F1: Esteban Ocon quer que a FIA não mude os regulamentos de 2026, apesar das críticas

Por a 18 Agosto 2024 12:00

Esteban Ocon defende que a FIA mantenha um controlo rigoroso sobre os regulamentos aerodinâmicos da Fórmula 1 de 2026 para garantir uma maior concorrência entre as equipas.

As novas regras, que introduzem a aerodinâmica ativa e alterações nas dimensões dos carros, foram criticadas por algumas equipas como sendo demasiado restritivas. No entanto, Ocon, que se juntará à Haas em 2025, apoia estas restrições, acreditando que ajudarão a manter as equipas uniformemente equiparadas, em vez de permitir o aparecimento de lacunas de desempenho significativas devido a diferentes caminhos de desenvolvimento.

“Atualmente, não concordo com o facto de vermos vencedores diferentes”, começou Ocon, citado pelo motorsport.com. “Sim, McLaren, Red Bull, Mercedes, Ferrari, eles ainda são os mesmos que havia há muito tempo, e muito tempo antes. Existe um campeonato de construtores e continua a ser importante saber ‘qual é a melhor equipa’ . Mas todos os carros deviam estar a três ou quatro décimos”.

Ocon argumenta que uma grelha bem regulada resultaria em corridas mais competitivas e emocionantes, com mais equipas capazes de ganhar corridas, à semelhança do que experimentou na Fórmula 3 e no DTM. Ele acredita que os fãs preferem corridas renhidas e combates roda-a-roda do que ver qual a equipa que tem o melhor desenvolvimento automóvel. Ocon sugere que um cenário em que muitos carros podem potencialmente ganhar uma corrida, semelhante à natureza competitiva da Fórmula E, seria ideal para a Fórmula 1.

“Vejo que [as novas regras] são muito restritas em muitas coisas diferentes em termos aerodinâmicos e vejo que as equipas estão a tentar abri-las mais. Por isso, espero que a FIA seja muito rigorosa e diga: ‘não, não vamos abrir mais’. Porque, se for esse o caso, vai depender de quem fizer o melhor trabalho no fim de semana, mais do que do desenvolvimento geral do carro. O que é que nós gostamos enquanto fãs? Gostamos de corridas, gostamos de combates renhidos roda-a-roda, gostamos de muitas lutas pela liderança, até ao final da corrida. Não nos interessa muito quem tem o melhor desenvolvimento ao longo da época, isso não é muito fixe para ver na televisão ao domingo.”

“Como fã do desporto e como piloto, o que eu quero ver é dez carros capazes de ganhar um fim de semana. Como aconteceu na Fórmula 3 e, por vezes, no DTM. Espero que haja alguma diferença com um pouco de diferença entre as unidades motrizes em ’26. Mas, em termos aerodinâmicos, vai ser bastante fixo. Não como na Fórmula E, mas quase, é o que eu desejo. A unidade motriz tem muito menos impacto do que se pensa. É um fator de desempenho, muito importante, mas nada comparado com o desenvolvimento aerodinâmico e tudo o resto. É 10% de todo o pacote. Por isso, é isso que estou a dizer: a unidade motriz é boa, mas mantenham tudo o resto restrito!”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
2 meses atrás

Eu concordo com ele, mas vamos ser comidos vivos pelos puristas. Eu acredito que a F1 seria muito mais competitiva e interessante se fosse mono chassis e mono marca. E vai ser no futuro, quando as marcas deixarem de fazer sentido e isso é inevitável, quando a AI for obrigatória e nós formos banidos do volante. O que realmente importa é a qualidade dos pilotos, os melhores do mundo em Kart davam espectáculo se bem me recordo das corridas em Paris bercy com Senna, Prost e companhia. Hoje em temos isso mas no virtual.

Last edited 2 meses atrás by F1 FOR FUN
Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
2 meses atrás

Não. Transformar a F1 num campeonato monomarca, deixava de ser F1. Comparar F1 com karting?
O que a F1 precisa é de gente capaz, gente competente a dirigir e técnicos capazes a executar.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
2 meses atrás

As marcas não vão durar para sempre. Insisto preferia ver os melhores pilotos do mundo numa F2 com esteróides que ver domínios como o da Ferrari, o da Mercedes e o da Red Bull. Eu vejo a F1 pelos pilotos e não pelas equipas.

Last edited 2 meses atrás by F1 FOR FUN
Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
2 meses atrás

Eu também ponho os pilotos acima das equipas, apesar de ter preferência por uma delas. Mas a questão não é essa. A F1 presume diversidade e enovação. Diversidade nos chassis, nos motores, criatividade, em suma, apesar desta estar bastante castrada.
Além disso, vemos pela própria F2, ter o mesmo motor e o mesmo chassi, não é garantia de grandes disputas.
Concordo que as marcas não vão durar para sempre, algumas irão desaparecer, mas outras virão.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado