F1, Fernando Alonso:”O desporto motorizado é mais puro em Le Mans, na Indy ou no Dakar”

Por a 22 Agosto 2023 12:47

Para Fernando Alonso as formas mais puras de desporto motorizado encontram-se longe da F1. Para o espanhol a F1 é muito diferente e nem sempre pelos melhores motivos. O espanhol diz que encontrou as formas mais puras de desporto motorizado fora da F1.

Alonso, que já competiu no WEC, na Indy e no Dakar, conhecem bem essas realidades e pode fazer uma comparação com a F1, mundo ao qual regressou a tempo inteiro em 2021. Não é por acaso que a F1 é chamada do Grande Circo e Alonso explicou porquê:

“A Fórmula 1 no desporto motorizado é muito diferente de qualquer outra categoria, muito mais egoísta, com muito mais glamour de certa forma, mas também mais falsa. Penso que o desporto motorizado é mais puro em Le Mans, na Indy ou no Dakar, mas sim, de certeza que a Fórmula 1 tem este apelo, as pessoas querem assistir às corridas, querem ver na televisão.”

Apesar da falsidade, Alonso não resistiu ao apelo do regresso e passou a apreciar as coisas que antes não agradavam:

“Quando via as corridas de Fórmula 1 na televisão, apreciava um pouco mais todas as coisas de que, como piloto, não gostava, como o hino nacional, a volta de apresentação, ter um pouco mais de acesso aos meios de comunicação social e à câmara. Quando se é piloto, detesta-se esses momentos, mas quando estava na minha sala de estar, sentia falta desses momentos.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
30 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

No Dakar, concordo, mas no resto…

917/30
Reply to  Pity
1 ano atrás

Mas “no resto…” porquê? Sabe mais que o FA ou quem segue a endurance? Por acaso segue o WEC ou ELMS por exemplo? Já viu alguma corrida de endurance ao vivo? Já viu o ambiente nas boxes/paddock da endurance? Ou está apenas a fazer como muitos aqui, a falar sem saber?

Last edited 1 ano atrás by .
Pity
Pity
Reply to  917/30
1 ano atrás

Arrume lá as pedras para quem as quiser receber. Que eu saiba, a opinião ainda é livre no nosso país, desde que não seja insultuosa.

917/30
Reply to  Pity
1 ano atrás

Não lhe atirei pedras, fiz-lhe perguntas… Claro que a opinião é livre mas a opinião não fundamentada vale o mesmo que a opinião de quem fala sem saber, ou seja, não vale nada!

Last edited 1 ano atrás by .
hellrun
hellrun
Reply to  917/30
1 ano atrás

Um bocado de educação, dava jeito. Alguém o ofendeu, para vir para aqui insultar, e armado em sabe tudo? Ah, eu sigo a endurance, e estive por exemplo nas 24h de Le Mans, em junho. E sim, acho que na endurance há menos fdputice (desculpem o termo) que na F1. E sigo o WRC, (também vou as provas) e penso o mesmo. Ainda recentemente uma equipa oficial do WRC, reduziu o número de pilotos que contavam para o campeonato de construtores, porque um dos outros concorrentes tido sido atingido por um acontecimento trágico, e só podia contar com 2 pilotos.… Ler mais »

917/30
Reply to  hellrun
1 ano atrás

Estou-me nas tintas para o que pensas, se achas que estou armado em sabe tudo ou se achas que insultei a Pity (esta é hilariante), pega na tua educação, na cera e no defunto e vai ver se chove, ok!?

Pity
Pity
Reply to  hellrun
1 ano atrás

Ele não me insultou, apenas veio com “duas pedras na mão”. A falta de corridas está a deixar alguns nervosos, mas com o regresso da F1, espero que a situação melhore.

917/30
Reply to  Pity
1 ano atrás

Nada de “nervosimos” nem de “pedras nas mãos”, apenas lhe fiz perguntas, e acho que perguntar não ofende…Obrigado pelo “Ele não me insultou”, é que esse “artista” gosta de vez em quando vir marrar comigo e acima de tudo tentar distorcer o que digo…

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  hellrun
1 ano atrás

O BOP e castramento dos LMP2 acaba com todas as ideias de purismo no WEC.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  917/30
1 ano atrás

Achas o BOP e regras de agrupamento do IMSA nas 24 horas de Le Mans “purismo”?

917/30
Reply to  F1 FOR FUN
1 ano atrás

Falei em ambiente nas boxes e paddock que é muito giro, leve e muito mais saudável que na F1. De qualquer modo o castramento dos LMP2 não me ofende, até faz sentido para não andarem mais que os Hypercar. Quanto ao BOP, se for para nos dar boas corridas (e tem sido o caso) nada contra. A verdade é que com ou sem BOP, a endurance está numa fase muito boa, muitos construtores, carros bonitos e corridas giras, da parte que me toca estou satisfeito.

Last edited 1 ano atrás by .
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
1 ano atrás

Resto? Ora Pity só vê F1 e FE, sabe alguma coisa de Indycar (nem sequer há notícias de Indycar no autosport.pt)? O WEC concordo já fui pura no tempo em que a Peugeot batalhava com a Audi, ou a Audi, Porsche e Toyota lutavam sem BOP, e os LMP2 não estavam castrados.

Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
1 ano atrás

Sim, é verdade que só vejo F1 e Fórmula E (recuso-me a escrever “FE”, que para mim é outra coisa). Não consigo achar graça à Indy e o WEC diz-me pouco, não só pela duração das corridas, mas também pela mistura de classes, o que dificulta a percepção da corrida e pelos “pezudos” que, por vezes, estragam o que de bom os colegas de equipa fizeram. Acho que justifiquei as reticências. E é verdade, também vejo as F2 e F3,

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Como está a ver que a 33.ª não vai acontecer, muda de discurso.
Agora temos de levar todos os dias com artigos sobre o homem dos envelopes. É dose.

917/30
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Sempre a vomitar ódio…não gostas não comas!

Last edited 1 ano atrás by .
*RPMS*™
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Se pintasses os envelopes de preto, e os pendurasses em cada ponta na testa, já viste a figura que farias com um par de pálas novo oferecido pelo próprio Alonso?
Pensa nisso…

Cumprimentos

917/30
1 ano atrás

O gozo que dá ver os haters primários e ressabiados a passarem-se com o destaque que Alonso vai tendo…lol

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Eheh Muito espertinhos os jornalistas do autosport.pt ao irem colocando aqui artigos do piloto espanhol que até no jornal mais espanhol do mundo – Marca- é arrasado por quase todos os leitores.
Talvez aproveitarmos o espaço para contarmos umas do Nando e da sua aficio’n ? Conhecem aquela do Kovalainen e do Nando?

*RPMS*™
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Uma vez mais, não interessa se Alonso tem razão ou não, nem interessa discutir argumentos no caso de se ter uma opinião contrária.
Apenas interessa falar mal…
Depois choram e fazem birrinha perante a redação do AS porque os outros foristas são maus para eles!
haters gonna hate”

Cumprimentos

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Percebe-se qual o interesse (não-)jornalístico de largar de forma cirúrgica neste espaço “notícias” sobre o Nando. Se não fosse a isca para cliques que ele representa, como iria o autosport.pt ter tantas visualizações, como se vê neste mesmo tópico ? Mas, parece que o “forista” RPMS ficou afectado. Aliás, porque será que 100% das suas intervenções é para fazer de justiceiro ? E mais curioso ainda, porque será que o “forista” RPMS tão frequentemente escreve não em nome mas por conta da redacção do autosport.pt? Comparar a identificação por um forista de uma tendência nos artigos do autosport com a… Ler mais »

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Os leitores do Marca foram todos a Barcelona arrasar Alonso:
https://www.noticiasaominuto.com/auto/2334078/video-autentica-loucura-com-fernando-alonso-em-barcelona
e aqui também:
https://www.instagram.com/p/Cs9F0IPugbr/
Nota: ponham o som

Last edited 1 ano atrás by .
jacinto-18
1 ano atrás

A culpa é do Binotto

canam
canam
1 ano atrás

Isto soa a uma declaração de despedida da F1, de vez ?

garantia4
garantia4
Reply to  canam
1 ano atrás

Na mouche.

Pity
Pity
Reply to  canam
1 ano atrás

Com 42 anos, é natural que este seja o último contrato.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 ano atrás

Não há mais de 1 mês o próprio disse que isso da idade é uma mera questão mental. Em que ficamos então?
Mas termina quando o contrato? Se o termo é no fim de 2024, de certeza que continua mais um ano? Quanto conta os $ que o stroll lhe paga?

Pity
Pity
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Não sei quando termina o contrato, mas termine quando terminar, a lógica é que este seja o último. Se o Alonso for inteligente, não vai ficar até se arrastar em pista, como já aconteceu a outros, tentará sair “em beleza”, ou seja, enquanto ainda pode ser competitivo noutras paragens..
O dinheiro é importante, claro, mas nem toda a gente é movida só pelo dinheiro.

mariojscosta
mariojscosta
1 ano atrás

O Alonso é um grande piloto isso não tenho duvidas, mas no meu dicionário a palavra “Alonso” tem como significado de batoteiro.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 ano atrás

Era Fernando era, hoje temos o BOP e agrupamentos por categoria, os Free byes em Le Mans.

susanabaptistapsi2022_gmail_com
susanabaptistapsi2022_gmail_com
1 ano atrás

Pena o Autosport não indicar a fonte deste artigo.
O texto relata um pequeno excerto do podcast “High Performance” do Jake Humphrey e Damian Hughes onde Alonso foi convidado para falar sobre motivação em alta competição. Vale a pena ouvir o podcast todo pois a mensagem do podcast não tem nada a ver com este pequeno texto que o autosport fez de notícia para criar cliques..
Para quem quiser ouvir – segue aqui o link:
https://www.thehighperformancepodcast.com/podcast/fernandoalonso
Se nao funcionar pesquisem por: “Fernando Alonso High Performance Podcast”
Aproveito para aconselhar o podcast que tem lá muita coisa boa.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado