F1: Está a Ferrari tão mal como parece?

Por a 26 Abril 2023 12:09

A Ferrari protagonizou nas primeiras três corridas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 deste ano o seu pior início de época desde 2009, mas será que a Ferrari está tão mal como parecem revelar os vinte e seis pontos que ostenta no Campeonato de Construtores?

Os homens de Maranello mostravam-se confiantes depois de um Inverno em que tinham conseguido atingir os seus objetivos, mas quando chegaram ao Grande Prémio do Bahrein sofreram um rude choque de realidade, com a Red Bull a mostrar-se inalcançável.

Para além disso, um dos fantasmas da temporada, a falta de fiabilidade nas unidades de potência de Maranello, fez-se sentir, quando Charles Leclerc viu um terceiro lugar seguro fugir-lhe por entre os dedos devido a um problema com a centralina eletrónica do seu monolugar que o deixou fora de prova.

Os problemas continuaram em Jeddah, uma vez mais resquícios do ano anterior – a gestão dos pneus.

Os homens de Maranello defendem que existe potencial no carro, mas devido a questões mecânicas, que passam pela suspensão, não podem baixar a altura ao solo, deixando o SF-23 fora da janela ideal de funcionamento.

Na Austrália verificou-se uma melhoria por parte da equipa nesta área que, no entanto, não teve resultados práticos devido a erros na qualificação e aos incidentes que tanto Carlos Sainz e Charles Leclerc protagonizaram, tendo o monegasco ficado fora de prova logo na primeira volta e o espanhol sido atirado para fora dos pontos devido a uma penalização.

Na verdade, em termos de performance pura, em média, a Ferrari é quem tem estado mais próxima da Red Bull. Ao longo das três primeiras provas, a ‘Scuderia’ ficou a 0,401% da Red Bull, ligeiramente à frente da Mercedes e da Aston Martin.

O grande problema do SF-23 é mesmo a configuração de corrida, muito embora, mesmo no exercício da qualificação não seja capaz de ombrear de igual para igual com o Red Bull RB19 Honda.

O facto de ter sido obrigada a rodar com o seu carro com uma maior altura ao solo, tem como consequência a perda de apoio aerodinâmico, o que leva a que o carro escorregue mais, sobreaquecendo os pneus e ao seu desgaste prematuro.

Em configuração de qualificação, este é um problema menos evidente, uma vez que os pneus mais macios e novos mascaram esta debilidade, mas em corrida, com o passar das voltas a questão revela-se, deixando desarmados Leclerc e Sainz.

Na Austrália a Ferrari parece ter dado um passo em frente no que diz respeito à gestão dos pneus, com o piloto espanhol a recuperar de forma efetiva, depois de uma bandeira vermelha que o desfavoreceu.

No entanto, a pista de Albert Park é muito nivelada, o que permitiu à ‘Scuderia’ aproximar o seu monolugar da sua janela ótima de funcionamento, o que poderá ter mascarado um novo caminho.

Portanto, Baku, no próximo fim-de-semana, uma pista que tem muitos ressaltos, será determinante para que a Ferrari possa confirmar se os dados que reuniu em Melbourne se confirmam, o que, no caso de se verificar, poderá garantir aos técnicos de Maranello um trajeto rumo à competitividade, o que terá ainda mais validade, uma vez que a equipa não leva para a pista azeri o pacote técnico que tem previsto para remodelar o SF-23.

A partir de Imola, e até Barcelona, a ‘Scuderia’ introduzirá um conjunto de novos componentes – suspensão traseira, fundo, flancos, etc – que pretende revitalizar o seu monolugar.

Os vinte e seis pontos que a Ferrari tem no seu pecúlio, o que lhe dá apenas o quarto posto no Campeonato de Construtores, são um pálido reflexo do seu potencial, que genericamente se pode considerar a segunda força em pista.

Se o passo em frente dado em Melbourne se confirmar em Baku e, posteriormente, o novo pacote aerodinâmico der os resultados que a equipa espera, então Charles Leclerc e Carlos Sainz poderão encontrar-se em posição pressionar os homens da Red Bull, muito embora estes continuem a ser os alvos a bater…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado