F1: Ficou “bastante claro” um novo conceito para o carro de 2024 é caminho certo para a Mercedes

Por a 8 Novembro 2023 11:39

Trilhando o mesmo caminho que o seu antecessor, o Mercedes W14 é uma completa dor de cabeça para toda a equipa de Brackley e o que demonstrou o Grande Prémio de São Paulo, na opinião de Toto Wolff, é que o rumo tomado para desenhar e produzir um monolugar completamente diferente do atual é o correto. 

O responsável da Mercedes esclareceu, após o desastroso fim de semana passado em Interlagos, que “agora é bastante claro” para a equipa que mudar o conceito do sucessor do W14 é o mais acertado a fazer.

A Mercedes conseguiu melhorar o desempenho do monolugar deste ano durante a temporada, obtido principalmente pelas evoluções nada modestas introduzidas no Mónaco, que alteraram o conceito inicial, herdado do carro de 2022. Ainda assim, é um carro que depende muito do circuito onde compete e apresenta problemas diferentes que a equipa é incapaz de perceber o que fazer para os resolver. 

Toto Wolff disse no Brasil que, apesar de ter havido a possibilidade de retirar os carros de parque fechado e para alterar a configuração, tentando obter melhores resultados na corrida de domingo, isso não adiantaria de nada porque o problema “é muito maior” e não saberiam o que mudar para que o W14 fosse mais competitivo no Autódromo José Carlos Pace, admitindo que foi uma “sensação horrível para toda a equipa”, chegando ao ponto de afirmar que “gostava que pudéssemos começar a nova época e concentrarmo-nos no novo carro”. Palavras muito próximas das declarações do ano passado em relação ao W13. Ainda assim, a prova de São Paulo “confirmou que os passos que demos são necessários. Portanto, pelo menos sabemos que confirma que a trajetória de mudança de raíz está correta”, acrescentou o responsável. 

Ainda em setembro passado, Andrew Shovlin sublinhou que a Mercedes quer apresentar na próxima temporada um monolugar “significativamente” diferente do atual, tentando, desta forma, resolver os problemas que persistem. “Estamos a alterar significativamente o carro para o próximo ano”, confirmou o responsável da equipa, admitindo que isso a solução dependerá “da concretização de uma série de projetos, que estão em curso, não estão concluídos, mas temos boas indicações para tentar melhorar”.

São ainda indicações, mas que parecem animar a estrutura de Brackley, até porque a equipa compreende o que correu mal na construção do atual monolugar e pensam que serão capazes de colocar em pista no próximo ano um carro que pode rodar em pista com uma altura mais baixa ao solo, algo que não acontece este ano, perdendo desta forma performance em pista. 

Apesar de haver agora um rumo claro a tomar, e um carro completamente diferente do atual, Toto Wolff entende que mudar o conceito do monolugar, numa altura em que a Mercedes já não domina a competição como aconteceu no anterior ciclo de regulamento técnico, não garante que a equipa possa voltar ao topo da classificação.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado