F1: FIA investiga asas dianteiras flexíveis: más notícias para alguns?

Por a 26 Julho 2024 16:28

Martin Brundle, comentador da Sky F1 diz que a FIA colocou este fim de semana do GP da Bélgica de F1 muita atenção relativamente às asas dianteiras flexíveis, alegadamente instalaram câmaras extra na sessão de treinos de abertura para ver se as equipas estão a violar as regras, e admite que esta situação tem potencial para abalar a grelha da F1, caso a FIA tenha que instar uma ou mais equipas a alterarem as asas dianteiras por serem demasiado flexíveis. Logo se vê no que resulta esta questão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 mês atrás

Pelo que eu tenho ouvido / lido, a FIA está satisfeita com os resultados das inspecções feitas até à Hungria. As câmaras que instalaram hoje, são apenas um estudo para futura alteração nesses testes, a partir do próximo ano, não para penalizar alguém este ano.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 mês atrás

Exactamente. É que o regulamento apenas prevê um teste estático (e aqui um valor limite) . Mas hoje viu-se bem no interior da parede vertical do endplate da asa uns autocolantes com pontinhos que servem de referência para a câmera laser instalada no exterior do ‘ nariz’.
E assim temos, por exemplo, a asa do MB que visto num replay parecia de borracha…Mas o Shovlin a dizer aos microfones que não está preocupado. E assim irão continuar impunes os eventuais prevaricadores. Mas pronto, são teorias da conspiração

Pity
Pity
Reply to  garantia4
1 mês atrás

É a história das áreas cinzentas. As equipas estudam os regulamentos à procura do que não está escrito. Neste caso, se as asas passam nos testes… estão legais. Para o próximo ano façam testes mais eficazes.

Leandro Marques
Reply to  Pity
1 mês atrás

Pode sempre surgir uma diretiva técnica que diga que as asas desta forma não são seguras. Conforme se viu em 2022 a segurança deverá prevalecer permitindo mudar regulamentos a meio do jogo.
Acredito que se não fosse uma equipa com tanto poder na FIA surgiriam ações a partir do que é perfeitamente possível ver que está a acontecer. Assim concordo com o colega garantia quando afirma que os prevaricadores continuarão a poder prevaricar à vontade.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
1 mês atrás

Sim, podem sempre invocar questões de segurança, mas é preciso que essas questões sejam evidentes. Até agora não se viu nada nesse sentido.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado