F1: Ferrari tem de “aproveitar melhor as oportunidades”, diz Frédéric Vasseur
A Ferrari teve uma melhor segunda metade da temporada do que aconteceu até ao Grande Prémio da Hungria, mas depois de falhar o objetivo inicial de lutar pelo título, não conseguiu bater a Mercedes pelo segundo lugar do mundial de construtores. Por isso, o responsável da equipa, Frédéric Vasseur, explicou que a estrutura italiana começou o ano com o “pé esquerdo”, precisando em 2024 de ser mais eficaz.
Depois de analisar os 22 Grandes Prémios da temporada, Vasseur, analisou concluiu que a Ferrari perdeu “mais pontos do que o nosso adversário direto. Portanto, também temos mais potencial [em melhorar] do que os nossos adversários”.
Uma série de fatores levou à impossibilidade da equipa italiana em bater a Mercedes naquele que passou a ser o objetivo possível para 2023. A fiabilidade e os erros colocaram pressão, por isso Vasseur insiste que a equipa deve aproveitar melhor as suas oportunidades no próximo ano. “De certa forma, começámos a época com o pé esquerdo, com o abandono de Charles e a penalização na segunda corrida. Para Leclerc, isso significou 25 pontos perdidos. E não são apenas os pontos que perdemos. Uma situação como esta também significa que os adversários ganham pontos”.
Assim sendo, diz Vasseur a equipa tem “de aproveitar melhor as oportunidades, temos de ser mais eficazes. Não gosto de discutir com ‘ses’, ‘eus’ e ‘mas’. Afinal de contas, foram normalmente os nossos próprios erros que nos custaram pontos. Temos de melhorar e sei que temos todas as bases para o fazer”.
Foto: Philippe NANCHINO / MPSA