F1, Fernando Alonso:”O desporto motorizado é mais puro em Le Mans, na Indy ou no Dakar”
Para Fernando Alonso as formas mais puras de desporto motorizado encontram-se longe da F1. Para o espanhol a F1 é muito diferente e nem sempre pelos melhores motivos. O espanhol diz que encontrou as formas mais puras de desporto motorizado fora da F1.
Alonso, que já competiu no WEC, na Indy e no Dakar, conhecem bem essas realidades e pode fazer uma comparação com a F1, mundo ao qual regressou a tempo inteiro em 2021. Não é por acaso que a F1 é chamada do Grande Circo e Alonso explicou porquê:
“A Fórmula 1 no desporto motorizado é muito diferente de qualquer outra categoria, muito mais egoísta, com muito mais glamour de certa forma, mas também mais falsa. Penso que o desporto motorizado é mais puro em Le Mans, na Indy ou no Dakar, mas sim, de certeza que a Fórmula 1 tem este apelo, as pessoas querem assistir às corridas, querem ver na televisão.”
Apesar da falsidade, Alonso não resistiu ao apelo do regresso e passou a apreciar as coisas que antes não agradavam:
“Quando via as corridas de Fórmula 1 na televisão, apreciava um pouco mais todas as coisas de que, como piloto, não gostava, como o hino nacional, a volta de apresentação, ter um pouco mais de acesso aos meios de comunicação social e à câmara. Quando se é piloto, detesta-se esses momentos, mas quando estava na minha sala de estar, sentia falta desses momentos.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
No Dakar, concordo, mas no resto…
Mas “no resto…” porquê? Sabe mais que o FA ou quem segue a endurance? Por acaso segue o WEC ou ELMS por exemplo? Já viu alguma corrida de endurance ao vivo? Já viu o ambiente nas boxes/paddock da endurance? Ou está apenas a fazer como muitos aqui, a falar sem saber?
Arrume lá as pedras para quem as quiser receber. Que eu saiba, a opinião ainda é livre no nosso país, desde que não seja insultuosa.
Não lhe atirei pedras, fiz-lhe perguntas… Claro que a opinião é livre mas a opinião não fundamentada vale o mesmo que a opinião de quem fala sem saber, ou seja, não vale nada!
Um bocado de educação, dava jeito. Alguém o ofendeu, para vir para aqui insultar, e armado em sabe tudo? Ah, eu sigo a endurance, e estive por exemplo nas 24h de Le Mans, em junho. E sim, acho que na endurance há menos fdputice (desculpem o termo) que na F1. E sigo o WRC, (também vou as provas) e penso o mesmo. Ainda recentemente uma equipa oficial do WRC, reduziu o número de pilotos que contavam para o campeonato de construtores, porque um dos outros concorrentes tido sido atingido por um acontecimento trágico, e só podia contar com 2 pilotos.… Ler mais »
Estou-me nas tintas para o que pensas, se achas que estou armado em sabe tudo ou se achas que insultei a Pity (esta é hilariante), pega na tua educação, na cera e no defunto e vai ver se chove, ok!?
Ele não me insultou, apenas veio com “duas pedras na mão”. A falta de corridas está a deixar alguns nervosos, mas com o regresso da F1, espero que a situação melhore.
Nada de “nervosimos” nem de “pedras nas mãos”, apenas lhe fiz perguntas, e acho que perguntar não ofende…Obrigado pelo “Ele não me insultou”, é que esse “artista” gosta de vez em quando vir marrar comigo e acima de tudo tentar distorcer o que digo…
O BOP e castramento dos LMP2 acaba com todas as ideias de purismo no WEC.
Achas o BOP e regras de agrupamento do IMSA nas 24 horas de Le Mans “purismo”?
Falei em ambiente nas boxes e paddock que é muito giro, leve e muito mais saudável que na F1. De qualquer modo o castramento dos LMP2 não me ofende, até faz sentido para não andarem mais que os Hypercar. Quanto ao BOP, se for para nos dar boas corridas (e tem sido o caso) nada contra. A verdade é que com ou sem BOP, a endurance está numa fase muito boa, muitos construtores, carros bonitos e corridas giras, da parte que me toca estou satisfeito.
Resto? Ora Pity só vê F1 e FE, sabe alguma coisa de Indycar (nem sequer há notícias de Indycar no autosport.pt)? O WEC concordo já fui pura no tempo em que a Peugeot batalhava com a Audi, ou a Audi, Porsche e Toyota lutavam sem BOP, e os LMP2 não estavam castrados.
