F1, Gary Anderson: “Binotto foi a escolha errada!”
As opiniões sobre a saída de Maurizio Arrivabene e a entrada de Mattia Binotto na liderança da equipa Ferrari são mistas. No geral, a opinião é que a decisão foi acertada, pois Arrivabene nunca foi visto como um verdadeiro líder, enquanto Binotto é respeitado dentro e fora da estrutura.
Arrivabene assumiu o cargo de forma surpreendente, mas assumiu desde cedo uma política de comunicação questionável, com a Ferrari a falar muito pouco à comunicação social e o próprio Arrivabene a ser sempre muito agressivo na sua postura, o que nem sempre agradou aos media (talvez por aí se entende a fraca opinião vigente sobre o italiano). Ficou por exemplo conhecido um episódio em que confrontou e ameaçou um jornalista por ter revelado um pormenor do volante do Ferrari. Além disso a gestão de Arrivabene fez nem sempre foi a melhor e muitos afirmam que era apenas um rosto e que o cérebro por detrás da renovação da equipa era Sergio Marchionne.
A entrada de Binotto era assim duplamente positiva. Retirava um homem com uma certa aura de tirano e colocava um engenheiro respeitado, conhecedor, responsável pela última reorganização que teve como fruto os dois melhores carros da última década. Além disso a convivência entre ambos seria muito difícil, para não dizer impossível, pelo que a escolher entre um dos dois, Binotto seria sempre o homem com mais argumentos.
Mas Gary Anderson, ex director técnico da Jordan levantou um ponto pertinente sobre a escolha de Binotto:
“Binotto tem sido muito bom como director técnico. É preciso permitir que ele se mantenha como director técnico. É um trabalho a tempo inteiro, sete dias por semana. A sua nova posição vai diluir o seu esforço técnico com certeza. Eu acho que é a decisão errada. Eles deveriam ter trazido outra pessoa. Não entendo porque se vai buscar o melhor homem a nível técnico para o colocar numa posição política e administrativa, que não é seu forte.”
“Não se deve usar uma cultura de culpa, mas alguém tem de ser responsável e a equipa tem de saber porque falhou e tomar medidas para que não volte a acontecer. Não importa se a Ferrari funciona melhor, se a mudança de Binotto significar que o carro ficou mais lento. É fácil perder alguns décimos de segundo no carro e, de seguida, ter dificuldades em recuperar esse tempo para ser competitivo. O que acontecerá no final de 2019 se a Ferrari ficar em terceiro ou quarto lugar no campeonato? Pode acontecer e ele pode ser também despedido. Eles podem perder um activo muito bom porque o colocaram em uma posição em que ele não deveria estar.”
A Ferrari terá optado por Binotto, numa tentativa de recriar uma espécie de Ross Brown. Mas a opinião de Anderson é lógica e tirar Binotto da parte técnica para o colocar numa posição mais política e administrativa, pode ser um passo atrás, isto caso o seu sucessor na estrutura técnica não faça um bom trabalho. Pode acontecer que o seu substituto seja igualmente dotado e capaz de fazer a máquina trabalhar. Mas numa fase em que se preparam mudanças na F1 a Ferrari tinha de ter alguém com um poder negocial mais forte. Binotto terá de ser adaptar rapidamente a esse papel.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI