F1: FIA confirma análise à situação dos pilotos no Catar devido às temperaturas altas
A FIA diz estar preocupada com as dificuldades sentidas por vários pilotos durante a corrida do Grande Prémio do Catar, resultado das altas temperaturas e humidade que experimentaram no circuito de Losail. A entidade federativa vai analisar esta questão e promete apresentar recomendações para as futuras provas.
Mesmo que a próxima edição do GP do Catar se realize mais tarde, e sejam esperadas temperaturas mais baixas, podem existir algumas medidas para mitigar os efeitos nos pilotos, seja nesta prova ou noutras que tenham características idênticas.
A FIA salientou em comunicado ter constatado, “com preocupação”, que a temperatura e a humidade extremas “tiveram um impacto no bem-estar dos pilotos”. Acrescentam ainda que “embora sejam atletas de elite, não se deve esperar que compitam em condições que possam pôr em risco a sua saúde ou segurança. O funcionamento seguro dos carros é, em todos os momentos, da responsabilidade dos concorrentes, no entanto, tal como acontece com outras questões relacionadas com a segurança, como as infra-estruturas do circuito e os requisitos de segurança dos carros, a FIA tomará todas as medidas razoáveis para estabelecer e comunicar os parâmetros aceitáveis em que as competições são realizadas”. Assim, a entidade federativa que rege a Fórmula 1 fará “uma análise da situação no Catar para fornecer recomendações para futuras situações de condições climatéricas extremas”, avisando que é preferível “tomar medidas materiais agora para evitar a repetição deste cenário”, dando ainda nota que a análise do que se passa noutras “séries, como as provas de Cross Country em climas extremos, será analisada para potenciais aplicações a provas de circuito”.Recordamos que vários pilotos foram levados ao seu limite físico, precisando até de serem vistos no centro médico do circuito.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
No Podcast da Sport TV foi falado num fato de competição que transmitia em tempo real informações Biométricas do estado de funções vitais do piloto (á semelhança das luvas que usam ou usaram.
Seria interessante ver porque razão esse fato não está em uso, mas parece á partida uma boa medida.
Provavelmente, ainda não tinham achado necessário usá-lo… Agora, com o que se passou no Qatar, o mais certo é implementarem
Faltou acrescentar “essa solução.