F1: FIA altera regras, Kimi Antonelli pode estrear-se em breve…
O jovem Andrea Kimi Antonelli pode estrear-se na Fórmula 1 já no Grande Prémio de Espanha após mudanças no Código Desportivo da FIA. Com 17 anos, atualmente competindo na Fórmula 2, Antonelli está na calha para substituir Lewis Hamilton na Mercedes em 2025.
Também a Williams pediu uma autorização especial para que o jovem italiano pudesse testar antes de completar os 18 anos que as regras obrigavam até aqui, sendo também necessária uma carta de condução válida. A FIA alterou agora as regras, permitindo que pilotos de 17 anos com habilidade e maturidade comprovadas possam obter a Super Licença.
Antonelli, com sucesso em categorias juniores, é um forte candidato. Se for aprovado, poderá participar de sessões TL1 ou como piloto de corrida já a partir do próximo Grande Prémio de Espanha.
É provável que a Mercedes utilize Antonelli em sessões TL1 este ano para cumprir obrigações com jovens pilotos, além das suas sessões de teste com máquinas antigas da F1.
Foi esta semana que a FIA alterou as regras, primeiro eliminando a cláusula que exigia uma carta de condução válida e depois acrescentando a frase: “A critério exclusivo da FIA, pode ser concedida uma Super Licença a um piloto que tenha demonstrado recentemente e de forma consistente uma capacidade e maturidade extraordinárias em competições de carros de fórmula monolugares com a idade de 17 anos”.
Fato completamente feito à medida, até pela idade escolhida. Só faltou acrescentar e que tenha nacionalidade italiana e que possa pilotar carros fornecidos com motores mercedes para ficar ainda mais claro o que quiseram dizer.
O pedido feito pela Williams, que eu já conhecia, só confirma a minha convicção que ainda este ano Kimi substituirá um piloto da sua própria academia para ajudar outra equipa.