F1: Ferrari procura apoio aerodinâmico no SF16-H

Por a 17 Agosto 2016 09:37

Sebastian Vettel refutou insinuações que o Ferrari SF16-H é muito difícil de afinar, isto depois de ter revelado que a Scuderia já sabe qual é o problema do seu monolugar e portanto, para onde deverá caminhar para tornar o carro mais competitivo, ainda que não tenha entregue o ‘ouro ao bandido’, leia-se revelado qual foi o problema que os homens de Maranello detetaram no seu monolugar. Para além disso, o alemão nega que a janela de afinação do seu carro seja demasiado pequena e com isso seja muito problemático acertar o seu carro.

A Ferrari até começou bastante bem a época e só não venceu na Austrália devido a um erro estratégico da equipa, e até ao GP de Espanha a Scuderia esteve sempre com um bom andamento, aparte dos problemas que foram acontecendo com os dois pilotos, mecânicos e não só. Mas a partir de Barcelona, no início de maio, o SF16-H foi-se afastando dos Mercedes e viu a Red Bull recuperar terreno, ao ponto de nesta altura, a meio da temporada, já a ter ultrapassado com a Ferrari a estar neste momento no terceiro lugar do Campeonato de Construtores, 14 pontos atrás da Red Bull.

“Para nós foi inicialmente complicado perceber qual era o problema, mas com o trabalho efetuado isso foi-se tornando mais claro para nós e mesmo não sendo algo que possamos alterar de um dia para o outro, estou convicto que na segunda metade da temporada já deveremos estar mais fortes, pois estamos no bom caminho para ultrapassar o que têm sido os nossos problemas” começou por dizer Vettel que refuta o próprio Maurizio Arrivabene. O patrão da Scuderia Ferrari diz que o SF16-H é muito sensível, difícil de afinar”, mas Vettel, é de opinião que as afinações não são um problema: “Falando das afinações isso só aconteceu nas últimas duas corridas, na Hungria, começámos com o pé esquerdo, mas até à qualificação acertámos bem o carro e na qualificação o carro estava bom, só que não conseguimos uma boa volta e isso refletiu-se no resultado. Na Alemanha a história foi diferente, e aí sim estivemos com dificuldades no set-up e não chegámos à qualificação como queríamos” disse o alemão sem adiantar qual é o problema do carro.

Mas foi Kimi Raikkonen, após o GP da Alemanha que deixou boas pistas a esse respeito: “Precisamos de mais apoio aerodinâmico até porque isso vai fazer uma grande diferença na vida dos pneus. Há momentos em que somos muito rápidos, mas duram muito pouco e precisamos de corrigir isso”, revelou o finlandês.

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extremosmotor
extremosmotor
8 anos atrás

O problema da Ferrari é que a Red Bull (mais propriamente a Renault), melhorou bastante a competitividade, aproximando-se da Mercedes, quando esta está no seu setup “morno”. Mas os Flechas de Prata ao verem os Touros a aproximarem-se tiveram de dar um pouco mais de gás, melhorar um pouco a performance, mas nada de substancial. Hamilton disse-o por outras palavras. Claro que a Ferrari ficou para trás, o motor não tem power para poderem dar carga aerodinâmica. Tem de manter as asas “leves” para poderem andar em recta e não ficarem tão envergonhados no tempo por volta. Mas, consequente, os… Ler mais »

anotheruser
Reply to  extremosmotor
8 anos atrás

Eu diria que a Mercedes se fez de fácil e de alcançável até estarem resolvidas e assinadas todas as alterações de regulamentos para 2017 e anos seguintes. Desse modo, ficando com a impressão que poderia chegar a competir com a Mercedes ainda este ano, a. Ferrari foi moderada no processo negocial, não pretendendo mudanças muito radicais, nomeadamente no que diz respeito às Unidades Motrizes. Assim Ferrari, embalada na conversa da Mercedes, ajudou a matar a história das UM de marca branca, o limite máximo de 12 milhões/ano pelas Unidades Motrizes, possibilidade de regresso de V8 misturados com os híbridos e… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  extremosmotor
8 anos atrás

A Mclaren funciona assim e apenas soçobrou na era V6, até à saída do Lowe para a Mercedes, mas já estão a recuperar e o único técnico fora de portas que contrataram foi Promodou. Na Ferrari também pode resultar, desde que o Marchione não se ponha a brincar com Legos.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Também podias dar uma ajuda a Ferrari na procura do tal apoio aerodinâmico. Já que o tipo do bom “feedback” não é capaz de fazer nada, sugeria que experimentasses pilotar o carro mas sem capacete… Cumprimentos

driver-on-track
driver-on-track
8 anos atrás

para o ano há mais…..

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