F1: Franco Colapinto substitui Logan Sargeant até ao fim da época
A Williams Racing anunciou que Franco Colapinto vai juntar-se à equipa para o resto do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA de 2024, a partir do Grande Prémio de Itália. Ele correrá ao lado de Alex Albon, usando o número 43.
Colapinto, membro da Williams Racing Driver Academy, está a ter uma boa temporada de F2 com uma vitória e vários pódios. Ele será o primeiro piloto argentino de F1 em 23 anos e o segundo a correr pela Williams.
Franco Colapinto mostrou-se muito satisfeito com esta inesperada oportunidade que lhe surge, depois de ter visto a porta da F1 fechar-se com a entrada de Carlos Sainz em 2025 para ocupar o lugar que o argentino ambicionava:
“É uma honra fazer a minha estreia na Fórmula 1 com a Williams – é disto que os sonhos são feitos. A equipa tem uma história fantástica e uma missão para regressar à frente, da qual estou ansioso por fazer parte. Chegar à F1 a meio da época implica enfrentar uma enorme curva de aprendizagem, mas estou pronto para o desafio e estou totalmente concentrado em trabalhar o mais possível com o Alex e a equipa para que seja um sucesso.”
James Vowles, Diretor da Equipa, explicou o motivo da troca e deu as boas vindas ao jovem piloto:
“Substituir um piloto a meio da época não é uma decisão que tenhamos tomado de ânimo leve, mas acreditamos que isto dá à Williams a melhor hipótese de competir por pontos durante o resto da época. Acabámos de fazer uma grande atualização no carro e precisamos de maximizar todas as oportunidades de marcar pontos numa batalha extremamente apertada no meio do pelotão.
Também acreditamos no investimento nos nossos jovens pilotos na Williams Racing Driver Academy e o Franco está a ter uma oportunidade fantástica de demonstrar aquilo de que é capaz nas últimas nove rondas da época”.
Vowles aproveitou para agradecer o contribuído de Logan Sargeant:
“Isto é, sem dúvida, incrivelmente duro para o Logan, que deu tudo de si ao longo do seu tempo com a Williams, e queremos agradecer-lhe por todo o seu trabalho árduo e atitude positiva. O Logan continua a ser um piloto talentoso e vamos apoiá-lo para que continue a sua carreira de piloto no futuro. Sei que Franco tem grande velocidade e enorme potencial, e estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer na Fórmula 1.”
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Confesso que gosto da ideia mas faria mais sentido se fosse para continuar em 2025. Por outro lado, e tendo em conta, os problemas da Williams com os custos/peças derivados de acidentes não estou a ver muito bem como é que um piloto sem experiência vai ajudar nesse aspecto.
E tem os pontos de super Licença?
Boa pergunta, mas seria uma enorme prova de má gestão se não tiver.
Tem exactamente os necessários para a super licença, 40 pontos.
Como sabe? Eu vi a na wikipédia e tem um 4º lugar na F3, que não chega. São apenas 15p, tem um 9º na F3 que são 3p, em 2021 tem um 3º ALMS que são 6pt + 4º ELMS – 4pt + 6º FRECA – 5pt
TOTAL = 15+3+6+4+5 = 33 mais um Treino Livre pela Williams deve ter uns 35pt no máximo
https://www.reddit.com/r/formula1/comments/1f2rz5u/curious_case_of_new_williams_f1_driver_franco/
Devem contar com os pontos da posição em que se encontra na F2, onde está em 6º.
Melhor que o usense não será dificil.Este team vive em permanentes dificuldades de tesouraria, daí que recorra sempre a bons pagantes.Mas em termos desportivos fica difícil.
Uma sombra distante do que foi esta prestigiosa equipa no passado.
Nada contra o Colapinto, que parece um piloto certinho, pelo menos não me lembro dele ter feito um grande disparate mas, sendo para tapar um buraco, não teria sido melhor escolher outro dos supostos candidatos? Admitindo que ele vai bem, o que é que a Williams vai fazer com ele no próximo ano? Mandá-lo de volta para a F2? Ele não vai fazer uma corrida, mas nove mais três sprint.
O lado positivo é que a Williams dá hipóteses aos jovens da sua academia.
É exactamente essa a questão: qual é o futuro desta experiência, tanto para o Colapinto, como para a Williams? Em termos imediatos, para a Williams, fazia muito mais sentido alguém que pudesse vagamente lutar por pontos, podiam ir rodar o Lawson, repescar o Schumacher, ou repescar outra vez o de Vries😉 – não sou grande fã de nenhum deles, mas parece-me que a possibilidade de virem a lutar por pontos era maior que o Colapinto. Para o Colapinto é um gostinho do céu, para voltar ao purgatório – será que a Williams o continuará a apoiar em 2025, na F2?… Ler mais »
A questão é mesmo o Sainz. Será verdade que existe uma cláusula que permite ao espanhol sair para outra equipa melhor, ao fim de um ano? Se assim for, então a aposta no argentino faz sentido. Têm nove corridas para o avaliarem, volta à F2 para tentar vencer o título, e regressa à F1 em 2026.
Mas qual é a lógica de promover pilotos das outras equipas quando tens uma Academia e ignoras os teus próprios pilotos.
Ele não vai ser promovido, vai ser um substituto por 9 provas. Para isso acho que fazia sentido um substituto com mais experiência, como os 3 que apontei (e só 1 ainda é de uma academia).
O Sargeant já vai tarde.
Agora trazer o Colapinto estando 2025 fora de questão, quer dizer quando ele estiver já com ritmo, vai para a F2 ou FE ou lá o que conseguirem arranjar?
Além do comentário acima, no seguimento do da Pity, a minha costelinha brasileira não pode deixar de fazer um comentário: os brasileiros devem estar todos torcidos por regressar um argentino à F1, antes de um brasileir, sendo ainda por cima certo que acho que têm dois bons candidatos (Drugovich e Bortoleto).
Acharia melhor a contratação de piloto com chances para 2025.
Segue a Silly Season…
Ponto prévio, gosto do piloto, acho que tem estado bem na F2 e gosto que se de oportunidades aos nossos. No entanto, há aqui muita coisa estranha. Se o objetivo era tentar ter alguém que almejasse ganhar pontos a escolha não poderia recair em alguém sem experiência na principal categoria. A escolha óbvia seria Liam Lawson, no entanto, como é da Red Bull não estou a ver o líder a considerar, mesmo sendo benéfico para a equipa. Outra escolha mais plausível, dado o momento, seria dar outra oportunidade a Mick, que até é da equipa a quem o líder ainda… Ler mais »
No inicio do ano parecia que era mais uma época sem história, afinal o campeonato de 2024 não para de surpreender!
Parece que temos um campeonato de F1 a sério!