F1: Fernando Alonso quer mudanças nas corridas à chuva
Fernando Alonso quer que existam modificações nas corridas de Fórmula 1 à chuva, citando a falta de condições de segurança no Grande Prémio do Brasil. O piloto espanhol ficou preocupado com a forma como o spray de água era dispersado pelos pneus e com a quantidade de piões na entrada da reta da meta, causados pelo excesso de água em pista.
Alonso defende que a Pirelli podia desenvolver um pneu que ajudasse a dispersar mais a água para evitar estas quantidade de spray, relembrando que “faço corridas no Brasil há 16 anos e nunca vi ninguém fazer um pião a meio de uma reta. Espero que não fique pior com os novos pneus que vamos ter nos próximos anos”.
O piloto da McLaren também olha para as corridas de GT como forma de inspiração, reconhecendo que “eles não tem os pneus à mostra e não fazem o mesmo spray. Há coisas aqui que podíamos aproveitar, talvez criar algum aparelho para reduzir o spray”.
Apesar disso, para Alonso, não faz sentido acabar com as corridas à chuva pois “o que temos que aprender é como melhorar a visibilidade. De resto, estas corridas sempre tiveram mais riscos e sempre foram mais imprevisíveis, com mais acidentes. Fazem parte do desporto e isso não vai mudar”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Eu não interpreto que o Alonso queira mudanças nas corridas à chuva, o que ele quer é pneus em condições, pneus que retirem água, sem fazerem muito spray, mas que sejam realmente eficazes.
E o aparelho a que ele se refere para reduzir o spray? Se calhar deve querer guarda-lamas e palas nas rodas dos F1 ?????!!!!!
Podia ser um aparelho (como diz alonso) que fosse uma pequena placa que era adicionada na base do pneu (como um guarda-lamas de uma mota) de modo a recolher a maior parte da àgua que é atirada para cima. Não é dificil. Claro que é uma coisa que era mesmo para ser usada só em dias de chuva, que podia ser removível. Basicamente como as motas todo-o-terreno transformadas, algumas usam somente uma placa (que também serve para segurar a matrícula), e está segura no braço da suspensão. Creio que não era dificil inventar algo parecido para a F1. (veja a… Ler mais »
Eu não sou grande apreciador de motos por isso desconhecia essa solução, mas quere-me parecer que essa placa está colocada muito alto e servirá mais para evitar a projecção para cima e toda a zona entre a placa e o chão fica desprotegida e não evita a projecção para trás. Talvez a solução para a F1 fosse usar uma carroçaria como as que usam actualmente na F. Indy, mas esses carros parecem uns autênticos trambolhos de tão feios que são.
Daí eu ter dito que a placa era colocada “na base do pneu”, isto é, o mais baixo possível para apanhar o máximo de àgua. Claro que não vai evitar todo o spray, isso só com uma carenagem na roda inteira, mas acho isso demasiado. E seria algo removível, somente usado em corridas na chuva. Por exemplo assim que a pista estivesse a secar, mudavam o pneu e tiravam a placa.
Quando vi carros a fazer piões na recta pensei que os pilotos tinham desaprendido a correr à chuva mas não me tinha lembrado dos pneus.
Está visto que os pneus da Pirelli não valem um “piu” não têm nada haver com spray.