F1, Ferrari: Novo motor, reorganização e muita esperança para 2021
A Ferrari apresentou a sua equipa para esta temporada, deixando de fora o seu novo monolugar, que vê a luz do dia para a semana. Charles Leclerc e Carlos Sainz têm a missão de levar a Scuderia o mais alto possível, depois de uma das piores épocas de sempre da equipa.
A Ferrari iniciou oficialmente a sua temporada 2021 de Fórmula 1 com uma videoconferência para os seus tifosi, transmitida ao vivo a partir de Maranello, com a presença do diretor da equipa, Mattia Binottto, e dos seus dois pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz.
Como se pode calcular, a equipa está com muita vontade de atirar para trás das costas a má época de 2020, e agora resta saber se depois do ‘castigo’ da FIA, as coisas voltam este ano à normalidade, com a Scuderia entre as três grandes, e a lutar por pódios, e eventualmente vitórias.
Este será uma espécie de ‘ano de redenção’, e tudo tem de começar pela qualidade do monolugar que ainda não se conhece. Carlos Sainz já disse que vê sinais encorajadores, algo que se vai ter de confirmar, a começar pelos testes e primeira corrida no Bahrein. Como se sabe, depois do motor da Ferrari ter passado numa questão de meses a ser o mais fraco depois de ter sido, de longe, o mais potente, eis que a Ferrari trabalhou num novo motor para 2021. Melhorar o desempenho do MGU-H graças a um novo turbo, mais pequeno e um inovador intercooler. Contudo, a maior mudança foi no motor de combustão, o V6, com uma ignição muito rápida e até já lhe chamaram ‘Super-rápido’ pois o combustível entra no motor mais rápida e eficientemente, o que resulta em mais potência. Vamos ver o que dali saiu…
De resto, os tifosi puderam testemunhar a boa relação que há entre Carlos Sainz e Charles Leclerc, Mattia
Binotto defende-se, alertando que “2021 será um ano particularmente desafiante”, garantindo que foram identificados os problemas do SF1000 e o novo monolugar foi melhorado em todas as áreas permitidas pelo regulamento. Novo motor, aerodinâmica revista e uma traseira muito modificada.
Como se sabe a equipa foi algo duma forte reorganização, mais delegação de responsabilidades e ausência de acumulação de cargos, até porque 2021 é uma época importantíssima, já que em 2022 tudo será completamente novo. Começa tudo do zero, fruto das mudanças radicais nos regulamentos.
Agora, resta esperar para ver o que é capaz a Ferrari em 2021, sendo certo que não é provável que tudo mude radicalmente face a 2020, embora os rumores que correm relativos a um eventual ‘fim de castigo’ aplicado pela FIA, possam dar mais uns ‘pozinhos’ de competitividade, claramente perdida em 2020.
Carlos Sainz: “Há alguns sinais encorajadores”
Carlos Sainz, novo recruta da Ferrari revelou que os dados sobre o carro novo são ‘encorajadores’. Depois do dececionante sexto lugar em que a Ferrari terminou em 2020, no campeonato de construtores, não conseguindo registar uma única vitória, e terminando o ano com apenas três pódios. Os regulamentos mantiveram-se em boa parte estáveis, ainda que existam sensíveis mudanças na área do piso do monolugar, bem como na frente, pelo que há que esperar pela resposta à questão: consegue a Ferrari fazer este ano muito melhor? “Essa é a pergunta de um milhão de dólares, que ninguém pode responder neste momento”, começou por dizer Sainz, relativamente às hipóteses da sua nova equipa em 2021: “Só saberemos mais quando formos ao Bahrein, não aos testes do Bahrein, mas sim à corrida do Bahrein”.
Nos testes atuais, especialmente com a quantidade de cargas de combustível que se pode colocar e modos de motor, será muito difícil tirar qualquer tipo de conclusão. Obviamente, tenho acompanhado de muito perto o progresso da equipa nos últimos meses e tenho tentado dar o meu apoio e ajuda.
Há alguns sinais encorajadores e dados encorajadores, mas, ao mesmo tempo, não sabemos o que os outros estão a fazer. É a mesma dúvida todos os invernos, saber onde estão os outros. Podemos estar a progredir fortemente, mas nunca sabemos se os outros estão a progredir mais ou menos. Mas estou confiante.
Seja como for, temos de ser pacientes, ver como corre. O meu trabalho principal este inverno não tem sido tão concentrado só no desenvolvimento mas também em tentar adaptar-me à equipa, conhecer todas as pessoas, e preparar-me para a corrida e para os testes, o que também é uma tarefa bastante difícil.
Este é um momento importante em que estamos a tentar recuperar juntos e trazer a Ferrari de volta ao topo, pelo que requer muito espírito de equipa. Assim que os resultados começarem a aparecer, vai haver um grande impulso gerado dentro da equipa, e vamos todos sentir-nos ainda mais entusiasmados com o futuro”, disse Sainz. O novo monolugar, o SF21 da Ferrari vai ser revelado na quarta-feira, 10 de março, com os testes de pré-época a começarem dois dias mais tarde. Grande parte da caravana da F1 permanecerá no Bahrein, uma vez que a temporada começa no mesmo local, a 28 de março.