F1, FIA volta a analisar ‘asas traseiras flexíveis’ devido a ‘mini-DRS’ da McLaren
Segundo o Autosport inglês, a FIA está a investigar uma nova questão que surgiu em Baku, no GP do Azerbaijão de F1: asas traseiras flexíveis após polémica com a McLaren.
A questão tem a ver com o desenho da asa traseira da McLaren, que pareceu dobrar-se nas retas, numa situação que foi aparentemente detetada nos onboard 360º, o que pode proporcionar uma vantagem aerodinâmica. As imagens do GP do Azerbaijão mostraram aparentemente a asa a dobrar e a mostrar uma abertura, logo apelidada de ‘mini-DRS’.
Por isso, a FIA já está em campo a investigar. Como se sabe, a asa da McLaren passou nos testes de deflexão, mas a FIA poderá abordar a questão da eventual flexão deliberada.
A Diretiva Técnica (TD34) proíbe as asas que mudam de forma devido a fatores externos durante o funcionamento.
Naturalmente, as equipas rivais estão preocupadas com a falta de clareza dos regulamentos e com os potenciais ganhos de desempenho das asas flexíveis, e por isso querem que a FIA defina os níveis aceitáveis de flexibilidade. Do lado da FIA, embora a McLaren esteja no centro das atenções, os desenhos das asas traseiras de outras equipas também podem ser investigados.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Chumbadela
Mas repara como já são rápidos a lançar as famosas directivas a meio do Verão ( já sem falar no alvo Vettel em cada GP da parte do Whiting) se está outra equipa em causa. E tudo isto agravado pelo facto de essa fia ainda não ter decidido se vai manter no próximo ano estas regras, assim não permitindo assim planificar investimentos que na volta seriam inúteis. E eles têm todos os mm de precisão para medir visto que tem os markers nas asas E depois não há 1 jornalista no paddock que faça uma pergunta que implique coragem, não… Ler mais »
Quando se quer controlar tudo chega-se á conclusão que não se têm os meios ou o processo de controlar esses mesmos regulamentos. E é o trabalho dos engenheiros de saber contornar o regulamento, coisa que parece que a McLaren fez bem…chapeau.
A bola está do lado da FIA
Como está confirmada a ilegalidade, pontos retirados, simples.
Retirada de pontos?!, 🤣
Até parece que nunca viste F1…
A ilegalidade está confirmada onde? Na tua cabeça?
Mais uma aldrabice perdoada… Que nojice