F1, Esteban Ocon confirmado na Haas

Por a 25 Julho 2024 09:32

A Haas confirmou a contratação de Esteban Ocon, piloto francês que sairá da Alpine no final deste ano, tendo rubricado um contrato plurianual e vai correr ao lado do ‘rookie’ Ollie Bearman em 2025.

Depois da HAAS ter anunciado a saída de Kevin Magnussen no final da época, o lugar vago vai agora ser ocupado por Esteban Ocon, de 27 anos, que depois de nove corridas com a Manor, 17 com a Renault, 41 com a Force India e 79 com a Alpine, em nove épocas de Fórmula 1, ruma agora à equipa de Gene Haas.

No seu palmarés conta-se uma vitória no GP da Hungria de 2021, com a Alpine e três pódios, um com a Renault em 2020, quando foi segundo em Sakhir, o triunfo no Hungaroring em 2021 e finalmente o terceiro lugar no Mónaco 2023 com a Alpine.

Para a HAAS, Esteban Ocon será o primeiro vencedor de um Grande Prémio a correr com um dos seus carros desde que a equipa entrou no desporto em 2016.

O francês tem uma relação anterior com o chefe de equipe da Haas, Ayao Komatsu, já que o chefe japonês projetou Ocon no seu primeiro teste de F1 em 2014 com a Lotus (que agora opera sob a bandeira da Alpine) em Valência.

“Estou muito feliz por termos garantido os serviços de Esteban Ocon para a Haas”, disse Komatsu. “Obviamente, conheço o seu talento há muito tempo e a nossa história pessoal remonta à primeira corrida do Esteban num carro de Fórmula 1 – fui o seu engenheiro de corrida nesse dia com a Lotus.

“Ele mostrou o seu talento na altura, depois de fortes desempenhos nas categorias juniores – tinha acabado de ganhar o Campeonato Europeu de Fórmula 3 de 2014.

“Esteban tornou-se um talento estabelecido na Fórmula 1 e, claro, um vencedor de Grandes Prémios.

A experiência que ele traz, não só da sua própria base de talento, mas também de trabalhar para uma equipa de construtores, será vantajosa para nós no nosso crescimento como organização.

“Era vital que tivéssemos um piloto com experiência ao lado de Oliver Bearman no próximo ano, mas Esteban tem apenas 27 anos – ele ainda é jovem e tem muito a provar também.

Penso que temos uma dupla de pilotos dinâmica e com fome e estou ansioso por dar as boas-vindas a Esteban na Haas em 2025.”

Já Gene Haas acrescentou: “Era importante para mim que tivéssemos um piloto com um pedigree conhecido na Fórmula 1 e, como vencedor de um Grande Prémio, Esteban encaixa indubitavelmente nesse perfil.

“O Esteban provou ser alguém que está sempre nas lutas e a marcar pontos nas equipas por que passou – é essa continuidade que queremos capitalizar à medida que procuramos maiores ganhos de desempenho em pista. Temos um ‘mix’ de juventude e experiência no nosso line up de pilotos e estou entusiasmado por ver os resultados.”

Já Esteban Ocon sente que se junta a uma equipa “ambiciosa, cujo espírito, ética de trabalho e inegável trajetória ascendente me impressionaram muito.

“Gostaria de agradecer a Gene Haas e Ayao Komatsu pela sua confiança e apoio, e pelas nossas discussões honestas e frutíferas nos últimos meses. Numa nota mais pessoal, estou muito feliz por voltar a trabalhar com Ayao, pois ele fez parte da minha estreia quando entrei pela primeira vez num carro de Fórmula 1 durante os meus dias de Lotus Junior, há mais de 10 anos.

“A Haas tem planos empolgantes e objetivos claros para o futuro, e estou ansioso por trabalhar com todos em Kannapolis, Banbury e Maranello, e fazer parte deste grande projeto.”

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Leandro Marques
4 meses atrás

Pobre Bearman…. Não merecias isto logo na tua estreia na F1.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

O quê? Medir-se com um piloto experiente e competitivo que já ganhou um GP? Era o melhor que um novato podia pedir para a sua primeira época completa.
E, já agora, ainda está para ver se o Bearman é verdadeiramente bom ou outro Nyck de Vries. Um GP não basta para aferir o valor de um piloto. Einmal ist Keinmal.

Cágado1
Reply to  dannyricfanclub
4 meses atrás

Acho que sabes muito bem. Um rookie precisa idealmente de um piloto com quem possa colaborar, que o ajude a evoluir. O Ocon não é esse piloto. Sim está por provar o valor do Bearman, do ponto de vista de referencial é melhor que ter outro Mazepin.

Last edited 4 meses atrás by Cágado1
Leandro Marques
Reply to  Cágado1
4 meses atrás

É isto sem tirar nem por.

Leandro Marques
Reply to  Cágado1
4 meses atrás

Aliás, as suas primeiras declarações sobre se poderia ajudar Bearman já foram no sentido de que não precisa e que não vai ajuda-lo.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  dannyricfanclub
4 meses atrás

Ser empurrado para fora de pista pelo colega de equipa, é o que espera o Bearman assim que se cruzem em pista.

Pity
Pity
4 meses atrás

Que surpresa! O segredo mais mal guardado desta silly season.
Só espero que modere os seus ímpetos com o colega de equipa.

917/30
4 meses atrás

Confesso que gosto da ideia, sempre lhe achei uma certa piada. É um bom piloto, rápido e de vez em quando dá que falar pelas suas manobras arricadas/polémicas, e um bocado de polémica na F1 não faz mal nenhum!

Leandro Marques
Reply to  917/30
4 meses atrás

Fala-se muitas vezes de que faltam lugares para os jovens (para mim vale mais o desempenho do que dar oportunidades por se dar) e que há vários pilotos estagnados. Este, embora não seja “idoso”, não será um destes casos? Valerá mais do que já mostrou? Mais resultados apresentam Hulk, Alonso e hamilton, que embora mais velhos, são bem melhores. Mesmo a própria Haas não sei se fica a ganhar com a troca de um piloto estagnado mas fiel como Kevin por outro estagnado mas sem capacidade de ajudar o colega e a equipa como ocon.

Peter Parker
Peter Parker
4 meses atrás

Lá se foram as minhas “ténues esperanças”… Eu queria mesmo era vê-lo no outro Red Bull, mas pronto!

Pity
Pity
Reply to  Peter Parker
4 meses atrás

O que o meu caro queria, era ver Max e Ocon “à batatada” 😀😀😀😀

garantia4
garantia4
4 meses atrás

Parece uma boa escolha para o piloto. Tem-se queixado que na Alpine já ninguém o ouve,
e a Haas é uma equipa de 300 profissionais que está a conseguir melhores resultados do que outros que têm o dobro ou o triplo mas que segundo ele, tem i
um projecto ambicioso, se bem que seja necessário mais tempo

Pequeno OT: Esta manhã, à espera da consulta no dentista, deu para contar o número de art. do autosport.pt sem que o tópico seja a Ferrari em exclusivo ( tirando 1 para os assinantes) : 69

Leandro Marques
Reply to  garantia4
4 meses atrás

A sua primeira frase resume muito e de forma correta. Parabéns.

garantia4
garantia4
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

Obrigado. Mas não foi ironia. Até porque dá ideia que a Haas poderá ganhar com a sua experiência das UM rivais, e tem o seu valor.

Leandro Marques
Reply to  garantia4
4 meses atrás

Eu nisso da haas lucrar com o conhecimento do ocon sobre outras UP vejo mais o totó a lucrar com o conhecimento das UP Ferrari de 2026 do que a haas lucrar algo com o suposto conhecimento que o piloto traria apenas para o próximo ano.
Volto a afirmar, pode não ter sido a sua intenção, mas a primeira frase está, para mim, correta. Bom para o piloto que continua a ocupar um lugar de F1 em vez de dar lugar a um piloto bem mais valoroso ou com mais potencial.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

O que é que o Toto lucra com “conhecimento” dos motores Ferrari de 2026?

Pity
Pity
Reply to  Pity
4 meses atrás

Emendo: não é “o que é que”, mas sim “como é que”

Leandro Marques
Reply to  garantia4
4 meses atrás

Por falar em alpine…. Já estão prestes a mudar de chefe de equipa novamente, após sugestão do Briatore. Deverá ser anunciado durante Spa.

garantia4
garantia4
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

Parecia um peixe fora de água. Demissão, e não despedimento, para a seguir reentrar como Director-Geral da Alpine Racing? Foi o que me disse um amigo. E que haverá acções de protesto em Viry- Chatillon por abandonarem o ‘ motor’ Renô. Também por isso,o Briatore estará a tentar antecipar a UM MB já para 2025(?)

Leandro Marques
Reply to  garantia4
4 meses atrás

Sim, também me chegou isso. Mas que a probabilidade de entrar na esfera Renault é maior do que ficar ligado à marca comercial Alpine. Vamos ver. Quanto ao acordo de motores também me chegou que estão a antecipar mas com outras razões. O acordo com a metcedes seria para dois anos. Este e o próximo e que a Renault irá aproveitar a folga dos próximos dois anos para continuar a trabalhar na UP do próximo ciclo regulamentar para tentar aprender mais um pouco antes de voltar a equipar a Alpine. Desta forma para o ano teriam um motor com a… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Leandro Marques
4 meses atrás

A ser verdade essa teoria sobre o acordo com a Mercedes, já me faria algum sentido a decisão da Renault. Tenho é muitas dúvidas que a Mercedes se prestasse a isso. A ver vamos. É a minha esperança, que não quero ver a Renault fora da F1.

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