F1: Fred Vasseur defende que asas flexíveis definiram o campeonato

Por a 4 Janeiro 2025 10:20

O diretor da equipa Ferrari, Fred Vasseur, acredita que a utilização de asas dianteiras flexíveis desempenhou um papel fundamental no resultado do campeonato de construtores de Fórmula 1 de 2024. A Ferrari e a Red Bull procuraram obter esclarecimentos da FIA sobre os desenhos das asas da McLaren e da Mercedes, mas depois de os monitorizar, a FIA considerou as asas legais e optou por não alterar os procedimentos de teste.

Vasseur mostrou-se frustrado com o atraso na decisão da FIA, uma vez que a Ferrari teve de ser cautelosa devido às restrições orçamentais impostas pelo limite orçamental. Sublinhou que gastar num desenvolvimento potencialmente ilegal poderia desperdiçar recursos valiosos. Salientou também que mesmo um pequeno ganho de desempenho com as asas flexíveis poderia ter um impacto significativo num campeonato muito disputado, referindo-se às margens estreitas de Monza.

“Estou um pouco frustrado com isto, porque é uma vantagem de desempenho clara, e esperamos dois meses pela decisão se era legal ou não”, explicou Vasseur. “E com o limite orçamental, é preciso ter sempre em mente as restrições financeiras. Isso significa que temos de ser eficientes com o orçamento. Se começarmos a fazer um projeto e, no final, não der em nada, gastamos 600 000 euros em vão. É meio milhão em três ou quatro milhões para o desenvolvimento, porque tens os teus homens, tens os custos das corridas, tens isto, isto e isto e, no final, tens o desenvolvimento, e tens X milhões de desenvolvimento. Mas é um X pequeno, e se queimares meio milhão para nada, não podes gastar noutro lado. E, de certeza, foi aí que, para mim, a história ficou mais do que no limite.”

A Ferrari introduziu a sua própria asa flexível no final da época, como parte da sua atualização de Singapura, mas Vasseur não equiparou este atraso à sua atualização espanhola que falhou. Reconheceu que, num campo altamente competitivo, os pequenos detalhes podem ter uma enorme influência, mas a incapacidade de alterar decisões passadas torna difícil medir o impacto exato.

“É verdade que quanto mais a competição for renhida, mais nos preocuparemos com os pormenores. Não tenho a certeza de que, quando temos seis décimos entre os carros, estejamos a prestar tanta atenção aos pormenores. Mas quando tivemos corridas como a de Monza, com quatro ou cinco carros a menos de um décimo, se tivermos uma asa flexível, de certeza que isso faz uma grande diferença. Penso que é mais uma consequência do facto de, talvez, termos um regulamento difícil e não ser fácil de desenvolver, mas também do facto de o campeonato estar a ficar cada vez mais apertado.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
4 dias atrás

Blá, blá, blá. Desculpas de mau pagador. Já temos um Horner II

Patucho10
Patucho10
3 dias atrás

Não posso concordar com o Vasseur, porque não foram as asas flexíveis que definiram o campeonato. O que definiu o campeonato foram as atualizações! Enquanto a McLaren acertou quando as introduziu e muito provavelmente foi a única equipa que acertou sempre nas atualizações ao longo da época , as outras equipas não conseguiram ter o mesmo sucesso, criaram uma serie de problemas, desde Ferrari, Red Bull e Mercedes. Por isso se o campeonato de 2024 foi tão emocionante, e muito disputado então acho que 2025 temos tudo para que seja um dos melhores campeonatos de sempre, em todos os aspectos,… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×