F1: Fez a Ferrari o suficiente para lutar com a Red Bull?
As coisas parecem promissoras para a Ferrari tendo em conta o que se viu nos três dias de testes do Bahrein, mas todos sabemos que a prestação de uma qualquer das 10 equipas do plantel da F1 será sempre avaliado em função do que tiverem feito as suas adversárias. Já se percebeu que os novos carros depressa vão ser mais rápidos que os de 2023 e ficou claro que a Ferrari está bem, mas se o mais provável acontecer no primeiro Grande Prémio, a Red Bull novamente destacada do pelotão, isso significa que também os homens de Milton Keynes evoluíram e isso deixa…tudo na mesma. Isto aplica-se a todo o plantel.
Portanto, para já a Ferrari está apenas a tentar não ficar demasiado entusiasmada, mas o seu carro de 2024 é um passo em frente em termos de desempenho e, mais importante ainda, é mais fácil de conduzir e previsível do que o seu antecessor, o que, por sua vez, significa que Charles Leclerc e Carlos Sainz podem ter mais confiança para encontrar os limites do carro sem receio de que este fique fora de controlo.
Este era o número um na lista de desejos dos pilotos antes do inverno, por isso foi naturalmente um impulso para ambos que, quando experimentaram a máquina no simulador e depois se sentaram ao volante do carro real no Bahrein, que estava mais próximo do que tinham pedido.
Outra área em que parecem ter melhorado é a degradação dos pneus. A Ferrari do ano passado foi rápida na qualificação, com Leclerc e Sainz a conquistarem sete pole positions entre eles – mas não conseguiram apresentar o mesmo ritmo de forma consistente na corrida, em grande parte porque o carro desgastava demasiado os pneus, o que fez com que os pilotos ficassem para trás no final de cada sessão ou precisassem de mais paragens nas boxes, especialmente esta última, o que lhes retirava ‘momentum’ e opções estratégicas que a Red Bull sempre teve de sobra..
No entanto, com base nos dados recolhidos nos testes, a Ferrari deu saltos gigantescos e está a cerca de 0,2s da Red Bull nas simulações de corrida – uma melhoria muito significativa em relação ao ano passado.
Pode ter piorado um pouco numa só volta, mas ainda estão apenas 0,2s atrás da Red Bull nessa métrica.
Assim, com base no que podemos ler sobre os testes, parece que a Ferrari é a segunda melhor em qualificação atrás da Red Bull e está mais perto na configuração de corrida. Portanto, podemos esperar basicamente a mesma Ferrari em qualificação e uma melhor Ferrari em corrida.