F1: FIA mudou Red Bull Ring devido aos limites da pista

Por a 27 Junho 2024 12:27

O Red Bull Ring vai ter este ano significativas alterações, que apesar de simples, vão ter forte impacto na forma como os pilotos vão abordar a pista. Tudo porque a FIA obrigou a alterações no circuito para evitar uma repetição das centenas de violações dos limites da pista que mantiveram os Comissários de Pista extremamente ocupados no Grande Prémio da Áustria do ano passado.

No GP da Áustria de 2023, a FIA teve que analisar mais de 1.200 potenciais violações dos limites da pista. Isso resultou em 12 sanções aplicadas a oito pilotos, devido ao grande número de violações nas Curvas 9 e 10 e por isso este ano há medidas que visam proteger e definir melhor a importância desses limites da pista. Como sempre, estes são definidos por uma linha branca no circuito, e ultrapassar essa linha com as quatro rodas resulta em penalização ‘automática’ que começa em forma de ‘aviso’ até à penalização efetiva…

Até aqui, na Áustria, a berma de asfalto nas Curvas 9 e 10 proporcionava aderência similar à pista, incentivando os pilotos a ultrapassarem os limites para ganhar tempo, mas a FIA decidiu adotar medidas para prevenir isso para 2024…

A FIA solicitou a instalação de uma faixa de gravilha com 2,5 metros de largura nas saídas das Curvas 9 e 10, a mudança da linha branca na Curva 4 para reduzir a distância até à gravilha, impedindo que os carros aproveitem o espaço entre a linha e a gravilha.

Niels Wittich, Diretor de Corridas da FIA, explicou que a gravilha atua como um dissuasor natural, pois penaliza os pilotos que se veem obrigados a reduzir a velocidade do carro, devido ao risco de saírem de pista. A gravilha elimina a vantagem de ultrapassar os limites da pista, respondendo a um pedido dos pilotos: “Este ano estamos a criar um dissuasor natural com a instalação de uma faixa de gravilha e estamos a tornar mais clara a forma como delineamos os limites da pista”, disse o Diretor de Corridas da FIA F1, Niels Wittich.

“Eles saberão onde está o limite. É isso que eles querem e o que pediram. Vão receber feedback, vão senti-lo quando se aproximarem da gravilha e, se mergulharem uma roda na gravilha, isso vai penalizá-los porque o carro vai ficar mais lento.

“É um dissuasor natural e esse tem sido o principal pedido dos pilotos. Retira qualquer tentação de explorar os limites porque já não há qualquer vantagem.

“Se for apenas uma linha ou apenas asfalto, os pilotos e as equipas vão sempre até ao último milímetro porque podem. Mas quando se passa por cima da gravilha, é impossível ser mais rápido.”

Existe a introdução de uma linha azul adicional. Devido à largura do lancil ser de dois metros, a FIA adicionou uma linha azul atrás da linha branca para melhorar a visibilidade dos limites.

Essa linha azul facilita também a identificação de violações pelos fiscais e pelo Controlo de Corrida da FIA, contrastando bem com a linha branca.

Tudo isto resulta em benefícios, pois a faixa de gravilha e a linha azul adicional tornam os limites da pista mais claros e eficazes e a combinação dessas alterações visa evitar a repetição das numerosas violações e penalizações ocorridas no ano passado.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
2 meses atrás

Os limites de pista e respectivas penalizações deviam ser removidos nas zonas com gravilha ou relva, ninguém ganha tempo a fazer rali.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado