F1: Ferrari e Renault apelaram veredicto da Racing Point

A Ferrari e Renault foram as duas únicas equipas que decidiram apelar do veredicto resultando do caso Racing Point relativo à legalidade das condutas de arrefecimento de travões do RP20.
Os Comissários Desportivos declararam que a Racing Point não tinha concebido por ela própria as suas condutas de travões traseiros, e por isso, multaram-nos em 400.000 euros e deduziram 15 pontos no campeonato. No entanto, a equipa foi autorizada a continuar a correr com as peças do seu carro.
Várias equipas não concordaram com o veredicto. A Ferrari, McLaren e a Renault, notificaram a FIA da sua intenção de recorrer, ainda na sexta-feira à noite em Silverstone, apenas 12 horas depois de a decisão ter sido anunciada. Williams juntou-se-lhes, com o Racing Point a anunciar também a intenção de apelar, logicamente com outros propósitos.
A data limite para a interposição do recurso, era ontem, terça-feira. A Ferrari tornou-se a primeira equipa a fazê-lo: “Confirmámos a nossa intenção de recorrer contra a decisão dos Comissários Desportivos 4 (emitida a 7 de Agosto às 9:30) e Documento 41 (emitido a 9 de Agosto às 16:44)”, revelou a Ferrari numa declaração.
A Renault anunciou na terça-feira à noite que também iria recorrer da decisão: “Confirmámos a nossa intenção de recorrer contra a decisão dos Comissários Desportivos relativamente às condutas de travões do Racing Point”, disse a equipa num comunicado.
“Entretanto, continuaremos a trabalhar intensamente com a FIA e todas as partes interessadas para desenvolver e implementar um quadro regulamentar claro e aplicável que assegurará que todas as equipas participantes na época de 2021 desenvolverão por si próprias o seu conceito aerodinâmico original”.
Como resultado, o caso irá agora para o Tribunal Internacional de Recurso da FIA. Entretanto, a McLaren confirmou que não vai dar seguimento ao caso: “A McLaren Racing decidiu não recorrer das decisões dos Comissários Desportivos da FIA em relação aos protestos da Renault contra o Racing Point”, disse a equipa.
“A equipa congratula-se com as decisões e conclusões dos Comissários Desportivos neste caso e, o que é importante, que a FIA demonstrou que as transgressões das regras serão investigadas e punidas. Além disso, a McLaren Racing congratula-se com o facto da FIA pretender esclarecer melhor os regulamentos desportivos e técnicos para proteger a Fórmula 1 como um desporto, onde as equipas são claramente definidas como Construtores, e elimina o potencial do Campeonato Mundial de Fórmula 1 incluir carros que são, de facto, cópias de outros concorrentes. Tendo em conta o exposto a McLaren Racing não continuará com um apelo neste caso. Além disso, a McLaren Racing respeita as decisões da Ferrari e da Renault de prosseguir com os seus recursos e seguirá os procedimentos com interesse. Não haverá faremos mais comentários neste momento”.
Entretanto, apesar da Williams ter manifestado surpresa com a severidade da punição, a equipa confirmou na quarta-feira, antes do Grande Prémio de Espanha, que não iria prosseguir com um recurso – embora ainda não esteja claro se a Racing Point irá juntar-se à Ferrari e à Renault na confirmação oficial de um recurso antes da data limite.
Até este momento, 10h47 de Portugal continental, a Racing Point não tinha ainda apelado, mas pode fazê-lo até ao final da manhã.
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Soube-se agora que McLaren e Williams retiraram os recursos. Curiosamente equipas com motores Mercedes para 2021. Como a racing point. Ahhhhh a velha F1.
T. Wolff – Meninos, vai ser assim: ou desistem dos recursos ou vão passar a usar motores Ferrari.
Claire e Zak – Nããããããããooooooooo! (Pegam nos telemóveis e marcam os números dos advogados.)
Depois do acordo secreto entre a FIA e a Ferrari que resultou numa quebra enorme de rendimento dos motores sem que se saiba o que se passou, é preciso muita moral
Não tem moral? Não tinha moral se tivesse sido penalizada, mas mesmo assim lhe fosse permitido usar esse motor ilegal.
Ora nem mais! O acordo da FIA com a Ferrari pode não ter sido revelado, mas está à vista de toda a gente a quebra de rendimento dos motores. Ou seja, as consequências da irregularidade são visíveis e palpáveis.
Já outros “construtores” são considerados culpados, levam uma multazita de alguns euros e podem continuar a usar as peças ilegais!
É caso para dizer que o crime compensa.
No meio desta reclamaçao da Renault e dos recursos contra a RP, o que envergonha e conspurca a a F1 é ver o mitómano wolff a correr para a esquerda e para a direita aos gritos que é tudo regular. Entao afinal é parte neste conflito?! E se é tudo legal porque mentiu vergonhosamente dizendo q a RP copiou usando as fotos?! E é essa a questao: Se sabia que estava a fazer uma coisa dentro da lei, porque inventou a trafulhice das fotos para clonar o carro?! É esse o erro de base do trafulha q cobre de m-rda… Ler mais »
F1 esta podre. Este TÓTÓ e uma serpente. E nao pensem que ele tem amor pela Mercedes este prepara-se para ficar com um monopolio muito grande.
Muita aldrabagem nisto tudo … e SE fosse imposto a perda dos pontos conquistados durante as investigações e, a depender do veredicto, devolver os pontos ou dar opção à equipe de participar das corridas, sem contar pontos ou desistir da temporada 🤷♂️ Não aceito desonestidade, seja de qual equipe for, de qual piloto for … a F1 não pode mais ser vista como um ninho de corrupção, caso contrário corre o risco de não atrair mais espectadores, novas equipes e, fatalmente, “morrer” 🤷♂️🥴🤷♂️
Sinceramente acho que a RP é inocente nesse caso… Pois comprou os direitos do desenho no ano passado, quando ainda era permitido comprar. Nesse caso os desenhos das condutas já pertenciam à RP antes de 2020, está a usar uma peça que tem direito sobre o desenho e já lhe pertence desde o ano passado.
Os desenhos foram passados em janeiro de 2020.
Alguém estava à espera que a Mclaren e Williams continuassem com o recurso? vontade tinham, mas o telefone tocou e a vontade acabou.
Esta minha pergunta se calhar vai ser off-topic do assunto mas cá vai: ando ha tempos desligado por esta F1. Com isto da pandemia, as novas mudanças radicais em 2021 em novos carros e novas regras, sempre vai avante? Ou esta tudo suspenso com o covid? E os novos pneus de 18” sempre entram em acção em 2021? refiro-me no fundo ao que é dito neste site oficial da F1: https://www.formula1.com/en/latest/article.2021-f1-rules-the-key-changes-explained.2dCtCkxNofk20K1B4rJwTk.html
Se alguém me puder responder e esclarecer, agradeço.
Em 2021 os carros vão ser os mesmos deste ano, por razões de equidade para com as equipas mais pequenas, que não podem acompanhar os custos da três grandes e foram as mais afectadas pela covid-19. O que vai haver é um sistema complexo de tokens (pequenas evoluções) adjudicados a cada equipa, mas sem alterações substanciais no chassis e motor. Portanto não vai haver efeito de solo nem jantes de 18” para o ano que vem: as regras anunciadas para 2021 foram adiadas e só vão entrar em vigor em 2022.