F1: Ferrari admitiu explorar asas flexíveis e Alpine também o pode estar a fazer
Um tópico extra competição promete “aquecer” o fim de semana de GP do Mónaco: o caso das asas flexíveis. Para além da Red Bull Racing, que foi a maior visada até agora, juntam-se a Ferrari e a Alpine.
Mattia Binotto confirmou que a scuderia tem utilizado asas flexíveis e que terão apenas que fazer pequenas alterações para os novos testes instaurados pela FIA.
“Sim, estamos a explorar. Penso que todas as equipas estão a explorar de alguma forma o que é possível, e o que acreditamos ser correto [dentro do regulamento]. A diretiva técnica [da FIA] vai clarificar melhor e precisaremos de nos adaptar ligeiramente. Penso que terá impacto na Ferrari, certamente no tempo por volta no que parece ser muito, muito pouco. Mas há algumas remodelações que precisam de ser preparadas para cumprir integralmente a diretiva técnica”.
O site motorsport.com coloca a Alpine no role de equipas que possivelmente utilizam asas flexíveis, no entanto, Laurent Rossi da Alpine não confirma nem desmente essas suspeitas.
“Concebemos um carro em conformidade com os regulamentos”, disse Rossi. “Se os testes provarem que temos de obedecer a um novo conjunto de regras, fá-lo-emos. É tudo o que posso dizer”.
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21 Maio, 2021 at 0:04
Está explicado a subida de rendimento destas 3 marcas. Arrisco-me a conjecturar que a Alpha Tauri e possivelmente a Williams também subiram de rendimento pela mesma razão. Em França veremos. Afinal não era o rake….
José Pereira
21 Maio, 2021 at 8:26
Pois é, afinal o Mercedes é que está tudo certinho….vou ver a questão das assas se estão certas ou não …..
alvesba22020_gmail_com
21 Maio, 2021 at 8:37
Qual é a equipa que não procura tirar rendimento da flexibilidade das asas?
A Mercedes já cansa. A F1 parece que gira em torno dela. Loby que criou é demais.
Criaram o DAS e qual foi o problema? Nenhum. Ou melhor é “desilegal” continuem a usar esta época mas na próxima já não podem, ok?
Transmissão de propriedade intelectual com a racing point, tudo bem para a Mercedes.
Mas as asas que flectem ou outra coisa qualquer que possa tar a dar vantagem a outras equipas são ilegais.
A F1 não é mais do que um exercício de engenharia em que se leva ao limite as regras. Neste caso o que percebi é que estão a mudar as regras.
E tudo a partir das declarações de um piloto.
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21 Maio, 2021 at 12:28
Há uma enorme confusão da sua parte. As regras não mudaram o que vai mudar são os procedimentos de verificação de conformidade.
Em relação à transferência de tecnologia é para rir. Tentou saber o que está por baixo da pele de ambos os carros? Não o fez pois são muito diferentes!