F1: Fim do sonho do título para Lando Norris?
Lando Norris expressou a sua frustração com o seu desempenho no início do Grande Prémio dos Estados Unidos, admitindo que “conduziu como um marreta” quando perdeu a liderança para Max Verstappen.
Apesar de um forte arranque, Norris foi ultrapassado por Verstappen na Curva 1, depois de o piloto da Red Bull ter mergulhado agressivamente por dentro, forçando os dois carros a afastarem-se. Charles Leclerc, da Ferrari, aproveitou a situação para assumir a liderança e, eventualmente, vencer a corrida.
Embora a McLaren acreditasse que Verstappen tinha empurrado injustamente Norris para fora da pista, os comissários de pista consideraram que se tratava de um incidente típico da primeira volta e não tomaram qualquer medida. Norris reconheceu que deveria ter-se defendido melhor na curva 1.
Mais tarde, Norris recebeu uma penalização de cinco segundos por ultrapassar Verstappen fora da pista na Curva 12 na Volta 52. Considerou que a penalização foi injusta, argumentando que Verstappen também saiu da pista enquanto se defendia e ganhou vantagem.
“O que se passa com o Max é que temos de nos comprometer com a manobra. As pessoas não entendem esse tipo de coisas. Com o Max, não se pode ir a meio. A curva 1 é um pouco mais difícil de dizer, se foi por eu não me ter comprometido o suficiente, mas o facto foi que ele levou tanta velocidade que voltou a sair da pista. Não posso simplesmente passar por dentro de alguém, fugir e depois manter a posição numa corrida normal.
“Mas, por alguma razão, não há problema nenhum na volta 1, na curva 1. Se me tivesse defendido melhor na Curva 1 e não estivesse a conduzir como um marreta… devia ter liderado depois da Curva 1 e não devíamos ter tido esta conversa em primeiro lugar.”
As contas do título
Lando Norris está a 57 pontos de Max Verstappen. A realidade é que desde que a McLaren se tornou verdadeiramente competitiva, Norris nunca conseguiu encurtar verdadeiramente as distâncias para o líder do campeonato. Há várias causas para isso, mas a principal é o enorme desperdício de pontos. Lando Norris tem deixado escapar oportunidades de se aproximar do seu adversário neerlandês e em Austin voltamos a ver isso. Norris foi pouco incisivo na defesa do seu lugar e não fechou completamente a porta a Verstappen que aproveitou e fez o que sempre faz… atacou. Verstappen está numa posição confortável. Sabe que se atacar Norris e bater, não vai perder imediatamente a liderança e se os dois ficarem fora de prova, a distância mantém-se. Em cada confronto com Norris, Verstappen leva a melhor psicologicamente.
Norris é um excelente piloto. Só um grande talento faria uma volta como a que lhe deu a pole. Só um grande talento conseguiria, na corrida de Austin, colocar tanta pressão em Verstappen, sem nunca cometer um erro. Mas parece faltar algo a Norris. Nos momentos chave, falta alguma agressividade saudável, falta impor-se de forma mais vincada. Também a McLaren evidencia alguns problemas na tomada de decisão. A manobra de Norris era passível de ser penalizada. Bastaria deixar passar Verstappen de novo e voltar a tentar. O McLaren #4 tinha ritmo para isso. Mas a decisão de manter a posição poderá ter custado o pódio.
São estes pequenos pormenores que fazem com que a já distante possibilidade de Norris roubar o título a Verstappen seja cada vez mais distante. Norris vai tirar muitas lições deste ano, mas para bater Verstappen, terá de ser mais feroz, mais astuto e por vezes, menos simpático. Em Austin a já frágil candidatura de Norris terá perdido força e só um péssimo fim de semana no México poderá reacender essa chama.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Creio ser muito difícil para o Lando Norris, igualmente porque não tem ainda apresentado maturidade para gerir as corridas e vencer com convicção.
Estaleca de “sacanice”
Independentemente da experiência, precisa de ser sacana como o outro… Um dia acaba mal
Talvez o sonho não tenha acabado, esse é precisamente o grande problema. Fico com a sensação de que o Norris nunca entendeu verdadeiramente o que lhe foi acontecendo ao longo da temporada, acho que ele não quis o suficiente, não lutou o suficiente, não conseguiu acordar a tempo de arregaçar as mangas no sentido de lutar a sério pelo título mundial. Em Monza, fiquei em estado de choque quando o vi ser ultrapassado de forma quase infantil pelo seu colega de equipa, voltei a ter a mesma sensação ontem quando deixou a porta escancarada para o Max o atacar na… Ler mais »
Ele devia ter visto o video do ano passado e ter apertado o Max contra o muro das boxes, mas ele é “um bom rapaz”, não faz essas coisas, se quer ganhar tem de usar as mesmas armas contra o Max. Se ficarem os dois fora, melhor ainda juntas o Leclerc à luta pelo título.
Simples.
Nunca passou de um sonho e os sonhos são isso mesmo, sonhos. Há algum tempo escrevi aqui que tinha que acontecer um cataclismo para os lados da RBR para Lando ser campeão. Muitos gostariam que isso acontecesse (eu também) mas não vai dar, talvez em 2025.
Eu sempre disse que não acreditava que o Lando ganhe mais do que duas das 6 corridas finais. Para já Leclrerc 1-0.
E… E…. Vamos ver se não há mais…
Este ano já estou satisfeito mas essa era a cereja no topo do bolo…
Mesmo sem a penalização de ontem o Lando só ganhava 1 ponto durante o fim de semana, muito pouco para quem precisa de ganhar 8 por GP.
Era retirarem-lhe os pontos…m a melhor penalização para esta malta que se julga mais esperta que os outros e nada acontece, era retirar metade dos pontos conquistados na prova… Pontuas-te 10, levas 5… Á terceira não pontuas, .. á quarta é retirado na totalidade.
Nem piavas.
Ou… Para além da margem limite, uma bitola de 1/2 carro e depois gravilha… Andava tudo no limite, limitado.
Assim tudo de torna mais difícil, assim existissem decisões iguais e nesta altura ao max retirava-lhe pontos ou todos.
O Norris começou a perder a hipótese de ser campeão, na Hungria. A diferença para o Max era tão grande que nem a McLaren acreditou numa hipótese de título de pilotos, concentrando-se no de construtores. Não esqueçamos que esta McLaren nada tem a ver com a McLaren de Ron Denis. Tem o mesmo nome, as mesmas instalações e até o mesmo dono, mas todo o seu staff é diferente, eles também estão a aprender a lutar lá na frente, incluindo Norris, que até ao ano passado, só por duas vezes tinha “cheirado” uma vitória. Acresce a tudo isto, o facto… Ler mais »
A FIA NUNCA vai deixar o Lando Norris ser campeão este ano.
Então agora que o chora não tem a pedalada e corre sozinho, pior ainda qd tem 6 carros na sombra ou á frente
Falta gás ao Norris, acho que ele nunca imaginou, esta época, estar onde está.
Excelente piloto, rápido e sobretudo honesto na sua própria avaliação. Falta-lhe garra e aquele egoismo e convicção próprio dos Campeões. Penso que terá que dar o salto rápidamente se quer ser nos próximos anos campeão mundial.
Não AS… Ele não mergulhou por dentro mas sim por fora, bem diferente… Se mergulhasse por dentro o Leclerc ficaria bloqueado.