F1: FIA aprova novos regulamentos de unidades motrizes para 2026

Por a 17 Agosto 2022 11:30

O regulamento sobre as unidade motrizes para 2026 proposto ainda no início da época foi aprovado esta terça-feira pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA.

Os regulamentos enfrentaram alguns obstáculos uma vez que certos fabricantes se precisavam de se comprometer em certos aspetos do regulamento, a fim de oferecer uma oportunidade para os novos participantes. A aprovação abre a porta para que tanto a Porsche como a Audi se juntem ao desporto.

O novo regulamento de 2026 sublinha o compromisso permanente da FIA com a inovação e com a sustentabilidade e surge numa altura de crescimento significativo para a Fórmula 1.

A conceção do regulamento foi ordenada num quadro de quatro pontos, destinado a manter o espetáculo com motores de combustão interna V6 de alto desempenho e alta rotação, utilizando simultaneamente até 50% de energia elétrica e 100% de combustível sustentável.

A atração para novos fabricantes foi também assegurada, bem como a sustentabilidade financeira dos novos regulamentos.

O MGU-H será removido, entre outros componentes mais pequenos, com especial foco para a normalização de peças, incluindo bobinas de ignição e vários sensores. Os Sistemas de Recuperação de Energia tornar-se-ão mais relevantes para as estradas, podendo ser introduzidos em carros normais, com restrições introduzidas para melhorar a segurança do componente.

A cada piloto serão atribuídos três motores de combustão interna, três turbos, três unidades de escape, duas baterias e dois MGU-K. Em 2026, primeiro ano com os novos regulamentos, cada piloto terá direito a mais um componente de cada. Também foi estabelecido um limite de custos, com um limite de 95 milhões de dólares para o período de 2022 a 2025 e depois um aumento para 130 milhões de dólares quando os novos regulamentos forem implementados.

As inovações nas novas unidades motrizes vão fazer com que seja utilizado menos de metade do combustível que era usado nos motores de 2013.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, afirmou: “A FIA continua a impulsionar a inovação e a sustentabilidade em todas as competições de desporto motorizado, os regulamentos da Fórmula 1 de 2026 são o mais importante exemplo dessa missão”.

“A introdução de unidades motrizes com tecnologia avançada, juntamente com combustíveis sintéticos sustentáveis alinha-se com o nosso objetivo de proporcionar benefícios para os utilizadores de automóveis rodoviários e cumprir o nosso objetivo utilizar combustíveis 100% sintéticos até 2030. A Fórmula 1 está atualmente a desfrutar de um grande crescimento e estamos confiantes de que estes regulamentos vão ao encontro do entusiasmo das pessoas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Parabens a quem paga dois euros por terem sido os ultimos a serem informados. Ja toda a gente a sabia menos aqui. Ate blogs e blogzinhos nos servem melhor. Parei de comprar a revista e nao me arrependo, a alternativa é melhor. Passei a vir menos ca. Infezlimente nao auguro um futuro bom ao Autosport. Obrigado pela falta de dialogo dada pela direção. E a quem pensa que so o unico estao bem enganados. E a direção sabe o bem pois os page views desceram muito e foi ainda no antes da ferias. Noticia publicada as 11:30…sabiam que desde as… Ler mais »

joaolima
joaolima
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

O que é enorme é a sua falta de respeito para os profissionais do AutoSport que fazem milagres com os meios que têm!
Nem de propósito o editorial de hoje…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  joaolima
2 anos atrás

