F1: Frédéric Vasseur preocupado com a complexidade dos regulamentos
O protesto da Aston Martin ao resultado da qualificação do GP da China espoletou as críticas de Frédéric Vasseur à complexidade das regras da Fórmula 1.
Frédéric Vasseur criticou o facto das regras da Fórmula 1 terem-se tornado cada vez mais complexas, especialmente depois do incidente envolvendo Carlos Sainz na qualificação do Grande Prémio da China. Nesta situação, o espanhol enfrentou um protesto da Aston Martin após ter saído da pista na qualificação, mas mais tarde regressou e continuou na sessão.
Embora Sainz tenha participado no resto da qualificação normalmente e até se tenha qualificado entre os 10 primeiros, a Aston Martin teve dúvidas sobre se deveria ter sido autorizado a continuar após ter sido agitada a bandeira vermelha em resultado do seu incidente.
Para Vasseur e para a equipa Ferrari, a questão foi clara, até porque o piloto foi autorizado pela direção de prova a prosseguir a sessão.
“Perguntámos ao controlo de corrida se podíamos recomeçar e disseram que sim, fim da história”, explicou o chefe de equipa da Ferrari, acrescentando que tornou mais complicado de compreender e cumprir as regras, levando a alguma confusão e controvérsia, como no caso de Sainz.
“Temos de definir a situação com precisão, mas as regras tornam-se cada vez mais complicadas. Quando comecei a trabalhar, o regulamento desportivo tinha 20 páginas. Agora são 75″, disse Vasseur.
No caso de Sainz em Xangai, o regulamento desportivo estipula que os carros que parem em pista não podem continuar na sessão, tendo, inclusivamente, sido assinalado que um carro parara. Isso levou ao protesto, inconsequente, da Aston Martin.
O responsável da Ferrari sublinhou que a tentação em procurar lacunas nas regras levou ao aumento dos advogados nas equipas. “No fim de contas, é a mesma situação que com os regulamentos técnicos, todos procuramos as lacunas e as regras tornam-se cada vez mais complicadas”, explicou o francês. No entanto, “neste caso, penso que encontraremos uma clarificação simples.”
Foto: Philippe NANCHINO/MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI