F1: FIA cautelosa quanto ao regresso dos V10, que pode afastar construtores

Por a 25 Março 2025 09:56

A FIA está cautelosa quanto a um potencial regresso aos motores V10 na F1, uma vez que isso poderia levar a Audi a retirar-se do desporto. Tem crescido a especulação de que os regulamentos da unidade motriz de 2026, mais focados na eletrificação, podem ser eliminados em favor da extensão das regras atuais até 2028. Estão em curso discussões sobre a possível reintrodução dos V10 com combustíveis sustentáveis.

As regras de 2026 foram concebidas para atrair os fabricantes, o que levou à entrada da Audi e ao regresso da Honda. A General Motors e a Ford também estão envolvidas. O diretor técnico da FIA, Nikolas Tombazis, sublinhou a complexidade de equilibrar os custos, a equidade e os investimentos dos construtores, assegurando simultaneamente a sustentabilidade do desporto.

Os regulamentos previstos para 2026 aumentariam significativamente a produção elétrica e a recuperação de energia. No entanto, a mudança de pontos de vista da indústria sobre a eletrificação e as preocupações económicas levaram a uma reconsideração. Tombazis sublinhou que qualquer decisão será tomada com cuidado, respeitando todas as partes interessadas envolvidas.

“Não quero fazer juízos prévios, porque ainda estamos a discutir”, disse Tombazis citado pela RacingNews365, quando questionado sobre se a F1 poderia regressar a um V10, um V8 ou um motor turbo. “Ainda estamos a discutir com os PUMs [fabricantes de unidades motrizes] nas próximas semanas e, portanto, não gostaria de antecipar isso. Não devemos tirar conclusões precipitadas”.

“Estamos muito orgulhosos de ter trazido a Audi para o desporto, respeitamos isso totalmente, e não queremos que eles voltem atrás nessa decisão. Também estamos muito orgulhosos por termos feito a Honda reconsiderar a sua saída do desporto e regressar, por isso tudo o que fizermos é um equilíbrio complexo entre estes fatores. A questão é que não existe um único ponto que responda a todas as questões da mesma forma, entre ser justo, proteger o desporto, reduzir custos, proteger os fabricantes de PU e proteger o seu investimento. Não existe um único ponto que seja perfeito para tudo, por isso estamos a tentar encontrar esse ponto ideal”.

“As coisas mudaram. Acho que um fator significativo é a perceção, mesmo entre os OEMs, sobre a velocidade com que a eletrificação acontecerá”, explicou ele. “Este é um fator significativo, não o podemos negar, e em 2020-2021, quando estas discussões foram realizadas, a tendência era bastante clara, decisivamente na direção da eletrificação. Não estou a dizer que isso não esteja a acontecer, mas certamente as opiniões dos participantes mudaram, e mesmo que a Fórmula 1 esteja em muito boa saúde financeira, tornou-se importante protegê-la contra as flutuações da economia mundial.

“Precisamos de tomar estas medidas de proteção enquanto o sol está a brilhar e não quando começa a chover, e o esforço para cortar custos é importante. Mas não sonharíamos em fazê-lo unilateralmente sem tentar respeitar todos os participantes.”

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Pity
Pity
1 dia atrás

Pois… o problema não é só a Audi poder sair, é o que todas já gastaram a desenvolver as unidades motrizes e os chassis. Deixem seguir o novo regulamento como estava previsto e, com tempo e cabeça, pensem no futuro regulamento.

Scirocco
Scirocco
1 dia atrás

Ainda bem que a FIA está a discutir com os PUMs. Finalmente um assunto sério…

ruimssousa
ruimssousa
1 dia atrás

Afastar construtores e afastar-me a mim. Eu voltei a ver F1 em 2014, curioso com a tecnologia dos novos motores.
Se voltarem à idade da pedra lascada, é da maneira que deixou novamente de ver F1.
Felizmente os construtores não são parvos e pensam a longo prazo, sabem bem qual o caminho a seguir.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 dia atrás

Pode “afastar” construtores. Os motores de 2026 podem matar a F1. Motores com combustíveis sintéticos ou hidrogénio são o futuro da F1 e os híbridos desnecessários. Os construtores não fazem sentido na F1 a partir de 2030 pois as motorizações são contraditórias com a Fórmula e que tem a exclusividade sobre motores elétricos.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  F1 FOR FUN
1 dia atrás

E porque razão um híbrido de combustível sintético não faz sentido?
No dia em que a F1 decida ser 100% absorve a F-e sem problema algum.

Patucho10
Patucho10
1 dia atrás

Será sempre um problema este debate entre a volta ou não dos motores V10! Na minha opinião sem ter qualquer especialização no assunto no que diz respeito a unidades de potencia, acho que as empresas têm um papel fundamental neste assunto. Recordo-me que quando se iniciou as reuniões com as marcas de construtores para 2021 e 2026 nessa reunião havia muitas marcas que não estavam na F1 e que olhavam para uma possível entrada na F1 por causa da tecnologia, Audi era uma dessas marcas, que acabou por confirmar o interesse e comprar uma equipa, mas também estava presente Porsche,… Ler mais »

Last edited 1 dia atrás by Patucho10
chicanalysis
18 horas atrás

Toda esta polémica foi lançada e tem sido alimentada pelos petro states., dos quais o presidente da Fia é um mero lacaio útil. Começando pela censura a todas as opiniões e ativismos que saiam do âmbito estrito da F1 (tem sido tão eficaz que já ninguém se lembra, e até o Hamilton deixou de ter voz em todo e qualquer assunto polémico), até às ridículas punições por uso descuidado da linguagem e à gestão ditatorial da Fia. A F1 está ameaçada de retrocesso acelerado em benefício dos lucros de que as aramcos, petronas e outros que tais não estão dispostas… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  chicanalysis
13 horas atrás

Podes ter uma perspetiva diferente mas afirmar que que a F1 está em retrocesso acelerado quando nunca foi tão popular parece-me incoerente.
Estou em total desacordo com qualquer tipo de censura mas gostava de lembrar que muita gente atacou o LH pelo seu ativisimo. Aqui no fórum foi um ataque extraordinário!! “piloto é para correr” dizia-se.
Nem é novo ataques de censura ou controlo na F1. De vez em quando vem ao de cima.
Sim, combustíveis sustentáveis parece uma excelente ideia. Porque não?

chicanalysis
Reply to  Lagaffe
54 minutos atrás

Combustíveis sustentáveis porque não ? Porque, infelizmente de sustentáveis têm pouco mais do que o nome. A permissa é a de que, como são feitos com base em resíduos agrícolas e florestais, as emissões de carbono que produzem (sim, emitem tantos poluentes como os derivados de petróleo) serão mais tarde compensados com a plantação de novas árvores e culturas. Ou seja, na melhor das hipóteses fica tudo na mesma quando o que é necessário é reduzir. Por outro lado é óbvio que nunca o mundo produzirá resíduos agrícolas em quantidade suficiente para alimentar a procura mundial, logo, a tentação de… Ler mais »

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