Sim, é verdade que só vejo F1 e Fórmula E (recuso-me a escrever “FE”, que para mim é outra coisa). Não consigo achar graça à Indy e o WEC diz-me pouco, não só pela duração das corridas, mas também pela mistura de classes, o que dificulta a percepção da corrida e pelos “pezudos” que, por vezes, estragam o que de bom os colegas de equipa fizeram. Acho que justifiquei as reticências. E é verdade, também vejo as F2 e F3,
Como está a ver que a 33.ª não vai acontecer, muda de discurso.
Agora temos de levar todos os dias com artigos sobre o homem dos envelopes. É dose.
Sempre a vomitar ódio…não gostas não comas!
Se pintasses os envelopes de preto, e os pendurasses em cada ponta na testa, já viste a figura que farias com um par de pálas novo oferecido pelo próprio Alonso?
Pensa nisso…
Cumprimentos
O gozo que dá ver os haters primários e ressabiados a passarem-se com o destaque que Alonso vai tendo…lol
Eheh Muito espertinhos os jornalistas do autosport.pt ao irem colocando aqui artigos do piloto espanhol que até no jornal mais espanhol do mundo – Marca- é arrasado por quase todos os leitores.
Talvez aproveitarmos o espaço para contarmos umas do Nando e da sua aficio’n ? Conhecem aquela do Kovalainen e do Nando?
Uma vez mais, não interessa se Alonso tem razão ou não, nem interessa discutir argumentos no caso de se ter uma opinião contrária.
Apenas interessa falar mal…
Depois choram e fazem birrinha perante a redação do AS porque os outros foristas são maus para eles!
“haters gonna hate”
Cumprimentos
Percebe-se qual o interesse (não-)jornalístico de largar de forma cirúrgica neste espaço “notícias” sobre o Nando. Se não fosse a isca para cliques que ele representa, como iria o autosport.pt ter tantas visualizações, como se vê neste mesmo tópico ? Mas, parece que o “forista” RPMS ficou afectado. Aliás, porque será que 100% das suas intervenções é para fazer de justiceiro ? E mais curioso ainda, porque será que o “forista” RPMS tão frequentemente escreve não em nome mas por conta da redacção do autosport.pt? Comparar a identificação por um forista de uma tendência nos artigos do autosport com a… Ler mais »
Os leitores do Marca foram todos a Barcelona arrasar Alonso:
https://www.noticiasaominuto.com/auto/2334078/video-autentica-loucura-com-fernando-alonso-em-barcelona
e aqui também:
https://www.instagram.com/p/Cs9F0IPugbr/
Nota: ponham o som
A culpa é do Binotto
Isto soa a uma declaração de despedida da F1, de vez ?
Na mouche.
Com 42 anos, é natural que este seja o último contrato.
Não há mais de 1 mês o próprio disse que isso da idade é uma mera questão mental. Em que ficamos então?
Mas termina quando o contrato? Se o termo é no fim de 2024, de certeza que continua mais um ano? Quanto conta os $ que o stroll lhe paga?
Não sei quando termina o contrato, mas termine quando terminar, a lógica é que este seja o último. Se o Alonso for inteligente, não vai ficar até se arrastar em pista, como já aconteceu a outros, tentará sair “em beleza”, ou seja, enquanto ainda pode ser competitivo noutras paragens..
O dinheiro é importante, claro, mas nem toda a gente é movida só pelo dinheiro.
O Alonso é um grande piloto isso não tenho duvidas, mas no meu dicionário a palavra “Alonso” tem como significado de batoteiro.
Era Fernando era, hoje temos o BOP e agrupamentos por categoria, os Free byes em Le Mans.
Pena o Autosport não indicar a fonte deste artigo.
O texto relata um pequeno excerto do podcast “High Performance” do Jake Humphrey e Damian Hughes onde Alonso foi convidado para falar sobre motivação em alta competição. Vale a pena ouvir o podcast todo pois a mensagem do podcast não tem nada a ver com este pequeno texto que o autosport fez de notícia para criar cliques..
Para quem quiser ouvir – segue aqui o link:
https://www.thehighperformancepodcast.com/podcast/fernandoalonso
Se nao funcionar pesquisem por: “Fernando Alonso High Performance Podcast”
Aproveito para aconselhar o podcast que tem lá muita coisa boa.