F1 está a seduzir mais adeptos: 36% têm menos de 25 anos

Por a 19 Janeiro 2019 09:35

Depois de na era Ecclestone estes dados terem sido quase totalmente ignorados, desde a vinda da Liberty Media para a Fórmula 1 que se têm notado grandes mudanças ao nível da forma como a disciplina se relaciona com os seus adeptos e os números dos últimos dois anos são bem promissores.

É um trabalho árduo, pois a concorrência – que é muita – não dorme, mas os sinais são positivo. Ao fim ao cabo o potencial que a Fórmula 1 tem de oferecer espetáculo e emoção aos adeptos não é menor que o da concorrência do futebol, NBA, NFL, ténis. É preciso é saber trabalhar esse potencial. E nesse aspeto os sinais são bons…

A Fórmula 1 registou um aumento significativo da sua audiência durante a temporada 2018, tanto na plataforma digital quanto na de TV, em comparação com o ano anterior.

Em termos de audiência única, durante 2018 a disciplina voltou a registar uma melhoria global (+10%), atingindo os 490,2 milhões. Este incremento é ainda maior nos 20 principais mercados em que o crescimento foi de 14%. A China, que beneficiou do retorno à CCTV (Televisão Central da China) como a principal emissora gratuita, aumentou três vezes o seu alcance desde 2017. Outros mercados, que tiveram aumentos muito significativos incluem: Subcontinente indiano (+87%), França (+51%), Rússia (+27%) e EUA (20%). O Brasil (115,2 milhões de espetadores), a China (68 milhões) e os EUA (34,2 milhões) são os três principais mercados em termos de alcance televisivo.

A audiência acumulada de TV nos 20 principais mercados (com base no ranking de audiência de TV) ficou em 1,59b, o que representa um aumento de 3% em relação a 2017. Este é o segundo ano consecutivo de crescimento. A audiência acumulada global atingiu 1,758 bilhões. Mais uma vez, os três principais mercados por audiência acumulada são o Brasil, Alemanha e Itália. China (+69%), França (+40%), Indonésia (+25%) e Brasil (+20%) foram os países com o maior aumento entre os 20 maiores mercados.

O Grande Prémio do Mónaco teve a maior audiência acumulada da temporada, com 110 milhões de espetadores (+10% ano a ano). Seis eventos também tiveram mais de 90 milhões de espetadores: Bahrein, França, Áustria, Grã-Bretanha, Itália e México.

Redes sociais aumentam 54%

Em 2018, o número de utilizadores nas plataformas de social media da Fórmula 1 também cresceu significativamente, com o número total de seguidores no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube atingindo 18,5 milhões (+53,7% em comparação a 2017), confirmando a Fórmula 1 como o desporto de maior crescimento nas plataformas de social media.

O número médio de utilizadores únicos por semana de corrida foi 11,1% maior do que no ano anterior, com cada vez mais conteúdo a ser visualizado. As page views totais cresceram 29,2% (10,4 bilhões), as visualizações de vídeos 77,2% (2,0 bilhões) e os minutos assistidos quase dobraram, atingindo 1,75 bilhões (+84,6%). O crescimento da F1 no YouTube foi particularmente bem sucedido – com mais 115%, sendo que o desporto teve a sua maior taxa de crescimento de subscritores. Por sua vez, as interações totalizaram 185 milhões em todas as plataformas (+52%) – com a F1 a ter a maior taxa de interação de todos os principais detentores de direitos desportivos.

O Formula1.com também teve uma temporada muito positiva, com o número de visualizações de páginas e vídeos a crescer para 333,3m (+20,5%) e 37,2m (+5,3%), respetivamente, os minutos vistos aumentaram para 70,7m (+5,3%) e os utilizadores únicos para 45,2m (+2,9%). Novas iniciativas como o podcast “Beyond the Grid” e o post race Twitter Show construíram mais uma boa oferta da F1, sendo que 5,1m ouviram (26 podcasts em seis meses) e 9m visualizaram (9 shows em outras tantas corridas), respetivamente.

A base de adeptos da Fórmula 1 também aumentou ligeiramente durante o ano de 2018, passando de 503m para 506m. Os dados divulgados pela Nielsen também forneceram informações interessantes sobre a distribuição etária dos adeptos. Com 205 milhões de adeptos menores de 35 anos, a Fórmula 1 é a terceira entre todas as ligas desportivas globais em termos de número de adeptos nesta faixa etária.

Quase dois terços dos adeptos (62%) tinham 45 anos ou menos, com uma melhora de 3% em relação ao ano anterior. Com uma idade média de 40 anos, a base de adeptos da F1 está em linha com outras grandes ligas e desportos globais (por exemplo, futebol, NBA, NFL, ténis), que têm idades médias entre 39 e 40 anos.

Muitos esforços têm sido feitos pela Fórmula 1 nos últimos dois anos para trazer mais e mais adeptos para o centro do desporto e para atrair um público novo e mais jovem. Como resultado, de todos os novos adeptos adquiridos nos últimos dois anos, 61% têm menos de 35 anos e 36% têm menos de 25 anos (fonte: IPSOS). Um exemplo destes esforços é a F1 eSports Series, que é uma iniciativa completamente nova e que tem também um crescimento de adeptos jovens com 80% da audiência abaixo dos 35 anos e 56% abaixo dos 25.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado