F1: Fim do sonho do título para Lando Norris?

Por a 21 Outubro 2024 17:30

Lando Norris expressou a sua frustração com o seu desempenho no início do Grande Prémio dos Estados Unidos, admitindo que “conduziu como um marreta” quando perdeu a liderança para Max Verstappen.

Apesar de um forte arranque, Norris foi ultrapassado por Verstappen na Curva 1, depois de o piloto da Red Bull ter mergulhado agressivamente por dentro, forçando os dois carros a afastarem-se. Charles Leclerc, da Ferrari, aproveitou a situação para assumir a liderança e, eventualmente, vencer a corrida.

Embora a McLaren acreditasse que Verstappen tinha empurrado injustamente Norris para fora da pista, os comissários de pista consideraram que se tratava de um incidente típico da primeira volta e não tomaram qualquer medida. Norris reconheceu que deveria ter-se defendido melhor na curva 1.

Mais tarde, Norris recebeu uma penalização de cinco segundos por ultrapassar Verstappen fora da pista na Curva 12 na Volta 52. Considerou que a penalização foi injusta, argumentando que Verstappen também saiu da pista enquanto se defendia e ganhou vantagem.

“O que se passa com o Max é que temos de nos comprometer com a manobra. As pessoas não entendem esse tipo de coisas. Com o Max, não se pode ir a meio. A curva 1 é um pouco mais difícil de dizer, se foi por eu não me ter comprometido o suficiente, mas o facto foi que ele levou tanta velocidade que voltou a sair da pista. Não posso simplesmente passar por dentro de alguém, fugir e depois manter a posição numa corrida normal.

“Mas, por alguma razão, não há problema nenhum na volta 1, na curva 1. Se me tivesse defendido melhor na Curva 1 e não estivesse a conduzir como um marreta… devia ter liderado depois da Curva 1 e não devíamos ter tido esta conversa em primeiro lugar.”

As contas do título

Lando Norris está a 57 pontos de Max Verstappen. A realidade é que desde que a McLaren se tornou verdadeiramente competitiva, Norris nunca conseguiu encurtar verdadeiramente as distâncias para o líder do campeonato. Há várias causas para isso, mas a principal é o enorme desperdício de pontos. Lando Norris tem deixado escapar oportunidades de se aproximar do seu adversário neerlandês e em Austin voltamos a ver isso. Norris foi pouco incisivo na defesa do seu lugar e não fechou completamente a porta a Verstappen que aproveitou e fez o que sempre faz… atacou. Verstappen está numa posição confortável. Sabe que se atacar Norris e bater, não vai perder imediatamente a liderança e se os dois ficarem fora de prova, a distância mantém-se. Em cada confronto com Norris, Verstappen leva a melhor psicologicamente.

Norris é um excelente piloto. Só um grande talento faria uma volta como a que lhe deu a pole. Só um grande talento conseguiria, na corrida de Austin, colocar tanta pressão em Verstappen, sem nunca cometer um erro. Mas parece faltar algo a Norris. Nos momentos chave, falta alguma agressividade saudável, falta impor-se de forma mais vincada. Também a McLaren evidencia alguns problemas na tomada de decisão. A manobra de Norris era passível de ser penalizada. Bastaria deixar passar Verstappen de novo e voltar a tentar. O McLaren #4 tinha ritmo para isso. Mas a decisão de manter a posição poderá ter custado o pódio.

São estes pequenos pormenores que fazem com que a já distante possibilidade de Norris roubar o título a Verstappen seja cada vez mais distante. Norris vai tirar muitas lições deste ano, mas para bater Verstappen, terá de ser mais feroz, mais astuto e por vezes, menos simpático. Em Austin a já frágil candidatura de Norris terá perdido força e só um péssimo fim de semana no México poderá reacender essa chama.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
30 dias atrás

O facto deste ano é a súbita e inesperada competitividade do Mclaren…que iniciou a época como um projeto quase falhado.(suspeiras de ilegalidades várias que a FIA nunca confirmou). Com esta 2a metade tão forte, podem realmente ganhar os 2 titulos, embora no de pilotos a vantagem do Max seja relativamente confortável. Mas o Norris, sendo um bom piloto, (uma espécie de Button 2),em termos de pilotagem está abaixo do holandês em minha opinião, mas caso este fique a 0 nalguma prova, e isso são coisas que podem acontecer, o campeonato fica relançado.O inglês, por seu lado é que não pode… Ler mais »

MiguelCosta
MiguelCosta
30 dias atrás

Na minha opinião é um piloto rápido, mas não tem o killer instinct, é uma espécie de Button, será campeão se tiver um carro ultra dominador, e o companheiro não for tão rápido como ele. Já na F2 ele demonstrava a falta de astúcia, a sagacidade que se costuma demonstrar naquela categoria para se superiorizar aos outros (normalmente resulta em acidentes e DNF, mas faz vibrar os adeptos, veja-se o Antonelli). Andar mais depressa que os outros todos andam (menos o Stroll e o Zhou), se o carro der.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado