F1, Esteban Ocon recriou a dupla ultrapassagem de Mika Hakkinen em Spa
Esteban Ocon fez um dos seus melhores fins-de-semana na Fórmula 1, em Spa-Francorchamps. O piloto francês conseguiu mesmo realizar duas duplas-ultrapassagens, uma em Kemmel Straight que fez lembrar a manobra que Mika Hakkinen consumou sobre Michael Schumacher, no ano de 2000.
Ocon fez uma forte recuperação neste Grande Prémio da Bélgica, partindo do 16º lugar na grelha e terminando em sétimo.
A dupla ultrapassagem do francês sobre Sebastian Vettel e Pierre Gasly motivou comparações com a lendária manobra de Mika Hakkinen sobre Michael Schumacher, com Ricardo Zonta pelo meio, no Grande Prémio da Bélgica de 2000.
De modo semelhante, Vettel estava no meio da Kemmel Straight, enquanto Ocon e Gasly ‘lutavam’ pela posição. Ocon passou por ambos em Les Combes, com uma ultrapassagem sensacional.
“Na altura, pensei ‘oh não, o ‘Seb’ não conseguiu o DRS ali, portanto o Gasly vai ultrapassá-lo facilmente’”, disse Ocon à Sky, no domingo. “E eu pensei ‘ok, há uma oportunidade de novo para mim’. Assim, indo pela esquerda do ‘Seb’, ele foi muito justo, deixou-me o espaço, e depois tinha pneus mais frescos que Gasly para poder dar a curva pelo exterior. Por isso, obrigado pessoal!”
Coincidentemente, Ocon revelou que tinha falado com a lenda finlandesa antes da corrida em Spa.
“Ele veio falar comigo, o Mika [Hakkinen], pouco antes da corrida”, acrescentou Ocon. “É uma boa coincidência, pouco antes, desejar-me sorte”.
A grande diferença é que ninguém tentou empurrar o Mika para fora da pista na volta anterior. O Schumacher não media meios para obter os seus resultados e nunca permitiria uma ultrapassagem em velocidade pura. No domingo os três lutaram com retidão e o resultado foi um excelente momento de F1. Para estas coisas é que necessitamos que SPA siga no calendário.