, nasceu mais um ódio de estimação para com o Russell…
Do meu lado, há agora mais respeito pelo Russell.
Este insular é um exemplo de “desportivismo, educação e boas maneiras”. Um verdadeiro gentleman!
Todas as palavras públicas dele são-no de facto. A nódoa negra no CV dele é a reacção ao acidente com o Bottas em Imola. Pelas aspas no teu comentário, suponho que o mesmo é irónico. Pergunto se tens mais alguma informação, para além do que o Max chibou, para achares o contrário? Alguma informação privilegiada da reunião do CCD?…
A informação que ele tem, está contida na segunda palavra do comentário: “insular”. .
É uma espécie de antítese do Alberto João Jardim.
🙂
Russell a começar a mostrar que os tem no sítio!
è pena não se ter referido ao facto de ter sido avisado pelo engenheiro que o Max e Alonso estavam á sua frente em ritmo lento. On board do Mercedes é notório que está a ver claramente o RB á sua frente.
Ele nunca disse que não via o RB é sua frente, só disse que ela estava à velocidade errada, no sítio errado – e estava mesmo!
O Jorginho está completamente histérico, nunca gostei deste tipo, não tenho nada contra o piloto, cada vez é mais um choninhas e queixinhas.
Isso do queixinhas são todos, basta ver o que o Max disse via rádio sobre o Lando Norris no GP do Qatar.
O que o Max disse no rádio foi perfeitamente normal. Estava a disputar uma corrida com diferenças sempre na casa dos 1.7 a 2. qualquer coisa segundos, o Lando não abranda e fica quase à distância do DRS não cumprindo as regras, podendo com isso alterar ou não o desenrolar da corrida. Neste caso poderia haver uma influência direta. A outra é uma situação diferente, feita com um determinado propósito, saída de uma mente maquiavélica, provavelmente do Toto.
que miúdo…. este bifinho Inglês é um verdadeiro sonso… um falso e um queixinhas que morre de inveja do Max a todos os níveis … instigado pelo lobby Inglês e seus lacaios chantageou o colégio de comissários para ficar com uma pole… adiantou-lhe um grosso na corrida levou mais um atesto.. Max segue o exemplo do teu sogro e resolve as coisas há Homem… entendes ?
Russell é um piloto que aprecio. Mas está a ir pelo caminho errado não é com “arrufos” que vai ser campeão. Primeiro tem que o provar, e depois de o ser terá uma margem que hoje não tem.
O Max antes de ser campeão era bem pior, por isso acho que ele apenas está a marcar posição, e em resumo a dizer que não vai dar “baldas”
Não sou fã em específico de nenhum destes pilotos mas percebo os dois lados, por um lado acho que Russell não é o menino de coro que aparenta, por outro também tem razão no que diz respeito a Verstappen, que acha-se acima da lei, que é ou levantas o pé ou ficamos os dois aqui, sendo que geralmente o ficar ali é sempre benéfico para ele porque nessas situações está na frente do campeonato. Pode ser que tenha encontrado aqui alguém que quando corra contra ele comece a pensar da mesma forma.
E esteve, durante anos. Qual a duvida? Agora, já não é necessario, pelo que as decisões têm sido mais equilibradas. Só me lembro de um outro piloto, onde “o andor” foi permanente, até ser insustentável e também desnecessario.