F1: Ferrari criou um problema cuja correção não é rápida nem simples
A Ferrari está a deparar-se com sérios problemas de desempenho, o equilíbrio dos carros e o ‘bouncing’ desde a sua vitória dominante no Mónaco fez com que tenha vindo a cair imenso a produção pontual da equipa, que dos 40 pontos que somou no Mónaco e mesmo descontando o duplo abandono do Canadá, alcançou somente 18 pontos em Espanha, 21 na Áustria agora 11 em Silverstone. Com isso está prestes e ser alcançada pela McLaren que já só dista sete pontos.
O problema dos ‘ressaltos’ está a ser causado pelas atualizações feitas no piso e na carroçaria do carro, que aumentaram a força descendente a baixas velocidades, mas também tornaram o carro mais instável a altas velocidades.
Como resposta, a Ferrari voltou à antiga especificação do piso e da carroçaria para tentar resolver o problema, o que é um sério revés no seu desenvolvimento, embora necessário para resolver o problema subjacente.
Com isso a equipa foi por um caminho em que julgava poder dar um salto de performance, mas acabou por piorar e agora passaram várias corridas e estão como estavam antes do GP do Mónaco, em maio.
É provável que o pacote de atualização regresse para a Hungria dentro de duas semanas, embora isso ainda não seja seguro.
FOTO MPSA/Phillippe Nanchino