Nao fale do que sabe. Sabe quanto dinheiro gastei ao longo da minha vida com a Autosport? Edicoes especiais, livros? Sabe quantas tentivas de contacto tentei ao longo das ultimas semanas aos quais nao obtive qualquer resposta? Autosport é que nao faz nada para deixar de ser milagre, alias o que faz é ignorar os leitores e tentar tirar o maximo dinheiro que lhes consegue. Mas vamos cair no choradinho deles onde mais de metade dos artigos de noticias internacionais ao longo do ano metade sao quase copy paste e temos tantos mas tantos casos flagrantes de artigos mal traduzidos.… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Concordo consigo em quase tudo (também já gastei algum dinheiro no AS)…
O problema do AS é que o mercado é muito pequeno em Portugal… quantas pessoas é que ligam ao desporto motorizado?
Se cada um do “comentadores” pagar 2€… o AS faz uns 100€ por mês… lol…
Este assunto resume-se ao velho ditado… casa onde não hã pão, todos ralham e ninguém tem razão…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Estao é a afastar leitores.
Comprava a revista e ainda vou gastar mais dois euros?

Passei a vir menos ca. Como eu sao muitos mais e eles sabem no bem.

O resultado é que as receitas da publicidade descem.

Sao assim tao importantes para nao dialogarem com os leitores que sao quem lhes pague o ordenado?

Ah. E a revista se a quizer que nao a quero mas basta a descarregar num dos inumeros grupos que ha no telegram que a disponibilizam.

O cliente nao tem sempre razão e por não ter é que devemos dialogar com ele.

chicanalysis
2 anos atrás

Um conjunto opções muito interessantes para um regulamento 2020-2025. Para começar em 2026 já estará fora de prazo antes de entrar em vigor.
Isto para não falar nos combustíveis ditos ecológicos que de sustentável não têm nada pois são essencialmente baseados em óleos de origem vegetal, ou seja, obrigam a alocar terrenos de cultivo, água e muitos outros recursos preciosos, implicam utilização intensiva de pesticidas e roubam tudo isto ao que poderia ser utilizado para a produção de alimentos. Greenwashing para a indústria dos combustíveis.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  chicanalysis
2 anos atrás

Continua a acreditar que os eléctricos são a opção, o que adianta termos carros eléctricos se a energia tem por base o petróleo e o gás natural, bem vimos o que aconteceu depois do boicote à Rússia depois da guerra na Ucrânia, os países estão extremamente dependentes do gás natural para produzir energia, a tal história das energias renováveis é só conversa, eles não fazem a parte deles e esperam que sejamos nós a comprar carros e montar painéis solares em casa. Uma coisa para o Sr António Costa, as Hidroléctricas não fontes de energia renovável, a água nas barragens… Ler mais »

kkk698
kkk698
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Eléctricos? Deixo de ver F1 na certa. Alguém pensar que as baterias são o futuro, da vontade pra rir

chicanalysis
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Agora é que o meu caro me deixou seriamente preocupado, por amor de deus não faça uma coisa dessas. Nem imagino o mal que viria ao mundo se você deixasse de ver fórmula 1.

Scb
Scb
Reply to  chicanalysis
2 anos atrás

Os combustíveis sintéticos propostos não são à base de óleos e não colocam esse problema. No entanto o seu fabrico necessita de uma enorme quantidade de energia elétrica que leva ao problema levantado pelo forista “Não me chateies”.
Olham pra pulga e ignoram o elefante.

kkk698
kkk698
Reply to  chicanalysis
2 anos atrás

Quais óleos? Vá estudar

chicanalysis
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Nos chamados biocombustíveis, como a gasolina e no gasóleo que lhe vendem nas bombas e incluem uma precentagem dos chamados combustíveis “verdes” são óleos sim, e é isso que interessa – o “mundo real” . Claro que não são as emissões que as 23 corridas e treinos de F1 emitem que vão afetar o ambiente mas com essa manobra cosmética que pretendem sugerir que os os combustíveis sintéticos seriam uma solução para o utilizador comum quando na verdade são realidades totalmente diferentes. E, mesmo que as petroliferas vendessem mesmo lebre em vez de gato isso não seria a solução. https://observador.pt/2021/11/26/combustiveis-sinteticos-sao-alternativa-melhores-que-carros-electricos/… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado