F1: Factos sobre o Grande Prémio da Áustria

Por a 5 Julho 2020 12:49

Equipas e pilotos estão a poucas horas de arrancar para o Grande Prémio da Áustria. Hoje é a primeira vez que a Fórmula 1 começa a temporada neste país e também é a primeira vez de uma corrida sem adeptos.

Hoje será o 33º Grande Prémio da Áustria. A primeira corrida na Áustria foi realizada em 1964, num circuito da Base Aérea de Zeltweg. Devido à sua natureza, com árvores perto da pista, a pista de Zeltweg desapareceu rapidamente do calendário da Fórmula 1.

Construída perto, a Österreichring fez a sua estreia no calendário há 50 anos, em 1970, e acolheu a corrida até 1987. Uma versão abreviada do circuito, chamada A1-Ring, foi utilizada entre 1997 e 2003, e agora chama-se Red Bull Ring e acolhe a corrida desde 2014.

Alain Prost é o piloto com mais sucesso no Grande Prémio da Áustria, com vitórias com a Renault em 1983 e depois com a McLaren em 1985 e 1986. Depois de vencer em 2018 e 2019, Max Verstappen poderá igualar o recorde de Prost se ganhar o Grande Prémio da Áustria hoje. A McLaren é a equipa de maior sucesso no Grande Prémio da Áustria, com seis vitórias.

A volta mais rápida em corrida pertence ainda a Kimi Räikkönen. O campeão mundial de 2007 marcou o tempo de 1:06.957s durante o Grande Prémio da Áustria em 2018.

O Red Bull Ring está a 660m acima do nível do mar, ou seja, é o terceiro mais alto do ano, após a pista de Hermanos Rodriguez, no México, e o circuito de Interlagos no Brasil.

A FIA definiu três zonas de DRS no Red Bull Ring, a fim de proporcionar aos pilotos muitas oportunidades para executar uma manobra de ultrapassagem, na corrida de 71 voltas. A primeira tem o ponto de detecção 160m antes da Curva 1 com um ponto de activação 102m após a Curva 1. A segunda zona tem um ponto de detecção 40m antes da Curva 3 e um ponto de activação 100m após a Curva 3. O ponto de detecção da zona final é 120m antes da Curva 10, enquanto que o seu ponto de activação é 106m depois da Curva 10.

O Red Bull Ring, composto por apenas 10 curvas e uma sequência de retas, é um dos circuitos mais rápidos do calendário. Os pilotos gastam mais de 70% de acelerador a fundo.

Circuit Red Bull Ring.svg
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